Paulista A1

Principal favorito ao título paulista, São Paulo estreia fora contra o São Bento

Foto: São Paulo FC - Facebook oficial

Tricolor é o único entre os grandes do Estado a não participar da Libertadores de 2018, o que deixa o caminho livre para conquistar a taça, que não vai para o Morumbi desde 2005

O Paulistão 2018 começa nesta quarta-feira (17) para o São Paulo, que tem uma grande oportunidade para encerrar um jejum de títulos no Estadual – que já dura 13 anos. Único entre os quatro grandes do futebol paulista fora da Copa da Libertadores da América, o Tricolor sabe que seus rivais irão priorizar a competição continental. Assim como aconteceu com o Corinthians, no ano passado, o caminho fica, teoricamente, livre para os comandados de Dorival Júnior.

São Bento x São Paulo

Às 19h30 (horário de Brasília), o clube do Morumbi terá como primeiro desafio o São Bento de Sorocaba. E Dorival vai inovar uma pouco no início de temporada. O treinador trabalhará com duas equipes, que irão se revezar, pelo menos, nos dois primeiros meses do ano, já que a preparação do time durou apenas 14 dias, em função do calendário apertado por conta da Copa do Mundo de 2018. Logo, quem entrar em campo hoje, não jogará a segunda rodada.

O São Paulo está no Grupo B, ao lado da Ponte Preta, atual vice-campeã paulista, e mais dois clubes do ABC, Santo André e São Caetano, recém-promovido da Série A2. Já o Bentão está na chave C, que tem o Palmeiras como a equipe a ser batida, além das presenças da Ferroviária de Araraquara e do Novorizontino.

Apesar da chegada de Diego Souza, São Paulo perde Hernanes e Pratto

A torcida do São Paulo teve mais motivos para lamentar do que comemorar com relação aos movimentos do clube no mercado da bola. Apesar da ótima contratação do atacante Diego Souza, junto ao Sport Recife e que conta com grandes chances de ser convocado por Tite para o Mundial da Rússia, o Tricolor perdeu o seu grande jogador em 2017.

Trata-se de Hernanes, que foi obrigado a voltar para a China, mesmo contrariado, já que os donos de seus direitos federativos, o Hebei Fortune, exigiram seu retorno à Ásia. Outra baixa de peso no elenco foi o centroavante Lucas Pratto, negociado com o River Plate por quase R$ 45 milhões.

São Bento tem ascensão meteórica nos últimos cinco anos

O São Bento vive uma ascensão espetacular nos últimos cinco anos. Além de ter voltado para a elite estadual, em 2015, o Azulão, no ano passado, garantiu um lugar na Série B do Brasileirão. No elenco que inicia a temporada de 2018, seguem os experientes Marcelo Cordeiro (lateral-esquerdo) e Celsinho (meia), que fazem uma mescla interessante com promessas que iniciaram a carreira em equipes grandes, como o lateral Lucas Farias e do atacante Lucas Crispim, ex-São Paulo e Santos, respectivamente.

Para o Paulistão deste ano, os sorocabanos se credenciam para alcançar a fase de mata-mata. No ano anterior, o clube conseguiu se manter a duras penas na Série A1. No último jogo-treino da pré-temporada, o Azulão fez 5 a 1 na seleção de atletas da cidade de Morungaba. Os gols foram anotados por Lucas Crispim, Marcelo Cordeiro e Lúcio Flávio (2), além de um gol contra.

Prováveis escalações

São Bento: Rodrigo Viana; Régis, Luizão (Douglas Assis), João Paulo e Marcelo Cordeiro; Fábio Bahia, Maicon Souza, Celsinho e Everaldo; Leo Itaperuna (Anderson Cavalo) e Lucas Crispin (Elias ou Lúcio Flávio) – técnico: Paulo Roberto Santos

São Paulo: Sidão (Jean); Bruno, Rony, Aderllan e Reinaldo; Pedro, Hudson (Paulinho) e Araruna; Júnior Tavares, Bissoli e Maicosuel – técnico: Dorival Júnior

Palpite

O São Paulo faz seu primeiro jogo na temporada contra um adversário que começa 2018 cheio de esperança. Fora de casa e com sua formação reserva, o Tricolor paulista enfrentará muitas dificuldades contra o São Bento, que realizou uma belíssima campanha na Série C do Brasileirão, que culminou com o acesso à Segundona nacional. Além das dificuldades de uma estreia como visitante, os são-paulinos terão pela frente uma equipe com longo entrosamento. Difícil cravar uma vitória do clube do Morumbi. Mas, com muita disposição, dá para esperar por um empate.

Jogos da 1ª rodada da Série A1 do Campeonato Paulista 2018

Quarta-feira, 17 de janeiro

  • 17:00 – Red Bull Brasil x Ferroviária – palpite: empate
  • 19:30 – São Bento x São Paulo – palpite: empate
  • 19:30 – Linense x Santos – palpite: Santos
  • 19:30 – Ituano x São Caetano – palpite: Ituano
  • 19:30 – Novorizontino x Mirassol – palpite: Novorizontino
  • 21:45 – Corinthians x Ponte Preta – palpite: Corinthians

Quinta-feira, 18 de janeiro

  • 19:30 – Palmeiras x Santo André – palpite: Palmeiras
  • 19:30 – Bragantino x Botafogo – palpite: Botafogo

 

Como apostar na futebol 2021