Copa Sul-Americana

Podendo perder por até dois gols de diferença, Atlético-PR e Fluminense enfrentam Newell’s Old Boys e Nacional Potosí pela Copa Sul-Americana

Fluminense
Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Paranaenses e cariocas venceram em casa por 3×0, e deixaram bem encaminhadas suas classificações para a segunda fase

Dois clubes brasileiros decidem fora de casa seus destinos na Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira (10). Às 19:15, o Atlético-PR vai até Rosario, na Argentina, para enfrentar o Newell’s Old Boys. Um pouco mais tarde, às 21:45, será a vez do Fluminense encarar o Nacional Potosí e a altitude da cidade boliviana, localizada 4070 metros acima do nível do mar. Paranaenses e cariocas construiram boas vantagens na partida de ida, ambos venceram por 3×0, e são os favoritos para avançar à segunda fase.

 

Newell’s Old Boys x Atlético-PR

Três dias antes de estrear no Brasileirão com uma goleada por 5×1 sobre a Chapecoense, o Atlético-PR venceu os argentinos do Newell’s Old Boys por 3×0 na Arena da Baixada, o que gerou grande expectativa sobre até onde poderia chegar o time comandado por Fernando Diniz. De lá para cá, menos de um mês se passou, mas o Furacão, que surgiu como uma boa novidade, agora está na berlinda. Já são três jogos sem vitória, e a equipe ocupa a 11ª posição na tabela.

O Newell’s Old Boys, por sua vez, é apenas os 22º colocado no Campeonato Argentino, que termina neste final de semana. No entanto, deu uma boa arrancada na reta final, diminuindo um pouco a má impressão deixada ao longo da temporada. Sob o comando de Omar de Felippe, o time sofreu apenas uma derrota em cinco partidas no estádio Marcelo Bielsa, e chegará embalado para tentar reverter a vantagem dos brasileiros. O problema é que esta recuperação da equipe passa principalmente pelo acerto do sistema defensivo, e a classificação depende de um bom desempenho dos homens de frente. Los Leprosos balançaram as redes apenas nove vezes nos últimos nove jogos.

Diniz preferiu não revelar a escalação do Atlético, mas deixou no ar a possibilidade de poupar alguns atletas. Apesar de ainda sentir dores nas costas, o zagueiro Paulo André foi relacionado. Caso ele não jogue, a vaga ficará entre Zé Ivaldo e Wanderson.O lateral-esquerdo Carleto precisará cumprir uma suspensão dos tempos em que ainda defendia o São Paulo, e será substituído por Renan Lodi.

No lado dos argentinos, Omar de Felippe deve manter o esquema 4-4-2, com a entrada do volante Bernardello, que vem de suspensão, e o retorno do artilheiro Leal, desfalque importante na partida de Curitiba.

 

Prováveis escalações

Newell’s Old Boys : Ibañez; Nadalin, Bianchi, Fontanini e Ferroni; Sills, Rivero, Figueroa e Fertoli; Alexis Rodriguez e Leal. Técnico: Omar de Felippe

Atlético- PR: Santos; Pavez, Paulo André (Zé Ivaldo) e Thiago Heleno; Rossetto, Lucho González, Camacho e Renan Lodi; Nikão, Guilherme e Pablo. Técnico: Fernando Diniz

 

Palpite

Tudo indica que o Atlético-PR terá muita dificuldade na Argentina, o estádio Marcelo Bielsa é um verdadeiro caldeirão, com capacidade para 40 mil pessoas e arquibancadas muito próximas ao campo. Além do clima de guerra, os brasileiros precisarão segurar o ímpeto de um Newell’s Old Boys em ascensão, que demontra muita confiança de que conseguirá ficar com a vaga.

No entanto, a vantagem construída no primeiro jogo deixa o Furacão em situação muito confortável. Os argentinos devem buscar a vitória, mas não a classificação.

 

Nacional Potosí x Fluminense

A cidade boliviana de Potosí remete o torcedor brasileiro aos dramas vividos por clubes como Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras. Seus pouco mais de quatro mil metros de altitude costumam causar estragos, e não é raro que os jogadores precisem recorrer a balões de oxigênio para aguentar os 90 minutos de partida.

Além das dificuldades causadas pela geografia, o Fluminense enfrenta grandes problemas de logística na viagem até Potosí. A região vive uma crise política por conta de uma disputa por royalties de uma reserva de gás, com estradas e aeroportos bloqueados por manifestantes. O Tricolor pleiteou a mudança de local ou o cancelamento do jogo, mas a Conmebol não atendeu.

Com uma vantagem de três gols para administrar, o time das Laranjeiras jogará praticamente completo. Gum e Ayrton Lucas, poupados da partida contra o Vitória, retornam ao time, mas o zagueiro Ibañez não se recuperou a tempo de uma contusão, e ficou no Brasil. As caras novas do elenco, Nathan Ribeiro, Luan Peres e Dodi, não foram inscritas à tempo na competição. O desgaste preocupa o técnico Abel Braga, já que na segunda-feira o time joga um clássico contra o Botafogo.

Na partida do Maracanã, o Nacional Potosi armou uma retranca, mas agora será obrigado a sair mais para o jogo. Falta, no entanto, qualidade ao time boliviano, que é o sexto colocado, e hoje estaria eliminado do campeonato local. Suas grandes aliadas serão a torcida nas arquibancadas e a altitude.

 

Prováveis escalações

Nacional Potosí: Javier Rojas; Luis Torrico, Víctor Galaín e Jennry Alaca; Jorge Flores, Wilder Salazar, Edson Pérez e Thiago do Santos; Aldo Velasco e Harold Reina.  Técnico: Edgardo Malvestitti

Fluminense: Júlio César; Renato Chaves, Gum e Frazan; Gilberto, Richard, Jadson, Junior Sornoza e Ayrton Lucas; Marcos Júnior e Pedro. Técnico: Abel Braga

Palpite

A exemplo do Furacão, mas por razões diferentes, o Fluminense também deve sofrer, mas adquiriu uma boa gordura com a vitória por 3×0 no jogo de ida, e tem totais condições de administrá-la. O fato de ter um elenco bastante jovem pode favorecer o time carioca, e meu palpite é que os comandados de Abel retornarão ao Brasil com um empate.

Jogos da semana pela Copa Sul-Americana 2018

Terça-Feira, 8 de maio

  • 19:15 – Guabirá 3×2 LDU – Classificado: LDU
  • 21:45 – Atlético-MG 0x0 San Lorenzo – Classificado: San Lorenzo
  • 21:45 – Danubio 3×2 Deportivo Cali – Classificado: Deportivo Cali

Quarta-feira, 9 de maio

  • 19:15 – Deportes Temuco 2×0 Estudiantes de Mérida – Classificado: Deportes Temuco
  • 21:45 – Botafogo 1×1 Audax Italiano – Classificado: Botafogo
  • 21:45 – São Paulo 1×0 Rosario Central – Classificado: São Paulo

Quinta-feira, 10 de maio

  • 19:15 – Newell’s Old Boys x Atlético-PR – Palpite: Newell’s Old Boys
  • 19:15 – Boston River x Jaguares de Córdoba – Palpite: Boston River
  • 21:45 – Nacional Potosí x Fluminense – Palpite: Empate
  • 21:45 – Independiente Medellín x Sol de América – Palpite: Independiente Medellín