Paulista A1

Pela quarta rodada do Paulistão, Santos enfrenta o Ituano no Pacaembu

Santos Paulistão 2018
Foto: Foto: Ivan Storti/Santos FC

Com uma vitória, Peixe poderá disparar na liderança do Grupo D

Depois de dar um susto em seu torcedor ao ser derrotado pelo Bragantino em plena Vila Belmiro, o Santos se recuperou com uma virada fora de casa contra a Ponte Preta. Neste domingo (28), às 19:30 (horário de Brasília), o Pacaembu será palco do quarto compromisso do Peixe, que enfrenta o Ituano para tentar ampliar sua vantagem na liderança Grupo D. Atual campeão do interior, o Galo é um dos três times que permanecem invictos no Paulistão, e briga ponto a ponto pela classificação na Chave A.

 

Jair Ventura ainda busca formação ideal para o Santos

O último jogo do Santos pelo Campeonato Paulista, frente a Ponte Preta, deixou claro que o time rende mais quando abre mão de ter um centrovante plantado na área adversária e aposta em jogadores de maior mobilidade.

Senão vejamos, com a formação originalmente adotada pelo técnico Jair Ventura, com Rodrigão como homem de referência, o time passou todo o primeiro tempo sem levar perigo à Macaca, e foi para o intervalo perdendo por 1×0. A situação só mudou após as entradas de Jean Mota, Eduardo Sasha e Rodrygo. O toque de bola do time melhorou, e Sasha precisou de apenas sete minutos para deixar tudo em pratos limpos. Já nos acréscimos, o jovem atacante Rodrygo, que acaba de completar 17 anos, mostrou muita personalidade para fazer uma bela jogada que culminou com o gol da vitória, o seu primeiro como profissional.

Jair Ventura agora terá três dias para definir como seu time começará jogando diante do Ituano. A expectativa fica por conta de um possível retorno do atacante Bruno Henrique, que não atuou nos dois últimos jogos em função de uma contusão na retina.

O Alvinegro Praiano chegou à oito das últimas nove finais do Campeonato Paulista, e conquistou cinco títulos no período.

 

Ituano espera repetir 2014

O Ituano contabiliza dois títulos do Paulistão em sua história, ambos conquistados a partir da década de 2000. O primeiro foi no pouco prestigiado campeonato de 2002, que não contou com a presença dos quatro grandes. O bicampeonato, porém, veio em grande estilo, no Paulista de 2014, com vitórias sobre o Corinthians na primeira fase, Palmeiras na semifinal, e o Santos, seu adversário de domingo, na grande decisão.

O curioso é que nos anos em que não foi campeão, o Galo de Itu sempre cumpriu campanhas ruins. A da temporada passada foi aquela em que obteve o melhor resultado, terminando na nona colocação geral, além de conquistar o título do interior, mas nos outros estaduais dos últimos dez anos, terminou sempre entre 10º e 16º, e nunca foi além da primeira fase.

Para tentar mudar esta história em 2018, o Ituano apostou em Vinícius Bergantin, ex-zagueiro com passagem marcante pelo clube, que desenvolve seu primeiro trabalho como treinador entre os profissionais. Nas três primeiras rodadas, o time venceu o São Caetano e ficou no empate com Ferroviária e Santo André. Os cinco pontos somados o colocam diretamente na briga por uma das vagas para a segunda fase pelo Grupo A, que neste momento tem Corinthians e Bragantino um degrau acima.

 

Retrospecto de Santos x Ituano

O Santos leva larga vantagem no histórico de confrontos, com um total de 18 vitórias, contra apenas três do Ituano  e oito empates. Nas últimas cinco vezes em que se enfrentaram, o Peixe levou a melhor em três oportunidades, uma partida terminou empatada e outra foi vencida pelo Galo.

Últimos jogos

  • 21/02/2017 – Santos 0 x 0 Ituano
  • 06/02/2016 – Santos 2 x 1 Ituano
  • 01/02/2015 – Santos 3 x 0 Ituano
  • 13/04/2014 – Santos 1 (6) x (7) 0 Ituano
  • 06/04/2014 – Santos 0 x 1 Ituano

 

Prováveis escalações

Santos: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, David Braz, Caju; Alison, Matheus Jesus, Vecchio; Copete, Arthur Gomes, Eduardo Sasha. Técnico:  Jair Ventura

Ituano: Vagner; Igor Vinícius, Ricardo Silva, Léo, Raúl; Baralhas, Corrêa, Guilherme; Claudinho, Ronaldo, Sidnei Sciola. Técnico: Vinícius Bergantin

 

Palpite

O time do Santos não primou pela regularidade sob o comando de Jair Ventura até aqui, e por vezes chegou a oscilar durante as próprias partidas. Ao mesmo tempo em que venceu o Santo André com autoridade na estreia, se apresentou muito mal na derrota para o Bragantino, e teve dois tempos bem distintos no triunfo sobre a Ponte Preta. A partida será no Pacaembu, onde para o bem e para o mal a pressão é menor, e a equipe vem obtendo resultados melhores do que na Vila Belmiro. Acredito na terceira vitória santista, mas acho que a partida terá poucos gols. Meu palpite é um placar de 1×0.

 

Jogos da 4ª rodada do Campeonato Paulista 2018

Sábado, 27 de janeiro

  • 17:00 – Corinthians x São Paulo – Palpite: Corinthians
  • 19:00 – Novorizontino x São Caetano – Palpite: Empate

Domingo, 28 de janeiro

  • 17:00 – Bragantino x Palmeiras – Palpite: Palmeiras
  • 17:00 – São Bernardo x Ponte Preta – Palpite: Empate
  • 19:30 – Santos x Ituano – Palpite: Santos

Segunda-Feira, 29 de janeiro

  • 17:00 – Santo André x Mirassol – Palpite: Santo André
  • 19:30 – Red Bull Brasil x Linense – Palpite: Red Bull Brasil
  • 20:00 – Ferroviária x Botafogo-SP – Palpite: Ferroviária