Brasileirão Série A

Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians recebe o Atlético-MG mirando o G-6

Precisa fazer gols
Foto: Reprodução

Com desfalques e na ressaca da eliminação na Copa Libertadores, o Corinthians fecha o primeiro dia da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro recebendo o Atlético-MG e precisando dos 3 pontos para chegar perto do G-6. Só falta combinar com o Galo que tentará fazer as pazes com a vitória no Itaquerão.

Com campanhas irregulares e pouquíssimas (para não dizer “nenhuma”) chances de título, Corinthians e Atlético-MG fazem na noite deste sábado, a partir das 21 horas no Itaquerão, um confronto direto na luta por uma vaga no G-6 e – quem sabe? – o direito de sonhar com o G-4. Separados por 5 pontos na tabela de classificação – o Galo é o 6º colocado com 34 pontos e o Timão ocupa a 8ª posição, com 29  – o duelo de hoje é, de certa forma, decisivo para mineiros e paulistas.

O triunfo – como não poderia deixar de ser – manterá os visitantes por mais uma rodada dentro do G-6. Para os donos da casa, significará um alento após a eliminação na Libertadores diante do Colo-Colo – com direito a baile de Valdívia – e poderá dar um norte para orientar o Timão que ainda pode chegar à final da Copa do Brasil – basta superar o Flamengo.

 

Desfalcado e com ressaca

Como se já não bastassem as limitações de seu elenco que perdeu nomes importantes como Jô, Maycon, Rodriguinho, Sidcley, Balbuena e Guilherme Arana – além, é claro, do técnico Fábio Carille –, o Corinthians chegará para o duelo contra o Atlético-MG na ressaca da eliminação da Libertadores, precisando dar uma resposta em campo à sua torcida – que pressiona pedindo a saída do técnico Osmar Loss – e com desfalques importantes.

A campanha do Corinthians não empolga. Foram 8 vitórias, 5 empates e 8 derrotas com 23 gols marcados e 17 sofridos. A festejada “solidez defensiva” que marcou o alvinegro sob o comando de Mano Menezes, Tite e, principalmente, Fábio Carille, não existe mais.

Precisando fazer gols, o Timão irá à campo sem Clayson, Fagner e Douglas, todos suspensos. O lateral-direito se apresentaria à Seleção Brasileira em seguida, mas uma lesão na coxa o mandou direto para o departamento médico e para fora da lista de Tite. O jovem Mantuan deverá ter uma nova sequência de jogos como titular. O caso de Clayson é outro: o atacante pegou um gancho de dois jogos por ter atirado água em uma torcedora rival no jogo contra a Chapecoense (derrota do Timão por 2 a 1). Renê Júnior, recuperando-se de cirurgia no joelho esquerdo só volta a jogar em 2019 enquanto que o recém-chegado Díaz segue aprimorando o condicionamento físico e não tem data para estrear com a camisa corintiana. Pedro Henrique substituído ainda no primeiro tempo do jogo contra o Colo-Colo, é dúvida e será avaliado antes do início do jogo.

 

Possível escalação do Corinthians

Com tantos problemas, Osmar Loss deverá repetir o esquema usando Roger como referência no ataque numa tentativa de, pelo menos, segurar um pouco a bola no campo ofensivo – o que funcionou em momentos muito pontuais durante o jogo da última quarta-feira. Sendo assim, o mais provável é que o Corinthians vá à campo com:

Cássio; Mantuan, Henrique, Léo Santos (Pedro Henrique) e Danilo Avelar; Ralf e Ángelo Araos (Gabriel); Pedrinho, Jadson e Romero; Roger.

 

O Galo vai mudar para tentar vencer

Com uma campanha um pouco melhor que a do Corinthians – mas também longe de ser brilhante –, o Atlético-MG acumulou até aqui 10 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. O aproveitamento de 54% dos pontos mantém o time de Thiago Larghi no G-6, mas a derrota na 21ª rodada para o Vitória, colocou Cruzeiro e Corinthians de volta na luta por uma vaga no grupo que se classifica para a Libertadores 2019. Daí o duelo de hoje ser tratado como “confronto direto”.

Para reencontrar o caminho das vitórias, Larghi promoverá mudanças no time que entra em campo esta noite no Itaquerão.

Com a semana livre de compromissos, o professor sinalizou que contará com Adílson e Luan de volta ao time de titulares no encerramento dos trabalhos táticos ontem, dia 31.  Na última atividade com bola da equipe, os titulares Leonardo Silva, Adilson e Yimmi Chará foram poupados e fizeram trabalhos apenas na academia da Cidade do Galo. Nenhum dos três, entretanto, é dúvida para o jogo. Ricardo Oliveira, atacante que costuma dar trabalho ao Timão, também está confirmado.

No papel, o Atlético-MG chega mais forte para o jogo de hoje. Mas, no papel também era favorito para superar o Vitória e deu no que deu.

 

Possível escalação do Atlético-MG

Ansioso para ver Adilson e José Welison atuando juntos – o que, segundo Thiago Larghi, “tem tudo para dar certo” – o Galo deverá ir à campo com a seguinte equipe:

Victor; Emerson, Léo Silva, Maidana e Fábio Santos; Adilson e Zé Welison; Cazares, Luan e Chará; Ricardo Oliveira.

 

Palpite para Corinthians x Atlético-MG

Mesmo em uma fase de “baixa”, o Corinthians segue como um adversário indigesto, ainda mais jogando em casa. Conquistou 19 de 30 pontos possíveis nos últimos 10 jogos como mandante. O Galo, por sua vez, como visitante conquistou 11 de 30 pontos possíveis nos últimos 10 jogos fora de casa.

Sua grande chance é conseguir sair na frente do Corinthians. Em 21 jogos do Brasileirão 2018, os donos da casa sofreram o primeiro gol em 8 jogos e conseguiram apenas uma virada no placar. Mas, como pau que bate em Chico também bate em Francisco, o Atlético-MG saiu em desvantagem em 11 dos 21 jogos até aqui e conseguiu a virada em apenas 3 deles.

É seguro acreditar que por conta de todas as circunstâncias que cercam este momento do Timão, os donos da casa tem maiores possibilidades de  conquistarem os 3 pontos – jogam pela manutenção do técnico, para dar uma resposta à torcida e para ganharem confiança para as semifinais da Copa do Brasil. Mas não será surpresa se o Atlético-MG arrancar um valioso empate no Itaquerão.

 

JOGOS E PALPITES PARA A 22ª RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE A 2018

SÁBADO, 1º DE SETEMBRO
  • 16:00 – Vitória x América-MG – Palpite: América-MG
  • 16:00 – Grêmio x Botafogo – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Santos – Palpite: Empate
  • 21:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Corinthians
DOMINGO, 2 DE SETEMBRO
  • 11:00 – Flamengo x Ceará – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Atlético-PR x Bahia – Palpite: empate
  • 16:00 – Sport x Paraná – Palpite: Sport
  • 16:00 – São Paulo x Fluminense – Palpite: São Paulo
  • 19:00 – Cruzeiro x Internacional – Palpite: Inter
  • 19:00 – Chapecoense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2018

  1. São Paulo, 45 – Libertadores
  2. Internacional, 42 – Libertadores
  3. Flamengo, 41 – Libertadores
  4. Palmeiras, 37 – Libertadores
  5. Grêmio, 37 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 30 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 29 – Copa Sul-Americana
  9. América-MG, 26 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR, 24
  14. Santos, 24
  15. Vasco, 24
  16. Vitória, 22
  17. Chapecoense, 21 – Série B
  18. Sport, 20 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B