UFC

Pancadaria e confusão marcam vitória de Khabib contra Conor McGregor no UFC 229

Khabib Vs McGregor UFC 229
Foto: Divulgação / UFC

A luta mais esperada dos últimos tempos teve o desfecho mais ridículo da história do Ultimate. Neste sábado (6), em Las Vegas (EUA), Khabib Nurmagomedov finalizou Conor McGregor no quarto round da disputa de cinturão dos leves, manteve o título, mas segundos depois de conquistar a maior vitória de sua carreira no MMA, o russo perdeu a cabeça após uma provocação da equipe de Conor, pulou o octógono e atacou Dillon Danis, companheiro de treinos de McGregor, dando início a uma pancadaria generalizada na Arena T-Mobile.

Dentro do octógono, Khabib não deu chances ao rival irlandês. Com seu jogo apuradíssimo de derrubadas, o russo não deu espaços a Conor e passou a maior parte do tempo pressionando Conor na grade e o derrubando no solo, onde bateu por cima. O russo esteve confiante até mesmo na trocação, de pé, onde acertou dois diretos que balançaram McGregor. O irlandês tentava se levantar a maior parte do tempo e teve seu melhor momento no terceiro assalto, quando Khabib aceitou mais a luta em pé. Porém, por conta da energia que gastava tentando se defender das derrubadas do russo, McGregor perdeu a potência nos golpes e não ofereceu perigo ao rival apesar de acertar alguns bons golpes.

Foi uma apresentação perfeito de Nurmagomedov. No ritmo acelerado de sempre, ele sequer sentava no banquinho ao final de cada round. Quis mostrar que estava inteiro e com o preparo físico em dia. Conor pareceu cansado desde o primeiro round. Gastou muita energia sobrevivendo ao jogo cruel do russo. No quarto round, depois de nova derrubada e por cima de um irlandês semi-entregue, Khabib encaixou um mata-leão e finalizou Conor McGregor ao 3m03seg do quarto round para manter o cinturão dos leves do UFC. A noite poderia ter acabado ali. O show estava dado, cinturão seguro, e vingança garantida após meses de provocação. Mas o russo perdeu a cabeça…

Segundo após a interrupção do árbitro da luta, Nurmagomedov esbravejou farpas contra McGregor, desolado no solo. Não satisfeito, o russo direcionou sua raiva ao córner de McGregor. Dillon Danis, treinador de jiu-jitsu de Conor, era o alvo. Khabib simplesmente pulou a grade do octógono e voou contra o americano, dando início a uma pancadaria generalizada. Segundos depois do russo voar na equipe de Conor e ser salvo por seguranças, Conor McGregor iniciava uma confusão dentro do octógono. Ele tentou pular do cage para ajudar os companheiros, não conseguiu, e acabou trocando socos com membros do time de Khabib – eram três. O irlandês sofreu alguns golpes extras após a derrota para Nurmagomedov.

Com a situação controlada, McGregor e Khabib foram acompanhados para fora do octógono por um batalhão de seguranças. Bruce Buffer, announcer oficial do Ultimate, anunciou o resultado oficial da luta sem qualquer atleta no octógono, numa cena bizarra. Para completar, Nurmagomedov ficou sem cinturão no momento de sua glória. O presidente do UFC Dana White se recusou a dar a peça do campeão por conta do risco de uma confusão maior – agora envolvendo os torcedores irlandeses.

A Comissão Atlética do Estado de Nevada e a polícia de Las Vegas vão conduzir o caso e tomar as providências cabíveis. Conor e Khabib podem pegar uma suspensão e ficarem um longo tempo afastados do octógono. Três membros do time de Nurmagomedov chegaram a ser presos, mas foram liberados depois que Conor decidiu não prestar queixa contra os agressores.

Um fim de noite ridículo para um momento que tinha tudo para ser histórico. As atenções do mundo dos esportes voltadas para a luta mais esperada dos últimos tempos e depois de uma luta limpa uma confusão generalizada que só serve para manchar a imagem do esporte e repelir novos fãs.

Que sirva de aprendizado para todos os culpados. O UFC que promoveu a desordem e o caos ao usar imagens do ataque de McGregor em Nova York para vender pay-per-view no UFC 229, Conor McGregor que ainda não aprendeu que um dia provaria do próprio veneno e sofreria com ações exageradas de outros e Khabib, que se rebaixou a tal nível mesmo como um campeão respeitado e idolatrado no mundo das lutas.