Brasileirão Série A

Palmeiras e Atlético Mineiro duelam precisando da vitória para não desgarrarem do topo da tabela

Prognóstico do jogo entre Palmeiras e Atlético-MG da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018
Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

Porco e Galo não venceram na última rodada do Campeonato Brasileiro

Palmeiras e Atlético Mineiro voltam a campo às 16h, horário de Brasília, neste domingo (22). O duelo acontece na Arena Allianz Parque, em São Paulo, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Sem dúvida alguma é um dos grandes jogos do nosso futebol no fim de semana. Vale a pena sentar na frente da televisão para acompanhar!

 

Palmeiras

O Verdão até começou bem o clássico com o Santos na quinta-feira passada, abrindo o marcador com Lucas Lima, porém, o time foi se acomodando e não conseguiu ampliar a vantagem. Com a igualdade de 1 a 1 após o apito do juiz, os palmeirenses caíram para a sétima posição, com 20 pontos, deixando de integrar o G-6, que garante uma vaga para a próxima Libertadores da América.

Para o técnico Roger Machado, não há um relaxamento de seus jogadores dentro de campo. “Os adversários querem tirar a diferença do placar. Que bom que a gente sai na frente. O que temos que analisar com os dados, o vídeo, é que o adversário vai querer tirar a diferença e naturalmente ele vem mais pra cima. E aí sim, a gente tem que ter a capacidade de matar a partida. Não quero que nosso time seja da virada. Quero que a gente construa o placar e consiga manter.”

Lucas Limas levou o terceiro cartão amarelo e, por isso, vai ser desfalque contra o Galo. Em compensação, quem volta de suspensão são os seguintes atletas: Jailson, Moisés e Dudu. Antes da parada de um mês de Copa do Mundo, o antigo Palestra Itália contabilizou três vitórias, duas derrotas e um empate como mandante. Outro detalhe interessante para observarmos é que quando encarou equipes que hoje estão no G-6, o Palmeiras teve três triunfos (Internacional, São Paulo e Grêmio), uma derrota (Cruzeiro) e um empate (Flamengo).

 

Atlético Mineiro

Antes de entrar em campo na derrota de 2 a 0 para o Grêmio, em Porto Alegre, o Atlético Mineiro era visto por alguns analistas esportivos e parte dos torcedores como um dos candidatos ao título. De fato, a campanha no campeonato nacional credencia a formação de Belo Horizonte mesmo. Hoje, ela ocupa a terceira colocação da tabela com 23 pontos, quatro a menos que o líder Flamengo. Só que fica o questionamento: diante do Tricolor Gaúcho, um dos times mais fortes do Brasil, a equipe mostrou sinais de fragilidade. Será que é possível se manter na briga pelo título até o fim da temporada?

“A gente teve um desempenho bem abaixo do que a gente esperava. Faz parte do processo de entrosamento do time, são seis mudanças em relação ao jogo de antes da Copa. Acho que temos um time bom, vamos continuar competindo bem. Estamos conscientes do que está acontecendo”, analisou o treinador Thiago Larghi em conversa com os jornalistas.

Dos reforços, José Welison, Edinho, Chará, David Terans e Denilson, o meia-atacante colombiano era o jogador que gerou a maior expectativa. Ele deixou a desejar e teve uma atuação bem fraca. A falta de entrosamento ficou muito evidente. Vamos ver agora no fim de semana.

 

Retrospecto de Palmeiras x Atlético Mineiro

Em 64 confrontos, os palmeirenses tiveram 31 vitórias, contra 23 triunfos dos atleticanos. Empates foram 10. Os três duelos mais recentes terminaram empatados. A última vez que tivemos um vencedor foi no dia 24 de julho de 2016. Na ocasião, pelo Campeonato Brasileiro, os mineiros levaram a melhor e venceram os paulistanos pelo placar de 1 a 0, com o gol marcado por Leandro Donizete, após passe de Robinho. Ambos os atletas não estão mais na formação de Belo Horizonte.

 

Prováveis escalações

Tanto Roger Machado quanto Thiago Larghi vão poder usar o lateral Marcos Rocha e o zagueiro Juninho, respectivamente. Eles pertencem ao clube rival e estão emprestados, mas um acordo feito permite que eles estejam em campo sem problemas.

Palmeiras:  Jailson; Diego Barbosa, Edu Dracena, Antônio Carlos e Marcos Rocha; Bruno Henrique e Felipe Melo; Hyoran, Gustavo Scarpa (Moisés) e Dudu; Willian.

Atlético Mineiro: Victor; Patric, Gabriel, Juninho e Fábio Santos; José Welison, Elias e Luan; Chará, Edinho e Ricardo Oliveira.

 

Palpite

Como as duas equipes, consideradas uma das melhores do país, precisam voltar a vencer para continuarem sonhando com o título, imagino que elas vão se lançar ao ataque, o que pode gerar espaços no campo defensivo. O meu palpite é um empate bem movimentado, com o placar de 2 a 2.

 

Jogos da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018:

Sábado, 21 de julho
  • 19:00 – Flamengo x Botafogo. Palpite: Empate
  • 21:00 – São Paulo x Corinthians. Palpite: Empate
Domingo, 22 de julho
  • 16:00 – Paraná x América Mineiro. Palpite: Paraná
  • 16:00 – Bahia x Vitória. Palpite: Bahia
  • 16:00 – Vasco x Grêmio. Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Sport x Fluminense. Palpite: Sport
  • 16:00 – Palmeiras x Atlético Mineiro. Palpite: Empate
  • 19:00 – Cruzeiro x Atlético Paranaense. Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Chapecoense x Santos. Palpite: Empate
Segunda-feira, 23 de julho
  • Internacional x Ceará. Palpite: Internacional