Copa do Mundo Rússia 2018

Onde e quando serão os próximos grandes eventos esportivos do planeta?

Foto: Pyeongchang 2018 - Facebook oficial

Maiores atrações do são a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos de Inverno

O tempo passa tão rápido que quase não percebemos que aquele evento que nos marcou já aconteceu há alguns anos. Novas edições das competições são marcadas constantemente. No artigo abaixo, lembramos você das contendas esportivas mais interessantes que estão por vir. Confira!

 

2018 – Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Pyeongchang acontecem entre 09 e 25 de fevereiro. Serão 112 medalhas de ouro distribuídas por quinze modalidades. Noventa e dois comitês olímpicos estarão representados na Coreia do Sul, inclusive Cingapura, Equador, Eritreia, Kosovo, Malásia e Nigéria que estreiam nas competições.

Em 2022, Beijing se tornará a primeira cidade a receber uma Olimpíada de Verão e outra de Inverno.

Especula-se que Calgary (no Canadá), Estocolmo (na Suécia), Salt Lake City (nos Estados Unidos), Sapporo (no Japão) e Sion (na Suíça) estariam interessadas em abrigar a Olimpíada de 2026.

 

2018 – Jogos Sul-Americanos

Cochabamba será a capital do esporte na América do Sul entre 26 de maio e 18 de junho. Serão 35 modalidades, subdivididas em dezenas de disciplinas, quase todas olímpicas. Algumas exceções ao programa olímpico são boliche, esqui aquático, patinação, pelota basca, raquetebol e squash. O futsal e o futebol de praia são algumas das disciplinas não-olímpicas.

Em 2022, a capital do Paraguai, Assunção, será a anfitriã dos Jogos Sul-Americanos, que contam também com algumas nações de fora da região, como Aruba e Panamá.

 

2018 – Copa do Mundo da FIFA

Entre 14 de junho e 15 de julho, as 32 principais seleções de futebol estarão na Rússia brigando pelo título planetário. Itália, Holanda, Estados Unidos e Camarões são as grandes ausências desta edição.

Em 2022, o torneio acontece no Qatar. O pequeno emirado do Oriente Médio forçou a FIFA a alterar seu calendário, pois os jogos acontecerão em dezembro, num período de calor menos intenso.

As federações já podem se inscrever para receber a Copa do Mundo de 2026, que será a primeira a contar com 48 equipes. Há duas candidaturas já registradas: a favorita, de Canadá / Estados Unidos / México, e a do Marrocos.

Para 2030, um trio sul-americano quer as pelejas para comemorar o centenário do primeiro Mundial, que aconteceu em 1930, no Uruguai: Argentina / Paraguai / Uruguai.

 

2018 – Copa do Mundo da FIVB (voleibol)

O naipe masculino será realizado na Bulgária e na Itália entre 09 e 30 de setembro. Teremos cinco ginásios na Bota e três nos Balcãs. O Brasil caiu no grupo B, que tem Canadá, China, Egito, França e Holanda, e atua em Ruse, no leste-europeu. A Polônia é a atual campeã.

Já as mulheres se exibem no Japão entre 29 de setembro e 20 de outubro. Também com 24 países. A Verde e Amarelo caiu no hexagonal D, que tem Cazaquistão, Porto Rico, Quênia, República Dominicana e Sérvia. O Brasil entra em quadra em Hamamatsu.

 

2018 e 2019 – Copa do Mundo da FIBA (basquetebol)

Sem o Brasil, que não conseguiu se classificar, a Espanha recebe entre 22 e 30 de setembro os 16 melhores quintetos femininos da bola laranja.

A China abrigará o melhor do basquete masculino entre 31 de agosto e 15 de setembro de 2019. As Eliminatórias ainda estão em andamento. Em 2023, o certame será na Ásia, mais precisamente nas Filipinas, na Indonésia e no Japão.

 

2019 – Jogos Pan-Americanos

Lima recebe o maior evento esportivo das Américas entre 26 de julho e 11 de agosto. Teremos 410 provas de 39 esportes, envolvendo 41 comitês olímpicos. As modalidades que aparecem pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos são fisiculturismo e surfe. Dentro do programa de caratê teremos o kata pela primeira vez. Já o skate estreia dentro da patinação.

Na sequência, entre 23 de agosto e 01 de setembro, será a vez do Para Pan, também na capital do Peru.

Santiago foi escolhida como a sede dos Jogos de 2023.

 

2019 – Copa do Mundo de rúgbi

O Japão recebe entre 20 de setembro e 02 de novembro, os vinte melhores esquadrões da Terra. Apesar das Eliminatórias ainda estarem em andamento, o sorteio das chaves já aconteceu. Os tupiniquins eliminaram o Paraguai, mas caíram diante do Uruguai e estarão fora da festa nipônica.

 

2020 – Jogos Olímpicos

Tóquio organiza os maiores Jogos Olímpicos da história entre 24 de julho e 09 de agosto. Além dos retornos de beisebol e softbol, estreiam o basquete 3×3, o caratê, o skate, escalada e o surfe.

Com um evento tão grandioso, que abriga 206 delegações, muitas cidades têm desistido de tentar receber a Olimpíada. Sendo assim, o Comitê Olímpico Internacional escolheu logo Paris e Los Angeles para os Jogos de Verão de 2024 e 2028 respectivamente.

 

2021 – Jogos Mundiais

A pequena cidade de Birmingham, no Alabama, recepciona atletas e esportes que ficam de fora do programa olímpico, entre 15 e 25 de julho. Alguns dos esportes que se fazem representar são sumô, punhobol, paraquedismo, salvamento, ginástica acrobática, etc.