Liga Europa

Olympique de Marseille tenta sair da fila contra o Atlético de Madrid na Liga Europa

Olympique de Marseille
Foto: Jean Catuffe/Getty Images

Franceses foram vice-campeões nas duas decisões que disputaram

A Liga Europa conhecerá seu campeão nesta quarta-feira, às 15h45, direto de Lyon, quando o Olympique de Marseille encara o Atlético de Madrid pela decisão do torneio. O duelo coloca frente a frente duas equipes com histórico bem diferentes na competição. Ambos decidiram a competição duas vezes, porém só os espanhóis levantaram o caneco, em 2010 e 2012. Os franceses tiveram suas oportunidades em 1999 e 2004, mas acabaram derrotados.

 

Marseille tenta conquista inédita

Mesmo sem ter feito uma campanha de muito brilho, o Olympique de Marseille chega a sua terceira decisão de Liga Europa e vai em busca de um título inédito. Aliás, o clube não conquista uma competição continental desde a temporada 1992-1993, quando venceu a Liga dos Campeões.

Para sair da fila, a grande aposta é o meia Payet. O jogador é disparado o principal nome de uma equipe que está longe de ser brilhante. Isso fica claro ao ver a campanha do time, que avançou na fase de grupos com apenas oito pontos conquistados em seis jogos. Outro nome que é preciso ficar de olho é o argentino Ocampos, que anotou quatro gols na competição.

No mata-mata, o Marseille avançou graças ao fator casa, pois foi derrotado para Braga, Leipzig e Salzburg quando atuou como visitante. Para a final desta quarta-feira, a equipe não contará com a energia da sua arena lotada, mas também poderá se sentir como mandante. Isso porque a decisão também ocorre na França e a distância de pouco mais de 300 km não impedirão os torcedores de irem até Lyon empurrar a equipe.

 

Atlético de Madrid busca o tri

O péssimo desempenho na fase de grupos da Liga dos Campeões abriu a possibilidade do Atlético de Madrid enfim levantar uma taça nesta temporada. Isso porque se os Colchoneros têm dificuldade de competir com adversários ricos como Real Madrid, Barcelona, Manchester City e Bayern de Munique no torneio principal, acaba sobrando na Liga Europa, no qual os clubes contam com orçamento inferior.

A prova desta superioridade é a campanha neste mata-mata. O Atlético começou passando com goleadas para cima de FC Copenhagen e Lokomotiv Moscou. Contra Sporting o placar agregado até foi apertado, mas a equipe praticamente não correu riscos. O mais difícil acabou sendo a semifinal, quando teve que encarar o Arsenal e venceu com o placar magro de 1 a 0 em casa, depois de empatar em 1 a 1 na Inglaterra.

Invicto nestes oito jogos, o time sabe que pode contar com a defesa, que é bem confiável com Gimenez e Godin na linha de zaga e Oblak no gol. Porém, muito deste sucesso se deve a turma da frente. Poucos clubes na Liga Europa contam com uma dupla tão mortal quanto a equipe de Diego Simeone, que tem Griezmann e Diego Costa na frente. Os dois são as principais esperanças de gol de duas candidatas ao título da Copa do Mundo, que são França e Espanha, respectivamente.

Ter duas estrelas na área adversária é sempre um passo importante para a vitória. Afinal, em oito jogos na competição, Griezmann colocou quatro bolas na rede e ainda deu três assistências. Isso significa que praticamente participou de um gol por partida.

 

O que esperar da decisão

Como Diego Simeone está suspenso, o Atlético de Madrid deve sentir um pouco a ausência do seu comandante na beira do campo. Isso faz com que a postura do time seja ainda mais cautelosa no primeiro tempo. Ainda assim, por terem mais peças com condições de decidir, os espanhóis largam com grande favoritismo. Difícil imaginar que a equipe termine a partida sem marcar gols, por exemplo.

 

Retrospecto do confronto

As duas equipes se enfrentaram apenas duas vezes na história, pela Liga dos Campeões de 2008. O Atlético de Madrid levou a melhor em casa por 2 a 1 e na volta segurou o 0 a 0. O desempenho do Olympique de Marseille contra os espanhóis também não anima. Dos últimos 15 confrontos, o clube ganhou apenas quatro, tendo empatado três e perdido oito. No entanto, dois destes triunfos ocorreram nesta campanha da Liga Europa, quando bateu o Athletic de Bilbao, com 3 a 1, em casa e 2 a 1, fora.

Do outro lado, o Atlético aparece com bom histórico contra franceses. Foram seis triunfos, cinco empates e apenas uma derrota.

 

Final da Liga Europa 2017/2018

Quarta-feira, 16 de maio

  • 15:45 – Olympique de Marseille x Atlético de Madrid. Palpite: Atlético de Madrid vence por 2 a 1