Ganhador.com

Copa do Nordeste

Copa do Nordeste: Marcelinho Paraíba é o destaque do Treze que encara o Cordino

Marcelinho Paraíba Treze apresentação
Foto: Ramon Smith / Divulgação Treze Futebol Clube

Craque volta a vestir a camisa do Galo na temporada 2018

O Treze mal pôde comemorar as festas de Natal e Réveillon. O alvinegro já começa o ano com três compromissos importantes nos primeiros onze dias de 2018: duas vezes o Cordino, que vale uma vaga na fase de grupos do Nordestão, e a estreia no Campeonato Paraibano contra o Auto Esporte. Confira abaixo o prognóstico do jogo de ida, que será realizado em Imperatriz.

 

Novo regulamento

Até 2017, o Campeonato do Nordeste tinha cinco grupos de quatro clubes. Ao final do turno e returno, os vencedores de cada quadrangular e os três melhores segundos colocados avançavam para as quartas de final. Daí em diante, tínhamos mata-mata em ida e volta até conhecermos o campeão.

A partir deste ano, a fase de grupos foi reduzida para quatro chaves de quatro. Isso significa que oito concorrentes precisam passar pela fase preliminar que vale quatro vagas na etapa principal.

Todos os campeões estaduais continuam se classificando automaticamente para os grupos. A única exceção deste ano é o Sport, que optou por não participar do certame.

O atual campeão é o Bahia, que superou o Sport na final. O maior vencedor da história porém, é o arquirrival do Super-homem, o Vitória, que tem quatro troféus do torneio.

 

Marcelinho Paraíba e mais dez

Dois dos embates preliminares já foram definidos: o CSA passou pelo Parnahyba e o Globo desclassificou o Fluminense-BA. Chegou a vez de Treze e Cordino decidirem quem segue adiante.

Marcelinho Paraíba, 42 anos, que já defendeu Santos, São Paulo, Marselha, Grêmio, Hertha Berlim, Trabzonspor, Wolfsburgo e Flamengo, além da seleção brasileira, foi apresentado em Campina Grande. O craque tem contrato até o final da temporada 2018, onde o Treze compete no Nordestão, no Estadual, na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil (pega o Figueirense).

A preparação antes do artilheiro chegar foi modesta. Vitórias sobre o América-RN (1 a 0) e sub-20 do São Paulo Crystal (1 a 0), empate com o Combinado de Lagoa Seca (1 a 1) e derrota para o CSP (0 a 1).

O Galo viajou ontem de Campina Grande para Recife e depois para Imperatriz. O desgaste é inevitável, pois a delegação retorna à sua casa na sexta-feira e domingo já tem partida contra o Auto Esporte.

Além do artilheiro que tinge os cabelos de branco, outros reforços no Presidente Vargas são o atacante Tozin, que deve brigar para ser titular com Reinaldo Alagoano e Tininho (que estava no Operário-PR). O treinador é Oliveira Canindé que optou pelo silêncio após ouvir a acusação do técnico do Campinense de que alguém do Treze teria tentado aliciar um atleta da Raposa.

 

Quem é Cordino?

O Cordino foi fundado em 2010 no município de Barra do Corda. Logo em seu primeiro ano de existência, terminou a série B do Campeonato Maranhense em segundo lugar e chegou à elite em 2011, da onde nunca mais saiu. No ano passado, venceu o primeiro turno e se classificou para a final. Apesar do título ter ficado com o Sampaio Corrêa, a Onça deixou para trás agremiações tradicionais, como Imperatriz, Maranhão e Moto Club.

O sucesso dentro das quatro linhas faz com que o Cordino deixe as fronteiras maranhenses nesta temporada. Além do Treze pelo Nordestão, o Verdão desafia o Náutico pela Copa do Brasil e tem vaga assegurada na Série D.

Os reforços do comandante Leandro Lago são os retornos do lateral-direito Michel e do atacante Casagrande, além do goleiro Alberto, do lateral Junior Urussuir, do zagueiro João Ricardo, do volante Gualberto e do meia Erlon.

Como seu alçapão não obteve os laudos para receber o vice-campeão paraibano, o Cordino manda o enfrentamento em Imperatriz, no estádio Frei Epifânio d’Abadia, que tem capacidade para 12 mil pessoas.

 

Os grupos da 1ª fase da Copa do Nordeste de 2018

  • Grupo A: Confiança, CRB, Santa Cruz e +1 (Cordino ou Treze).
  • Grupo B: ABC, Ferroviário, Globo e Vitória.
  • Grupo C: Altos, Bahia, Botafogo-PB e +1 (Itabaiana ou Náutico).
  • Grupo D: Ceará, CSA, Salgueiro e Sampaio Corrêa.

 

Fase preliminar da Copa do Nordeste de 2018

  • Terça-feira, 15 de agosto, 21h00: Parnahyba 0x1 CSA
  • Quarta-feira, 16 de agosto, 20h30: Fluminense-BA 1×1 Globo
  • Terça-feira, 22 de agosto, 21h00: CSA 4×0 Parnahyba
  • Quinta-feira, 24 de agosto, 21h00: Globo 2×0 Fluminense-BA
  • Quinta-feira, 04 de janeiro, 21h00: Cordino x Treze – palpite: Treze.
  • Segunda-feira, 08 de janeiro, 21h00: Itabaiana x Náutico – palpite: empate.
  • Quinta-feira, 11 de janeiro, 21h00: Treze x Cordino – palpite: Treze.
  • Sábado, 13 de janeiro, 17h00: Náutico x Itabaiana – palpite: Náutico.

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar