NBB

NBB vive noite histórica com a estreia de Anderson Varejão no Flamengo

Anderson Varejão Flamengo
Foto: Staff Images / Flamengo

Pivô atua pela primeira vez no clube carioca, e justamente diante da sua torcida: duelo será às 20h30 (de Brasília), contra o Campo Mourão                 

Está tudo pronto para o NBB receber aquele que talvez seja o reforço de maior peso de toda a sua história. Já devidamente adaptado ao Rio e ao basquete brasileiro, o pivô Anderson Varejão vai jogar pela primeira vez pelo Flamengo nesta quinta (1º), às 20h30 (de Brasília), na Arena Carioca 1, com transmissão ao vivo pelo Facebook. O adversário vai ser o time de Campo Mourão, apenas o 13º na tabela, e que vem de duas derrotas seguidas. O Flamengo, por sua vez, lidera o NBB com um aproveitamento de 86,7% de vitórias.

Varejão, não é exagero dizer, é um dos grandes nomes do basquete brasileiro em todos os tempos. Jogador com passagem marcante pelo Cleveland Cavaliers, ele chegou a atuar também pelo Golden State Warriors, equipe que lhe deu o anel de campeão pelo título da última temporada. Varejão também tem longa história na seleção brasileira, com participações no Mundial de 2010 e na Olimpíada de 2012.

Anderson está com 35 anos e certamente vai ajudar demais o Flamengo com a sua experiência. O time já está numa fase quase impossível de ser melhorada. O Rubro-Negro vem de oito vitórias seguidas e é apontado por todos como o grande favorito ao título. Não é para menos. A equipe já conta com atletas rodados e de ótimo nível, como Marquinhos e Marcelinho Machado, e a chegada de Varejão vai deixar o Fla ainda mais candidato a erguer a taça da maior competição nacional do basquete.

Outro grande ponto a favor que a equipe tem é o comando discreto e eficiente do técnico José Neto, que está à frente do clube desde 2012 e é dos treinadores mais respeitados do país. Ninguém descarta que ele assuma a seleção em um futuro não tão distante.

Nada distante também é o seu próximo grande desafio: o Flamengo vai fazer um duelo de líderes contra o Paulistano, segundo colocado no NBB, neste sábado (3). A partida será de novo na Arena Carioca 1.

 

Virada histórica

O NBB está interessante não apenas entre os primeiros colocados, mas também na parte intermediária da tabela. E o jogaço da noite desta quarta (31) entre o Basquete Cearense e o Vitória provou que o basquete brasileiro vive dias realmente empolgantes.

O jogo foi extremamente equilibrado, o que já era previsto de antemão porque o Vitória e o Basquete Cearense estão colados na tabela, em oitavo e nono, respectivamente.  O final foi histórico, e o Basquete Cearense comandado por Alberto Bial conseguiu uma vitória por 78×77, para delírio da torcida.

O Basquete Cearense perdia por cinco pontos a 27 segundos do final, e os últimos lances demonstraram um pouco de tudo: faltas flagrantes, lances livres, brigas por rebotes e uma atuação decisiva do pivô Leozão, que anotou os últimos pontos para deixar a sua equipe na frente do placar.

A virada só foi possível também pelas falhas de lances livros do pivô Murilo, do Vitória. Ele teve duas tentativas para fazer a sua equipe vencer a partida ou ao menos levá-la para a prorrogação, mas ele errou quando não podia e permitiu a recuperação do Basquete Cearense, que agora vai se animar com este triunfo na briga por uma vaga nos playoffs, algo que seria bastante comemorado pela equipe.

Os cinco primeiros do NBB no começo da 14ª semana de jogos são, pela ordem, Flamengo, Paulistano, Mogi, Franca e Bauru. Os demais cinco times que vêm atrás brigam por três vagas para atingir os mata-matas. O Pinheiros está em sexto, seguido pelo Caxias e pelo Vitória – todos têm nove vitórias. Um pouco mais atrás estão Basquete Cearense e Minas Tênis Clube, com oito e sete triunfos, respectivamente.

A fase de classificação do NBB tem um total de 22 semanas de jogos e termina no dia 27 de março, com os playoffs começando logo a seguir. Embora haja grande favoritismo do Flamengo, o NBB jamais teve tantas equipes com tão bons jogadores. Está tudo indefinido. Convém não escolher ninguém como campeão antes da hora.

 

Jogos da 14ª semana da temporada regular do NBB 2017/2018

Quinta-feira, 1º de fevereiro

  • 19:00 – Minas x Paulistano – Palpite: Paulistano
  • 19:30 – Pinheiros x Botafogo – Palpite: Pinheiros
  • 20:00 – Mogi x Vasco – Palpite: Mogi
  • 20:30 – Flamengo x Campo Mourão – Palpite: Flamengo 

Sexta-feira, 2 de fevereiro

  • 20:00 – Bauru x Caxias do Sul – Palpite: Bauru
  • 20:10 – Franca x Joinville – Palpite: Franca

Sábado, 3 de fevereiro

  • 14:00 – Flamengo x Paulistano – Palpite: Flamengo
  • 17:00 – Pinheiros x Vasco – Palpite: Pinheiros
  • 18:00 – Liga Sorocabana x Botafogo – Palpite: Liga Sorocabana