NBA

NBA Summer League pega fogo com um Lakers x Cavs em plena semifinal

LeBron do Lakers
Foto: Ethan Miller/Getty Images

LeBron James se integra à sua nova equipe em competição amistosa e demonstra ânimo com o que está por vir – e é bom que os Warriors se preparem desde já…                            

Há pouco mais de um ano, LeBron James esteve, como quem não queria nada, acompanhando uma partida do Los Angeles Lakers em Las Vegas durante a Summer League, a Liga de Verão que serve para as equipes começarem a definir a sua próxima temporada. A então estrela angelina era Lonzo Ball, que se aprontava para fazer a sua estreia. Neste sábado (15), já como jogador dos Lakers – e até trajando um calção da sua nova equipe -, o Rei do Basquete conferiu de perto o desempenho da equipe e não se decepcionou com o que viu: os Lakers venceram o Detroit Pistons por 101×78 e garantiu uma vaga na semifinal da competição amistosa que terá os seus finalistas conhecidos na noite desta segunda-feira (16).

 

Lakers x Cavs logo de cara

Parece brincadeira, mas o adversário dos Lakers nesta semifinal vai ser justamente o Cleveland Cavaliers, a ex-equipe de LeBron. O Rei não vai entrar em quadra e a sua presença vai servir para encorajar os novos colegas e para cumprimentar Tyronn Lue, técnico dos Cavs, com quem foi visto conversando no último final de semana e com quem tem uma boa relação.

LeBron tem motivos para olhar para a sua equipe com ânimo, em que pese as escalações da Summer League demonstrarem pouco do que vai vir a ser a temporada em si. Nesta Summer League, até como prova do verdadeiro salto de ânimo que a chegada de LeBron representa, os Lakers estão invictos, com cinco vitórias nas cinco partidas disputadas, algo muito diferente do que a equipe deixou como impressão nos últimos anos, com desempenhos cada vez mais distantes do playoff.

A grande atuação da equipe ficou por conta de Josh Hart, de 23 anos, que está se confirmando como um ala de boa eficiência. Ele disputou 63 partidas na temporada passada e está provando que pode ser uma peça interessante para a equipe com a chegada de LeBron. Diante dos Pistons, os Lakers abriram 33×14 logo no primeiro quarto, com uma contribuição total de Hart de 18 pontos e 4 assistências nos 22 minutos em que esteve em quadra. Outros destaques? O veterano pivô Jeff Ayres, campeão em 2014 com os Spurs, com 10 pontos e 10 rebotes, e a escolha 47 deste Draft, o ucraniano Sviatoslav Mykhailiuk, com 19 pontos.

 

E os Cavs sem o Rei?

Toda a NBA espera uma grande queda por parte do Cleveland Cavaliers, que ainda não cobriu a saída de LeBron James com nenhuma contratação de impacto. Com este posto vago e escancarado, quem está encontrando espaço para mostrar um bom basquete é Collin Sexton, de apenas 19 anos, que pode ser um estreante de grande interesse nesta temporada.

Ele levou um golpe no olho e ainda assim obteve 18 pontos, 3 rebotes e 6 assistências, conseguindo bons números porque o pivô croata Ante Zizic ganhou uma folga para torcer por sua seleção na decisão da Copa do Mundo. A vitória final dos Cavs na partida das quartas de final foi contra o Toronto Raptors, e a partida terminou 82×68.

Os levantamentos dos números de Sexton nesta Summer League são interessantes: 5-1 em vitórias, 18,3 pontos, 3,7 rebotes e 3,7 assistências, com uma efetividade de 43,3% de arremessos de quadra. Outro bom nome dos Cavs na vitória sobre o Toronto foi John Holland, autor de 23 pontos e 4 cestas de três pontos.

 

Outros destaques

O Portland Trail Blazers está invicto nesta Summer League, repetindo a campanha 100% dos Lakers. A vitória da equipe na partida das quartas foi contra o Boston Celtics, por 95×80. O grande nome dos Blazers foi John Jenkins, número 23 do Draft de 2012, que registrou 25 pontos e um notável 9/12 nos arremessos de perímetro. As duas escolhas do Portland no atual Draft (Anfernee Simmons, número 24, y Gary Trent Jr., 37) ficaram no banco – cada um respondeu por oito pontos.

Pelo Memphis Grizzlies – o outro semifinalista, depois de bater o Philadelphia 76ers por 82×73 -, segue em alta a condição de futura estrela do pivô Jaren Hackson Jr. Ele demonstrou força e domínio de garrafão ao terminar a partida com 14 pontos, 8 rebotes e 4 tocos em menos de 20 minutos em quadra.

Os vencedores das semifinais se enfrentam em Las Vegas na decisão da NBA Summer League ainda nesta terça-feira (17), às 22h (de Brasília).

 

NBA Summer League – semifinais

Segunda-feira, 16 de julho

  • 20:30 – Los Angeles Lakers x Cleveland Cavaliers – Palpite: Lakers
  • 22:30 – Portland Trail Blazers x Memphis Grizzlies – Palpite: Trail Blazers