NBA

NBA: Será que Russell Westbrook vai conseguir repetir o seu ‘triplo-duplo’ de média?

Foto: B51/Mark Brown/Getty Images

Craque do Oklahoma City Thunder tem temporada regular mais discreta que a do ano passado, mas ainda assim exibe números espantosos

Os times brigam contra a exaustão neste encerramento de temporada regular da NBA, mas um jogador em especial tem todos os motivos do mundo para olhar para esses jogos finais com o máximo da sua energia. Estamos falando de Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, que está prestes a cravar seu nome (ainda mais) na história da NBA.

Ninguém, até hoje, terminou a temporada regular duas vezes seguidas com médias acima dos dois dígitos. Westbrook tem boas chances de conseguir. Resta uma única partida para que ele obtenha o feito – será nesta quarta (11), em casa, às 21h (de Brasília), diante do Memphis Grizzlies, o segundo pior time da Conferência Oeste. Barbada.

 

Revirando os livros de história

Westbrook terminou a temporada regular do ano passado com as seguintes médias: 31,6 pontos, 10,7 rebotes e 10,4 assistências por partida. Ele foi o primeiro desde Oscar Robertson, em 1962, a obter o “triplo-duplo” de média.

E esses 55 anos de diferença para a última marca, quem diria, viraram absolutamente nada nas mãos de Westbrook.

Ele tem até aqui os seguintes números na temporada regular: 25,6 pontos, 10,1 assistências e 9,9 rebotes por jogo. Surpreendente.

Russell abriu a semana precisando de 34 rebotes e 12 assistências para garantir as suas médias de dois dígitos. Na noite desta segunda (9), ele mostrou que sua performance realmente não tem barreiras. O Oklahoma venceu o Heat em plena Miami por 115×93, com 23 pontos, 18 rebotes e 13 assistências por sua conta.

Ou seja: a quantidade de assistências já foi atingida – a de pontos, obviamente, também. Westbrook agora precisa de “só” 16 rebotes ante o Memphis no fechamento da temporada regular para obter este feito que é, sem nenhuma dúvida, um dos mais impressionantes da NBA nos últimos tempos.

De boa campanha da metade para o fim da temporada regular, o Thunder ainda está com um asterisco em sua participação nos playoffs. O time soma até aqui 47 vitórias, ocupando a sétima colocação no Oeste. Há a necessidade de ganhar a partida final para conservar a colocação e suportar a pressão das equipes que vêm logo atrás, casos de Minnesota Timberwolves e Denver Nuggets, na oitava e nona posições.

Hoje, o mais provável é que Thunder e Wolves avancem ao pós-temporada e o Denver realmente fique pelo caminho. Mas a quarta-feira (11) promete ser de arrepiar com o Nuggets x Wolves em Denver para decidir quem vai ocupar a vaga final no Oeste.

 

E a briga pelos playoffs?

Como estamos a apenas dois dias do encerramento da insana série de 82 jogos que cada time precisa cumprir na temporada regular, convém olhar para as duas conferências para atualizar o que ocorre em cada uma delas neste momento decisivo.

No Leste, há pouco a definir. A liderança e a segunda colocação já têm donos: Toronto Raptors e Boston Celtics, respectivamente, com 59 e 54 vitórias. A terceira posição está em aberto e envolve Cleveland Cavaliers e Philadelphia 76ers, empatados com 50 resultados positivos. O quinto colocado é o Indiana Pacers, com 48 triunfos, seguido por Milwaukee Bucks (44), Miami Heat (43) e Washington Wizards (42). A indefinição entre os três não ocorre logo abaixo. O nono colocado, o Detroit Pistons, já está eliminado.

A Conferência Oeste está mais embolada nas últimas vagas. A liderança, confortável, é do Houston Rockets, com 64 vitórias, seguido do Golden State Warriors, com 58. Daí por diante, tudo indefinido. O terceiro colocado hoje é o Portland Trail Blazers, com 48 triunfos, seguido de Utah Jazz, New Orleans Pelicans, San Antonio Spurs e Oklahoma City Thunder, que somam 47 vitórias cada um em uma paridade que vai do terceiro até o sétimo lugar. Como citamos, Minnesota Timberwolves e Denver Nuggets vêm logo atrás, em oitavo e nono, com 46. Vai ser de arrepiar.

 

Jogos da temporada regular da NBA 2017/2018

Segunda-feira, 9 de abril

  • Detroit Pistons 98×108 Toronto Raptors
  • Brooklyn Nets 114×105 Chicago Bulls
  • Miami Heat 93×115 Oklahoma City Thunder
  • New York Knicks 109×123 Cleveland Cavaliers
  • Minnesota Timberwolves 113×94 Memphis Grizzlies
  • Milwaukee Bucks 102×86 Orlando Magic
  • San Antonio Spurs 98×85 Sacramento Kings
  • Denver Nuggets 88×82 Portland Trail Blazers
  • Los Angeles Clippers 100×113 New Orleans Pelicans

Terça-feira, 10 de abril

  • 20:00 – Indiana Pacers x Charlotte Hornets – Palpite: Hornets
  • 20:30 – Atlanta Hawks x Philadelphia 76ers – Palpite: 76ers
  • 21:00 – Washington Wizards x Boston Celtics – Palpite: Celtics
  • 21:30 – Dallas Mavericks x Phoenix Suns – Palpite: Mavs
  • 22:00 – Utah Jazz x Golden State Warriors – Palpite: Warriors
  • 23:30 – Los Angeles Lakers x Houston Rockets – Palpite: Rockets