NBA

NBA: Houston Rockets vence o Golden State Warriors em partida épica e empata a final do Oeste em 2-2

James Harden Houston Rockets v Golden State Warriors
Foto: Ezra Shaw/Getty Images

James Harden brilha e comanda virada do Houston em um último quarto que já está na história: placar de 95×92 comprova que a série está muito viva                       

Quem gosta de NBA e viu o Golden State Warriors x Houston Rockets que terminou nas primeiras horas desta quarta-feira (23) deve estar tão esgotado quanto os jogadores. Foi um jogo alucinante e que superou todas as expectativas.

Provando que não é “fogo de palha”, James Harden fez cara de mau, jogou como MVP, anotou 30 pontos e liderou o ataque dos Rockets que descontou uma vantagem de 10 pontos em favor dos Warriors no último período em plena Oracle Arena. Ninguém parecia acreditar no 95×92 em favor dos vermelhos e brancos. O fabuloso Golden State foi batido em casa da maneira mais limpa possível – “fair and square”, como dizem os americanos.

 

Mando de quadra recuperado

Derrotado em sua casa no Jogo 1, o Houston conseguiu igualar a série e determinar que a decisão será de novo em seus domínios. A partida cinco vai ocorrer no Toyota Center nesta quinta (24) – e o local é o mesmo de um eventual Jogo 7 já marcado para a próxima segunda-feira (28). Ou seja: Harden e seus companheiros estão a duas vitórias como mandante de chegar a uma decisão de NBA que não atingem desde 1995.

Reduzir a façanha apenas a James Harden é injusto.

Chris Paul também teve papel fundamental e cravou 27 pontos. Outro nome de impacto foi Eric Gordon, que chegou a 14 e foi responsável pela cesta de três a 2min27s do fim que decretou o 94×89 que acabou sendo decisivo no placar dali por diante.

Vale a pena ampliar o que aconteceu nos instantes finais. Os Warriors terminaram o terceiro quarto com dez pontos de vantagem (80×70) e abriram a parcial decisiva com mais dois pontos, livrando doze (82×70). A partir daí, os Rockets começaram a impor a sua melhor defesa de todo o playoff, e os Warriors simplesmente desapareceram. Stephen Curry? Principalmente. Ele marcou 17 pontos no terceiro período e depois foi anulado da maneira mais contundente desta série. Fechou a última parcial com minguados três pontos anotados. Kevin Durant tampouco resolveu as coisas: anotou só seis pontos nos últimos 12 minutos.

A virada dos Rockets ocorreu a 5min22 do final com uma bola de dois de Trevor Ariza, que livrou o 87×86. O final foi mesmo trepidante. A 0s5 do estouro do cronômetro, Chris Paul anotou os dois lances livres que decretaram a vantagem final e o fim da ilusão de vitória dos Warriors. Que jogaço!

 

Méritos de D’Antoni

A festa do Houston contou com uma alegria toda especial do técnico Mike D’Antoni, que não cabia em si de tamanha euforia com o seu “nó tático” em Steve Kerr. “Reagimos na hora certa. Jogamos muito bem na defesa e no ataque nos momentos decisivos”, comemorou, quase sem voz, para logo depois cair na realidade. “Ainda não conquistamos nada, mas conseguimos empatar a série e recuperar o que havíamos perdido”, analisou.

O detalhe mais incrível de todos é que o Golden State perdeu em casa pela primeira vez em um playoff depois de 16 partidas seguidas ganhando como mandante.

“Sofremos um bloqueio no ataque no fim do jogo, e isso permitiu que os Rockets aproveitassem a oportunidade para conseguir a vitória. Agora são eles que têm a vantagem de decidir em casa, e precisamos tentar que isso mude já a partir da próxima partida.”

Os batimentos ainda estão bem altos por este fantástico Jogo 4, então qualquer previsão para o Jogo 5 resvala na emoção recém-vivida. Mas não vamos fugir do assunto: jogando com a raça deste histórico final, o Houston abre sim o 3-2 que pode ser realmente decisivo.

E você? Como enxerga o restante desta série? Opine, discorde, comente!

 

Jogos das finais da Conferência Oeste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Houston Rockets 106×119 Golden State Warriors (0-1) 

Jogo 2 

  • Houston Rockets 127×105 Golden State Warriors (1-1) 

Jogo 3 

  • Golden State Warriors 126×85 Houston Rockets (2-1) 

Jogo 4 – Terça-feira, 22 de maio 

  • Golden State Warriors 92×95 Houston Rockets (2-2) 

Jogo 5 – Quinta-feira, 24 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors – Palpite: Rockets 

Jogo 6 – Sábado, 26 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 7 (se necessário) – Segunda-feira, 28 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors

Jogos das finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Boston Celtics 108×83 Cleveland Cavaliers (1-0) 

Jogo 2 

  • Boston Celtics 107×94 Cleveland Cavaliers (2-0) 

Jogo 3 

  • Cleveland Cavaliers 116×86 Boston Celtics (1-2) 

Jogo 4 – Segunda-feira, 21 de maio 

  • Cleveland Cavaliers 111×102 Boston Celtics (2-2) 

Jogo 5 – Quarta-feira, 23 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers – Palpite: Cavs 

Jogo 6 – Sexta-feira, 25 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 7 (se necessário) – Domingo, 27 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers