UFC

Luta entre Ronaldo Jacaré e Kelvin Gastelum é confirmada para o UFC Rio

Foto: Divulgação/UFC

Mais um astro do MMA brasileiro foi confirmado para o UFC 224, que acontece no dia 12 de maio, no Rio de Janeiro. Depois de Vitor Belfort e Lyoto Machida, agora é a vez de Ronaldo Jacaré ser escalado para o show que já promete ser de grande apelo. O peso-médio encara o americano Kelvin Gastelum no card principal do evento. Um combate entre tops da divisão até 83,9kg que pode definir o próximo desafiante ao cinturão da categoria. A informação foi confirmada pelo UFC de forma oficial via redes sociais.

Jacaré é o atual número dois na divisão dos médios. Ele só fica atrás de Yoel Romero (número um) e Robert Whittaker, atual campeão da divisão. Depois de ficar quase um ano parado após a derrota para Whittaker, Jacaré retornou ao octógono em janeiro e nocauteou Derek Brunson de forma espetacular pela luta principal do UFC Fight Night Charlotte. Esse triunfo deu um brilho imediato ao lutador, que não perdeu muitas posições no ranking durante o tempo que esteve fora de atividade. É uma grande chance de Jacaré se confirmar como próximo desafiante ao título contra o vencedor de Whittaker x Romero pelo título.

Para Gastelum, também é uma chance de se colocar em posição de desafiante. Embora seja o quinto colocado no ranking, ele vem de vitória expressiva. Em novembro, pelo UFC Fight Night China, o americano nocauteou o ex-campeão Michael Bisping de forma brutal. O problema é que antes disso ele fora finalizado por Chris Weidman. Então ele precisa de um novo triunfo contra um top da divisão para se colocar à disposição de uma disputa de título dos médios.

Jacaré é o favorito, na minha opinião. O brasileiro tem mais pegada, bate duro, e é um fenômeno no jiu-jitsu. Ele tem mais armas para vencer a luta, mas é bom ficar atento. Gastelum não é bobo, tem nocauteado a maioria de seus rivais, e se encaixar um golpe poderoso, pode sim derrubar e nocautear Jacaré. O brasileiro precisa de uma estratégia consciente para que isso não aconteça. Ter calma, ser inteligente e dar o bote (sem trocadilho) no momento certo para superar o rival.

Para completar, é bom exaltar o confronto. Jacaré x Gastelum é uma luta que tem tudo para ser de altíssimo nível. Um brilho a mais para o UFC Rio, que terá Lyoto Machida Vs Vitor Belfort na luta principal e vive a expectativa da confirmação oficial da defesa de cinturão de Amanda Nunes contra Raquel Pennington pelo peso galo feminino. Aos poucos, o Ultimate mostra o quanto valoriza essa edição que acontece no dia 12 de maio. Bom para o Brasil, bom para o Rio de Janeiro.