Liga Europa

Liga Europa: Chelsea, Milan e Bayern Leverkusen estreiam fora de casa, mas despontam como favoritos

Eden Hazard do Chelsea
Foto: Marc Atkins/Getty Images

Juntamente com Arsenal e Sevilla, equipes aparecem entre as mais cotadas para a conquista do título

A fase de grupos da Liga Europa começa nesta quinta-feira (20), e teremos bola rolando para 24 partidas pelos quatro cantos do Velho Continente. Entre as equipes que estarão em campo, três favoritos ao título farão suas estreias fora de casa. Às 13:55 (horário de Brasília), o Chelsea enfrenta o PAOK na Grécia. Já o Milan, deve encontrar um pouco mais de facilidade no duelo contra o F91 Dudelange, que acontece às 16 horas, em Luxemburgo. No mesmo horário, o Bayer Leverkusen mede forças com os búlgaros do Ludogorets Razgrad, time treinado pelo brasileiro Paulo Autuori.

Confira os prognósticos para as três pelejas e fique por dentro do que vem por aí no segundo torneio mais importante do futebol europeu.

PAOK x Chelsea

Em sua estreia pela Liga Europa, o Chelsea tentará reproduzir o bom futebol que até aqui o coloca na liderança da Premier League, com 100% de aproveitamento nas primeiras cinco rodadas. O próprio técnico Maurizio Sarri reconhece, no entanto, que os Blues encontram-se em um patamar inferior ao de Liverpool e Manchester City, os principais candidatos ao título inglês, o que aumenta a importância da competição continental no planejamento do clube para a temporada.

O PAOK, por seu turno, iniciou sua trajetória nas fases preliminares da Liga dos Campeões, e depois de muito nadar, acabou morrendo na praia na rodada de playoffs, o último estágio antes da fase de grupos. Os gregos vinham bem até cruzarem com o Benfica. Em seu primeiro compromisso, despacharam o Basel com um placar agregado de 5×1. O adversário seguinte foi o Spartak Moscou, que deu um pouco mais de trabalho, mas a classificação aconteceu graças à uma vitória em casa por 3×2. Contra os portugueses, porém, a equipe sofreu um apagão na segunda partida, e depois de segurar um empate em 1×1 em casa, acabou goleado pelo placar de 4×1.

Os Blues, que conquistaram o título da competição na temporada 2012-2013, contam com um elenco bem mais estrelado, e devem impor o peso de sua camisa para retornar de Atenas com três pontos na bagagem. Arrisco um placar de 2×0 para o Chelsea.

F91 Dudelange x Milan

O Milan ainda não conseguiu empolgar nos três jogos disputados pelo Campeonato Italiano, e em seu último compromisso, não saiu de um empate em 1×1 com o Cagliari. No entanto, diante de um adversário modesto como o F91 Dudelange, a expectativa é por uma estreia com o pé direito na Liga Europa.

O técnico Gennaro Gattuso será obrigado a promover mudanças no time com vistas ao duelo contra o Atalanta no próximo domingo, e um dos mais cotados para estar em campo é o zagueiro Mattia Caldara, contratado na última janela de transferências. A dupla titular formada por Alessio Romagnoli e Mateo Musacchio tem sido alvo de críticas, e o estreante, de 24 anos, com passagens por Juventus, Atalanta e seleção italiana, tem boas chances de se firmar.

O F91 Dudelange foi eliminado pelo MOL Vidi, com um placar agregado de 3×2, ainda na primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Na Liga Europa, passou apertado pelo Drita e pelo Légia Varsóvia, e teve seu grande momento na rodada de playofs, quando venceu duas vezes os romenos do CFR Cluj para carimbar seu passaporte para a fase de grupos.

O Rossoneri não deve enfrentar grandes dificuldades, e acredito até que possa construir um placar elástico em Luxemburgo. Meu palpite é que o Milan vence por 3×0.

Ludogorets Razgrad x Bayer Leverkusen

O Bayern Leverkusen figura entre os cinco clubes mais cotados para conquistar o título na avaliação das casas de apostas, mas para chegar lá, precisará apresentar um futebol bem superior ao das rodadas iniciais da Bundeliga. O time não somou um ponto sequer nos três primeiros jogos, sofreu oito gols e marcou apenas dois. A pressão é enorme sobre o técnico Heiko Herrlich, que já tem a sua permanência questionada.

Comandado pelo brasileiro Paulo Autuori, o Ludogorets Razgrad, atual campeão da Copa da Búlgária, pinta como azarão, mas tem chance de aprontar para cima dos alemães. Desde o final de 2010, o clube pertence ao milionário Kiril Domuschiev, que com uma generosa injeção de capital possibilitou a conquista de cinco títulos nacionais, além da participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2014/2015. O Ludogorets chega motivado pela goleada por 4×0 sobre o Torpedo Kutaisi, e deverá travar uma briga interessante com o Zürich pela segunda vaga do Grupo A.

Acredito no triunfo do Leverkusen, mas o jogo deve ser difícil. Arrisco o placar de 1×0.

Jogos da 1ª rodada da fase de grupos da Liga Europa

Quinta-feira, 20 de setembro
  • 13:55 – PAOK (Grécia) x Chelsea (Inglaterra)
  • 13:55 – Akhisar Belediyespor (Turquia) x Krasnodar (Rússia)
  • 13:55 – Olympique de Marseille (França) x Eintracht Frankfurt (Alemanha)
  • 13:55 – Dínamo de Kiev (Ucrânia) x Astana (Cazaquistão)
  • 13:55 – MOL Vidi (Hungria) x BATE Borisov (Bielorrússia)
  • 13:55 – Sevilla (Espanha) x Standard Liège (Bélgica)
  • 13:55 – Besiktas (Turquia) x Sarpsborg 08 (Noruega)
  • 13:55 – Racing Genk (Bélgica) x Malmö (Suécia)
  • 13:55 – Villarreal (Espanha) x Rangers (Escócia)
  • 13:55 – Rapid Wien (Áustria) x Spartak Moscou (Rússia)
  • 13:55 – Rennes (França) x Jablonec (República Tcheca)
  • 13:55 – Lazio (Itália) x Apollon Limassol (Chipre)
  • 16:00 – Sporting (Portugal) x Qarabağ (Azerbaijão)
  • 16:00 – Celtic (Escócia) x Rosenborg (Noruega)
  • 16:00 – Slavia Praga (República Tcheca) x Bordeaux (França)
  • 16:00 – Arsenal (Inglaterra) x Vorskla Poltava (Ucrânia)
  • 16:00 – Spartak Trnava (Eslováquia) x Anderlecht (Bélgica)
  • 16:00 – F91 Dudelange (Luxemburgo) x Milan (Itália)
  • 16:00 – Copenhague (Dinamarca) x Zenit (Rússia)
  • 16:00 – AEK Larnaca (Chipre) x Zurique (Suíça)
  • 16:00 – Dinamo Zagreb (Croácia) x Fenerbahçe (Turquia)
  • 16:00 – Ludogorets Razgrad (Bulgária) x Bayer Leverkusen (Alemanha)
  • 16:00 – RB Leipzig (Alemanha) x Red Bull Salzburg (Áustria)