Brasileirão Série D

Jogos do final de semana têm peso de Copa do Mundo para os 16 times sobreviventes da Série D

Altos
Foto: Divulgação/Facebook Oficial Associação Atlética de Altos

Único a vencer fora de casa nas partidas de ida, Manaus tem a situação mais confortável das oitavas-de-final

Os jogos de ida das oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D, em sua maioria, trouxeram bons resultados para os times mandantes. Linense, Treze, Imperatriz e Brasiliense levaram a melhor sobre Novorizontino, Iporá, Moto Clube e Campinense, enquanto os duelos entre São José e Tubarão, Altos e Ferroviário e Caxias e Uberlândia terminaram empatados. O Manaus foi o único time a vencer fora de casa, por 2×1, contra o Rio Branco-AC.

As partidas de volta acontecem a partir deste sábado (23), e com todos os confrontos em aberto, as 16 equipes ainda se permitem sonhar com o acesso.

 

Sábado terá tira-teimas entre São José x Tubarão e Altos x Ferroviário

Um dos jogos mais aguardados destas oitavas-de-final abrirá a rodada, no sábado, às 15 horas. São José e Tubarão, os dois melhores times da fase de grupos, não foram além de um empate em 1×1 em Santa Catarina, e chegam em pé de igualdade para a decisão no Passo D’Areia. Os gaúchos iniciaram a partida de ida com uma proposta mais cautelosa, mas foram obrigados a sair para o jogo depois que Fio abriu o placar, aos 24 minutos do primeiro tempo. O gol de empate aconteceu por intermédio de Márcio Jonatan, aproveitando falha de Belliato, aos 28 da etapa complementar. Por jogar em casa, o São José conta com um ligeiro favoritismo.

O duelo entre Altos e Ferroviário, que começa às 16 horas, também não começa com vantagem para nenhum dos dois lados. Os times fizeram campanhas parecidas até aqui, e a partida de ida, no Castelão, também terminou empatada em 1×1. O Ferrão saiu na frente no primeiro tempo com um gol de Juninho Quixadá, e tudo levava a crer que manteria a vantagem até o apito final. No entanto, Manoel calou os cerca de 1200 torcedores ao marcar um golaço de fora da área, e deixar o placar empatado, aos 41 minutos da etapa complementar. A exemplo do São José, o Altos é o mais cotado para seguir na disputa.

O Manaus, que venceu o Rio Branco-AC fora de casa, é o time que tem situação mais confortável na briga por uma das vagas nas quartas-de-final. Em um jogo de poucas emoções, o time manauara abriu o placar no fim do primeiro tempo e cedeu o empate poucos minutos depois. Porém, conseguiu chegar à vitória com um gol de Rosssini aos 36 minutos da etapa final. No Estádio da Colina, o Manaus precisa apenas de um empate para avançar de fase. Qualquer vitória do Rio Branco por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. A partida acontece às 18 horas.

Se a partida do Acre foi morna, o mesmo não se pode dizer da batalha entre Linense e Novorizontino. No Gilbertão, o time visitante abriu o placar logo aos oito minutos, com Pereira, cobrando pênalti, mas cedeu o empate ainda no primeiro tempo. O Elefante voltou melhor do intervalo, e virou a partida. Mesmo com um jogador a menos após a expulsão de Adílson Goiano, o Novorizontino conseguiu deixar tudo igual novamente, mas foi castigado com um gol de Thiago Humberto aos 48 minutos. O Linense joga pelo empate no Felipão.

 

Outras três partidas acontecem no domingo

No domingão, o futebol começa às 15:15 com o embate entre Iporá e Treze no Ferreirão. Umas das grandes surpresas da primeira fase, o Iporá comprovou estar em declínio ao perder por 2×0 no Estádio Presidente Vargas. Jogando em casa, o Lobo Guará terá a difícil missão de reverter esta desvantagem, e entrará em campo na condição de azarão. Se der a lógica, a vaga deve ficar mesmo com o Treze.

Duas partidas acontecem às 16 horas.

No clássico maranhense, o Moto Clube precisará reunir forças para reverter a vantagem construída pelo Imperatriz com a vitória por 2×1 no Estádio Frei Epifânio. Em São Luís, o Cavalo de Aço terá a chance de vingar a derrota na decisão do Campeonato Estadual, podendo eliminar seu grande rival com um simples empate.

Em Caxias do Sul, o time da casa precisa vencer o Uberlândia para evitar a decisão por pênaltis. O Caxias esteve a um passo da vitória no Parque do Sabiá, saiu na frente ainda no primeiro tempo, e controlou bem a partida até os mineiros saírem para o abafa nos minutos finais. A estratégia dos anfitriões surtiu efeito, e um gol marcado por João Paulo deixou tudo em aberto para o jogo de volta. Os gaúchos têm um ligeiro favoritismo.

Segunda-Feira terá partida única entre Brasiliense e Campinense

Com um gol do zagueiro pentacampeão mundial Lúcio, o Brasiliense conquistou um grande resultado em casa contra o Campinense, que entrou na disputa como favorito depois de uma excelente campanha na primeira fase. O time paraibano agora precisará de toda a força de sua torcida, mas tem totais condições de reverter o resultado e buscar a classificação. A partida, que deve ter boa presença de público, acontece às 21:15, no Estádio Amigão.

Oitavas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série D – Jogos de volta

Sábado, 23 de junho

  • 15:00 – (1) São José x Tubarão (1)
  • 16:00 – (1) Altos x Ferroviário (1)
  • 18:00 – (2) Manaus x Rio Branco-AC (1)
  • 19:30 – (2) Novorizontino x Linense (3)

Domingo, 24 de junho

  • 15:15 – (0) Iporá x Treze (2)
  • 16:00 – (1) Moto Clube x Imperatriz (2)
  • 16:00 – (1) Caxias x Uberlândia (1)

Segunda-Feira, 25 de junho

  • 21:15 – (0) Campinense x Brasiliense (1)