Brasileirão Série A

Internacional pode assumir a terceira colocação do Campeonato Brasileiro se vencer o Ceará no Beira-Rio

Prognóstico do jogo entre Internacional x Ceará da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018.
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Grêmio e Atlético-MG tropeçaram no domingo, e o Colorado só depende de si para subir quatro posições na tabela

As derrotas de Grêmio e Atlético-MG deixaram o caminho livre para o Internacional terminar a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro na terceira colocação. Para isso, o Colorado precisa vencer o Ceará nesta segunda-feira (23), às 20 horas (horário de Brasília) no Beira-Rio. O Vozão chega embalado pelo triunfo sobre o Sport, o primeiro nos últimos três meses, e sob novo comando, espera emendar uma boa sequência para deixar a lanterna.

Confira nosso prognóstico para o duelo entre gaúchos e cearenses.

 

Resultados da rodada beneficiam o Internacional

Invicto há nove partidas, o Internacional ficou no empate com o Atlético-PR em seu primeiro compromisso após a Copa do Mundo, e viu o arquirrival Grêmio tomar o seu lugar no G-4. Neste domingo, os comandados de Renato Portaluppi foram derrotados por 1×0 pelo Vasco em São Januário, e estacionaram nos 23 pontos. Como o Atlético-MG também sucumbiu diante do Palmeiras, o Colorado poderá assumir a terceira colocação de forma isolada se vencer o Vozão. Em caso de empate, ficará com os mesmos 24 pontos do Cruzeiro, mas leva vantagem no saldo de gols.

As boas notícias para o técnico Odair Hellmann são os retornos do meia Patrick, que cumpriu suspensão no empate sobre o Atlético-PR, e do centroavante Leandro Damião, que já treina normalmente após se recuperar de um torcicolo. O capitão D’Alessandro também apresentou uma melhora em sua condição física, e deve começar a partida no banco. Por outro lado, o atacante Lucca estará impedido de atuar por ter levado o terceiro amarelo, e o zagueiro Moledo, que não vem treinando, é dúvida. Caso ele não tenha condições de jogo, o recém contratado Emerson Santos poderá ser uma opção.

 

Vozão pode deixar a lanterna

O clima ficou bem mais leve no CT Luis Campos após o fim da pausa para a Copa do Mundo. A vitória do Ceará sobre o Sport colocou um ponto final em um jejum que já se estendia por três meses, e abriu novas perspectivas para a equipe. Dois de seus três concorrentes diretos, Atlético-PR e América-MG, perderam no domingo, e com uma vitória no Beira-Rio o Alvinegro poderá deixar a lanterna nas mãos do Furacão.

As novidades do Vozão serão o meia Calyson e o volante Edinho, este último um grande conhecedor do clube gaúcho, que defendeu por seis temporadas. Os jogadores foram anunciados essa semana, tiveram suas documentações regularizadas, e devem começar no banco. Sem atletas contundidos ou entregues ao departamento médico, o técnico Lisca deve repetir a escalação da partida de quarta-feira.

Retrospecto de Internacional x Ceará

O Ceará leva uma boa vantagem no retrospecto contra o Internacional, especialmente em jogos disputados no Beira Rio, onde já acumula três triunfos consecutivos. O primeiro foi pelo Brasileirão de 2011, com um gol de Iarley, ídolo do clube Colorado. Em 2014, o duelo foi pela Copa do Brasil, e Ricardinho garantiu nos acréscimos a vitória do Vozão por 2×1. O time cearense acabaria se classificando ao vencer novamente, por 3×1, no Castelão. Pela Série B do ano passado, o Alvinegro voltou a levar a melhor pela contagem mínima, com um tento marcado por Elton. Ao todo, o Ceará contabiliza sete vitórias, contra quatro do Internacional e cinco empates.

Últimos jogos

  • 28/10/2017 – Internacional 0 x 1 Ceará
  • 11/07/2017 – Ceará 0 x 2 Internacional
  • 13/08/2014 – Ceará 3 x 1 Internacional
  • 30/07/2014 – Internacional 1 x 2 Ceará
  • 04/09/2011 – Ceará 1 x 1 Internacional
  • 28/05/2011 – Internacional 0 x 1 Ceará
  • 06/10/2010 – Ceará 1 x 0 Internacional
  • 18/07/2010 – Internacional 2 x 1 Ceará

Prováveis escalações

Internacional: Danilo Fernandes; Zeca, Danilo Silva, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nico López, D’Alessandro (Rossi) e Patrick; William Pottker (Damião). Técnico: Odair Hellmann

Ceará: Éverson; Arnaldo, Tiago Alves, Luiz Otávio e João Lucas; Richardson, Fabinho, Juninho e Reina; Éder Luís e Felipe Azevedo. Técnico: Lisca

Palpite

O Ceará tem aprontado constantemente para cima do Internacional nos últimos anos, e chegará à Porto Alegre com motivação total para tentar deixar a lanterna. No entanto, o time gaúcho atravessa seu melhor momento na temporada, conta com um elenco mais qualificado, e contará com o apoio da torcida, que espera ver seu time superar o arquirrival na tabela de classificação.

Meu palpite é que o Colorado leva a melhor pelo placar de 2×0 e recupera a hegemonia contra os cearenses atuando no Beira-Rio.

Jogos da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 21 de julho

  • 19:00 – Flamengo 2×0 Botafogo
  • 21:00 – São Paulo 3×1 Corinthians

Domingo, 22 de julho

  • 16:00 – Paraná 1×0 América-MG
  • 16:00 – Bahia 4×1 Vitória
  • 16:00 – Vasco 1×0 Grêmio
  • 16:00 – Sport 1×2 Fluminense
  • 19:00 – Palmeiras 3×2 Atlético-MG
  • 19:00 – Chapecoense 0x0 Santos

Segunda-feira, 23 de julho

  • 20:00 – Internacional x Ceará – Palpite: Internacional