Champions League

Hora da verdade na Champions: seis partidas definem as últimas vagas para a fase de grupos

Hakim Ziyech e Nicolas Tagliafico do Ajax
Foto: Cees van Hoogdalem/Soccrates/Getty Images

Ajax e PSV encaminharam suas classificações, mas Salzburg e Benfica devem encontrar dificuldades

O grupo dos 32 clubes que brigarão pelo título da Champions League ficará completo essa semana, quando acontecem as seis partidas de volta da rodada de playoffs. Na terça-feira (28), AEK e Ajax, que venceram os confrontos de ida, jogam pelo empate contra Videoton e Dínamo de Kiev. Dinamo Zagreb e Young Boys ficaram no 1×1 na Suíça, e deixaram tudo em aberto para o duelo da Croácia. Nas partidas da quarta-feira (29), somente o PSV larga em vantagem, já que venceu o BATE Borisov por 3×2 na Holanda. O RB Salzburg ficou no empate com o Estrela Vermelha, assim como o PAOK diante do Benfica. Os vencedores destes duelos carimbarão seus passaportes.

Confira os prognósticos e saiba quem são os mais cotados para garantir as seis últimas vagas no principal torneio de clubes do Velho Continente.

 

AEK Atenas x Videoton FC

No embate entre os campeões gregos e húngaros, o AEK, que já contava com um ligeiro favoritismo, teve sua vida facilitada com a expulsão do meia Huszti logo aos 22 minutos do primeiro tempo. Em vantagem numérica, os visitantes marcaram duas vezes, com Klonaridis e Bakasetas, mas este último também foi punido com um cartão vermelho, o que acabou reequilibrando as coisas. No fim, Lazovic anotou um gol que minimizou um pouco o prejuízo e colocou o Videoton novamente na briga.

O time húngaro já surpreendeu nas fases anteriores ao eliminar o Ludogorets Razgrad, de Paulo Autuori, e o Malmö, mas a missão será mais complicada desta vez. Podendo até perder por 1×0, o AEK jogará tranquilo, e com o apoio do seu torcedor, tem tudo para levar a melhor de novo.

 

Dínamo de Kiev x Ajax

O Ajax precisou de apenas 45 minutos para liquidar a fatura no duelo contra o Dínamo de Kiev em Amsterdam. Donny van de Beek, aos dois, Ziyech, aos 35, e Dusan Tadic, aos 43, anotaram os três tentos que fizeram a festa do torcedor local. Nem mesmo o gol de Kedziora para os visitantes, aos 15, chegou a assustar. O brasileiro Tchê Tchê, ex-Palmeiras, entrou nos minutos finais, mas não conseguiu evitar a derrota dos ucranianos.

Os holandeses agora são mais favoritos do que nunca, e estarão na fase de grupos mesmo se perderem por um gol de diferença no Estádio Olímpico de Kiev. O Ajax venceu seus últimos quatro jogos, enquanto o Dínamo de Kiev vem de uma derrota e um empate.

 

Dinamo Zagreb x BSC Young Boys

O duelo entre Dinamo Zagreb e BSC Young Boys coloca frente a frente duas equipes que atravessam ótima fase. Nos confrontos anteriores, os croatas não tomaram conhecimento do Hapoel Be’er Sheva e do Astana, chegando com muita autoridade ao último estágio antes da fase de grupos. Os suíços, por sua vez, lideram a Superliga, com 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas.

Em Berna, a partida começou em ritmo intenso. Aos dois minutos, Mbabu abriu o placar para os anfitriões. O Dinamo Zagreb empatou ainda no primeiro tempo, com Orsic, mas a reação parou por aí.

Em casa, os croatas são ligeiramente favoritos para vencer a partida e conquistar a vaga.

 

PSV Eindhoven x BATE Borisov

BATE Borisov e PSV fizeram o confronto mais emocionante dos playoffs no Borisov Arena. Os anfitriões saíram na frente, mas o time holandês chegou à virada no início do segundo tempo. Aos 43, Hleb deixou tudo igual novamente, e quando o empate parecia definitivo, o jovem Malen, de cabeça, deu números finais à disputa.

O PSV leva uma boa vantagem para o Philips Stadion, pois além de vencer, marcou três vezes no campo do adversário. Ao BATE Borisov, o único resultado que interessa é o triunfo por dois ou mais gols de diferença.

 

Red Bull Salzburg x Estrela Vermelha

Depois de um empate sem gols na Sérvia, o RB Salzburg espera manter seu bom retrospecto como mandante para carimbar o passaporte para a fase de grupos. Os Touros venceram as 10 últimas partidas disputadas na Red Bull Arena. Além disso, a fase é boa para o time austríaco, que na temporada passada chegou às semifinais da Liga Europa. O RB Salzburg lidera a Bundesliga da Áustria, com 100% de aproveitamento nas cinco primeiras rodadas.

Por outro lado, o Estrela Vermelha joga por qualquer empate com gols, o que é animador para uma equipe que balançou as redes em cinco das sete partidas disputadas até aqui.

Acredito em um triunfo dos Touros, mas esta disputa promete ser uma das mais equilibradas.

PAOK x Benfica

O Benfica pressionou o PAOK durante os 90 minutos da partida de ida, no Estádio da Luz. No entanto, foram os gregos que voltaram de Lisboa com um grande resultado.

Pecando demasiadamente nas finalizações, os Encarnados só conseguiram chegar ao gol através de um pênalti. Pizzi, o melhor jogador em campo, converteu para colocar os anfitriões em vantagem. Apesar da insistência, o segundo gol não saiu, e o castigo veio no segundo tempo, quando o egípcio Amr Warda deixou tudo igual.

Tudo que o PAOK precisa fazer para se classificar é não sofrer gols. Contudo, por toda a sua tradição, além da diferença de investimento, o Benfica segue como o mais cotado para seguir adiante.

Rodada de playoffs da Champions League – Jogos de volta

Terça-feira, 28 de agosto
  • 16:00 – AEK Atenas (Grécia) (2) x (1) Videoton FC (Hungria) – Palpite: AEK Atenas
  • 16:00 – Dínamo de Kiev (Ucrânia) (1) x (3) Ajax (Holanda) – Palpite: Ajax
  • 16:00 – Dinamo Zagreb (Croácia) (1) x (1) BSC Young Boys (Suíça) – Palpite: Dinamo Zagreb
Quarta-feira, 29 de agosto
  • 16:00 – PSV Eindhoven (Holanda) (3) x (2) BATE Borisov (Bielorrússia) – Palpite: PSV Eindhoven
  • 16:00 – Red Bull Salzburg (Áustria) (0) x (0) Estrela Vermelha (Sérvia) – Palpite: Red Bull Salzburg
  • 16:00 – PAOK (Grécia) (1) x (1) Benfica (Portugal) – Palpite: Benfica