Amistosos de seleções

Holanda x Inglaterra e França x Colômbia: o que esperar dos amistosos de sexta-feira?

Foto: AP Photo/Matt Dunham

Em meio a melancolia pela ausência na Copa do Mundo, holandeses iniciam reconstrução diante de um adversário que não terá sua principal estrela; jogo entre europeus e sul-americanos marca duelo entre Griezmann e Falcao García

Apresentamos hoje os embates de quatro forças mundiais que vivem situações distintas a três meses da Copa do Mundo na Rússia. O primeiro deles envolve a Holanda, que após dar vexame e não ir a Eurocopa de 2016, resolveu repetir a proeza de dois anos atrás e está fora do Mundial. Em processo de reconstrução, em meio a chegada do técnico Ronald Koemann, a Laranja Mecânica encara a Inglaterra, que desfalcada de Harry Kane, verá o seu técnico Gareth Southgate testar novas caras antes da convocação final. Já no Stade de France, temos um confronto entre a poderosa França, que busca provar a força de seu rico e jovem elenco, diante da Colômbia, que conta com uma arma – Radamel Falcao García – que conhece bem o rival. Confira as análises dos jogos de sexta-feira (23 de março).

 

Holanda x Inglaterra

O jogo entre Holanda e Inglaterra na Amsterdã Arena, ou também conhecida de Johan Cruyff Arena, marca a estreia de Ronald Koeman, ex-Everton, no comando da Laranja Mecânica. Em meio à crise pelas ausências na Eurocopa e Copa do Mundo, esta última após 16 anos, e envelhecimento do elenco, como Robin van Persie, Arjen Robben e Wesley Sneijder, o ex-jogador dos Mundiais de 1990 e 1994 inicia uma renovação da equipe.

E a principal peça deste projeto é o jovem Justin Kluivert, do Ajax, que é filho do goleador e um dos maiores ídolos do país Patrick Kluivert. Com ele e outras seis novas caras, como o goleiro Marco Bizot, o lateral-direito Hans Hateboer, os meias Ruud Vormer e Guus Til, e os atacantes Wout Weghorst e Steven Bergwijn, o novo treinador tenta colocar a seleção de volta ao trilho.

O problema é que a Holanda enfrentará um adversário que vive grande expectativa para a Copa do Mundo. A Inglaterra liderou com folga o Grupo F das Eliminatórias Europeias com 26 pontos em 30 possíveis. O ponto alto da seleção foi a defesa, que tomou apenas três gols em 11 partidas. Classificada diretamente para o Mundial, o English Team está no Grupo G, que conta com Bélgica, Panamá e Tunísia.

A grande questão do embate é saber como os ingleses irão se comportar Harry Kane. O artilheiro da Premier League com 24 gols sofreu lesão no tornozelo direito e só deve voltar em maio. Assim, o treinador Gareth Southgate deve testar alternativas, como Jamie Vardy, um dos principais responsáveis pelo surpreendente título do Leicester da PL há duas temporadas, Raheem Sterling, que vem ajudando o Manchester City a quebrar recordes em 2017/2018, e Danny Welbeck (Arsenal), uma das novidades da convocação.

 

Palpite 1

Com um time bastante imaturo e um novo treinador, a Holanda ainda precisará de tempo para entrosar e até colher os primeiros resultados. Mas isso não significa que a Laranja Mecânica irá perder logo mais. Isso porque do outro lado há uma Inglaterra bastante conservadora em seu modo de jogar, o que pode ajudar os mandantes. É por isso que o empate surge como melhor opção.

 

França x Colômbia

Já no Stade de France, a França pega a Colômbia tendo uma boa oportunidade para analisar a sua recheada e forte lista de atacantes. Com uma das gerações mais valiosas de sua história, os Le Blues apostam no técnico Didier Deschamps, campeão como jogador em 1998, para levá-los o bicampeonato. E ele confiará esta tarefa basicamente a três jogadores: Pogba, Antoine Griezmann e Mbappé, que são as principais armas de um setor ofensivo que conta com outros e importantes craques de grandes clubes europeus.

Depois de se classificar para a Copa em uma chave que tinha Holanda e Suécia e agora se encontrar no Grupo C do torneio da Rússia, ao lado de Peru, Dinamarca e Austrália, a França tenta manter o embalo de cinco vitórias nos últimos sete jogos.

Já na Colômbia, o objetivo é dar competitividade a um elenco que só alcançou um lugar na principal competição entre seleções na última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas – eles estão no Grupo H do Mundial, junto com Japão, Polônia e Senegal. Para isso, o técnico José Peckerman confia em Radamel Falcao García, jogador do Monaco e vasto conhecedor do país rival, e em James Rodríguez, camisa 10 da seleção e uma das estrelas do Bayern de Munique.

 

Palpite 2

A força ofensiva da Colômbia poderá até incomodar a França, mas o fato de os sul-americanos possuírem uma defesa instável, que tomou seis gols nas últimas cinco partidas, pode ser um fator decisivo para vitória dos Les Bleus.

 

Confira os amistosos preparatórios para a Copa do Mundo da Rússia 2018

Sexta-feira, 23 de março

  • 13:00 – Rússia x Brasil – Palpite: Brasil
  • 15:00 – Grécia x Suíça – Palpite: empate
  • 16:00 – Portugal x Egito – Palpite: empate
  • 16:30 – Sérvia x Marrocos – Palpite: Sérvia
  • 16:45 – Alemanha x Espanha – Palpite: Alemanha
  • 16:45 – Itália x Argentina – Palpite: Itália
  • 16:45 – Holanda x Inglaterra – Palpite: empate
  • 17:00 – França x Colômbia – Palpite: França
  • 18:00 – México x Islândia – Palpite: México
  • 18:00 – Peru x Croácia – Palpite: empate

Sábado, 24 de março

  • 14:00 – Suécia x Chile – Palpite: empate