Copa Africana das Nações

Há futuro depois da Copa do Mundo? Claro que sim! Teremos várias competições continentais!

Troféu da Copa América Centenário 2016
Foto: Ezra Shaw/Getty Images

Eurocopa e Copa América são os destaques de um calendário repleto de atrações

A Copa do Mundo, sobretudo na primeira fase, perdeu um pouco a graça porque os clássicos quase que sumiram devido ao aumento exagerado no número de participantes e pelas ausências de equipes tradicionais como Holanda e Itália. Nos certames continentais, os dérbis, as rivalidades são praticamente certos. Confira abaixo o calendário do futebol internacional.

 

Copa América de 2019

A Copa América de 2019 será disputada no Brasil entre 14 de junho e 07 de julho. Participam da competição os dez times afiliados à CONMEBOL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) e dois convidados da Confederação Asiática (Japão e Qatar).

As cidades-sede não estão definidas. Especula-se nos bastidores fazer um torneio enxuto, com curtas distâncias entre os estádios. A ideia original era fazer com que municípios que foram excluídos da Copa do Mundo recebessem estes jogos, sobretudo Belém, Campo Grande, Florianópolis e Goiânia. No entanto, as partidas devem acontecer mesmo em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

O Comitê Organizador Local tentou contar com dezesseis seleções na Copa América. Como temos Copa de Ouro da CONCACAF no ano que vem e a FIFA proíbe que um país jogue duas copas continentais no mesmo ano, Estados Unidos, México, Honduras e Costa Rica não poderiam vir. Outros convidados de fora das Américas deixaria a Copa América ainda mais bizarra do que já é contando com Japão e Qatar.

A data do sorteio dos grupos tampouco foi divulgada.

Em 2020, a Copa América acontecerá nos Estados Unidos.

 

Euro 2020

Entre 12 de junho e 12 de julho de 2020, a UEFA organiza sua primeira Eurocopa pan-europeia, sem sede fixa. Doze cidades de diferentes países organizarão os jogos, sendo que as semifinais e a final acontecem em Londres. Os municípios são os seguintes: Amsterdã (na Holanda), Baku (no Azerbaijão), Bilbao (na Espanha), Bucareste (na Romênia), Budapeste (na Hungria), Copenhague (na Dinamarca), Dublin (na Irlanda), Glasgow (na Escócia), Londres (na Inglaterra), Munique (na Alemanha), Roma (na Itália) e São Petersburgo (na Rússia).

A edição de 2020 marca a estreia do Kosovo. Obviamente que este quadro, assim como todos os outros, precisará chegar à fase final através das eliminatórias. Aliás, a UEFA inovou em sua fórmula de classificação: vinte vagas estão reservadas para as eliminatórias, como de hábito, e quatro para a Liga das Nações, que terá sua primeira edição.

Em 27 de setembro, saberemos quem será o anfitrião de 2024. A briga está entre Alemanha e Turquia.

 

Copa Africana das Nações de 2019

Camarões abrigará a maior Copa Africana das Nações de toda a história. Pela primeira vez teremos 24 países em sua fase final. O número de sub-sedes pulou de quatro para seis arenas: Bafoussam, Douala, Garoua, Limbé e a capital Yaoundé, com duas, hospedarão os espetáculos. Outra novidade é a mudança no calendário. Em vez dela acontecer em janeiro e fevereiro, ela será disputada em junho e julho.

Em 2021, a festa acontecerá na Costa do Marfim.

Copa da Ásia de 2019

Os Emirados Árabes já sabem quais serão as 24 equipes que desfilarão em Abu Dhabi, Al Ain, Dubai e Sharjah entre 05 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019. Com exceção dos donos da casa, todos precisaram passar pelo vestibular das eliminatórias. Os cabeças de chave dos grupos são também os favoritos ao título: Arábia Saudita, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Irã e Japão.

A edição seguinte será em 2023 e, em 31 de outubro, a Confederação Asiática escolhe quem será o próximo anfitrião. Há três candidatos: China, Coreia do Sul e Índia.

 

Copa de Ouro da CONCACAF de 2019

Apesar de faltar menos de um ano para seu apito inicial, pouco se sabe sobre a próxima Copa de Ouro. Conhecemos a data de início (18 de junho) e o número de concorrentes (dezesseis).

Não sabemos quando será a grande final, nem onde serão os jogos. Os Estados Unidos divulgaram catorze cidades provisórias para receber as pelejas. A CONCACAF anunciou que além do Tio Sam, países da América Central e do Caribe organizarão alguns dos duelos.

A entidade também definiu que os seis integrantes do Hexagonal Final das eliminatórias para a Copa do Mundo (Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, México, Panamá e Trinidad & Tobago) estão garantidos. Os outros dez saem através da Liga das Nações.

 

Copa das Nações da Oceania de 2020

Com a extinção da Copa das Confederações, é provável que este torneio saia do calendário.