Brasileirão Série A

Grêmio x Botafogo, pela 22ª rodada do Brasileirão da Série A 2018: qual o melhor palpite para o confronto de Porto Alegre?

Jogadores do Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Arena do Grêmio deve ver o Tricolor com os titulares neste sábado (1º), às 16h (de Brasília), contra o reforçado Botafogo

O calendário atual do futebol brasileiro e sul-americano é mesmo capaz de complicar a cabeça de qualquer um. Poucos dias depois da batalha e da complicadíssima classificação na Libertadores, quando despachou o Estudiantes de La Plata apenas no limite e nos pênaltis, o Grêmio já está de pé e de volta para mais um confronto importante, desta vez pelo Brasileirão, contra o Botafogo, às 16h (de Brasília) deste sábado (1º), em Porto Alegre.

O jogo é importante porque o Grêmio sabe que o Brasileirão merece uma luta um pouco mais extensa que a do ano passado, quando apenas viu à distância o Corinthians ser campeão. O time comandado por Renato Gaúcho hoje aparece na quinta colocação, com 37 pontos, a mesma quantidade do Palmeiras, que está em quarto. O Botafogo lida com uma realidade muito mais complicada: está em 12º, mas apenas três pontos (25 a 22) à frente do Vitória que abre o Z-4.

Grêmio não poupa nada

Embora o desgaste contra o Estudiantes tenha sido realmente dos maiores, Renato Gaúcho pretende usar os titulares neste sábado por uma simples razão: ele quer organizar o calendário da equipe de forma em que o clube chegue com força máxima ao Gre-Nal do próximo dia 9. Ele e a comissão técnica avaliaram que é mais útil escalar os titulares diante do Botafogo e poupá-los contra o Santos, na próxima quarta, para daí sim ter o efeito que esperam no acirrado clássico gaúcho.

Embora queira o time titular em campo, Renato ainda vai precisar esperar pelo zagueiro Pedro Geromel, que não treinou na quinta. Seu substituto deve ser Paulo Miranda, que integrou o grupo daqueles que devem sair jogando diante do Botafogo.

Um duelo muito interessante a se conferir neste sábado em Porto Alegre será entre os zagueiros argentinos Kannemann, do Grêmio, e Joel Carli, do Botafogo. Ambos prezam pelo jogo duro e pela intimidação aos rivais, inclusive entre eles próprios.

O provável time titular do Grêmio é o seguinte: Marcelo Grohe; Leo Moura (Leonardo Gomes), Paulo Miranda, Kannemann e Cortez; Maicon e Cícero; Alisson, Luan e Everton; Jael (André).

Botafogo tem três reforços

Em situação preocupante no Brasileirão e atuando fora de casa contra o forte Grêmio, o técnico Zé Ricardo esfregou as mãos ao saber que poderá contar com três jogadores que não estavam disponíveis até então. São eles o goleiro Saulo e o atacante Kieza, recuperados de lesão, e o volante Gustavo Bochecha, que cumpriu suspensão contra o Sport.

Dos três, a presença mais animadora é a de Saulo, pois Gatito Fernández, há muito tempo fora do time, ainda vai precisar esperar para retomar a sua condição de titular. O técnico Zé Ricardo agora decide o que fazer com Kieza, pois Brenner e Aguirre também têm boas chances de começar jogando.

O Fogão, porém, não poderá contar com Igor Rabello, suspenso por três cartões amarelos. Seu lugar deve ser ocupado por Yago ou por Marcelo Benevenuto – o favorito é Yago, bem mais utilizado na temporada até aqui.

Palpite

O Grêmio é o atual campeão da América e realmente atua com muita força em seus domínios. O desgaste precisa ser levado em consideração, claro, mas a limitação do Botafogo em atuar como visitante, também – o Fogão tem só a 15ª campanha jogando fora de casa, com apenas uma vitória em 11 jogos. Por isso, faz mais sentido estabelecer uma vitória do Grêmio, mas não uma vitória muito elástica, mediante a necessidade de preservar as pernas pelo que aconteceu e pelo que está por vir. Desta maneira, imaginamos uma vitória gremista por 1×0 neste sábado em Porto Alegre.

Jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 1º de setembro
  • 16:00 – Vitória x América-MG – Palpite: Empate
  • 16:00 – Grêmio x Botafogo – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Santos – Palpite: Empate
  • 21:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Corinthians
Domingo, 2 de setembro
  • 11:00 – Flamengo x Ceará – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Atlético-PR x Bahia – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Sport x Paraná – Palpite: Sport
  • 16:00 – São Paulo x Fluminense – Palpite: São Paulo
  • 19:00 – Cruzeiro x Internacional – Palpite: Inter
  • 19:00 – Chapecoense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 45 – Libertadores
  2. Internacional, 42 – Libertadores
  3. Flamengo, 41 – Libertadores
  4. Palmeiras, 37 – Libertadores
  5. Grêmio, 37 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 30 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 29 – Copa Sul-Americana
  9. América-MG, 26 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR, 24
  14. Santos, 24
  15. Vasco, 24
  16. Vitória, 22
  17. Chapecoense, 21 – Série B
  18. Sport, 20 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B