Premier League

Gabriel Jesus ou William: quem leva a melhor? Manchester City é favorito diante do Chelsea no próximo domingo

Foto: Kieran Galvin/NurPhoto via Getty Images

Citizens esperam dar mais um passo em direção ao título, mas os Blues precisam da vitória para voltar ao G-4

A 29ª rodada da Premier League colocará frente a frente dois times que assumiram o protagonismo do futebol inglês nos últimos anos. No domingo (04), às 13 horas (horário de Brasília), o líder Manchester City enfrenta o atual campeão Chelsea, que precisa vencer para retornar à zona de classificação para a Champions League. O palco do espetáculo será o Etihad Stadium, casa dos Citizens.

 

Manchester City está cada vez mais próximo do título

Restando 10 rodadas para o fim do campeonato, só uma tragédia poderá tirar o título das mãos do Manchester City. Com 75 pontos, o time tem 16 de vantagem sobre o vice-líder Manchester United, e não apresenta qualquer sinal de que vá perder o embalo na reta final. Com exceção do acidente de percurso que foi a derrota por 1×0 para o Wigan, responsável por sua eliminação da Copa da Inglaterra, os Citizens venceram por diferença de três ou mais gols em seus cinco últimos compromissos. A equipe já balançou as redes 117 vezes na temporada, e tem 89% de aproveitamento na Premier League.

No último domingo, os comandados de Pep Guardiola não tomaram conhecimento do Arsenal, e com uma vitória por 3×0 conquistaram o sexto título da Copa da Liga Inglesa da história do clube. Quatro dias depois, os Citizens estavam de volta à Londres, e diante do mesmo adversário, repetiram o placar, mas desta vez pela 28ª rodada da Premier League.

O atacante brasileiro Gabriel Jesus está recuperado da lesão no joelho que o deixou afastado dos gramados desde o dia 31 de dezembro, e atuou por alguns minutos nos dois jogos contra os Gunners. O próprio jogador, no entanto, reconhece que ainda não se encontra em sua forma ideal:

“Eu estou bem. Eu entrei e corri por 10 minutos. Não foi muito, mas aos poucos vou entrando nos jogos. Quanto mais eu treinar, será melhor. Eu retornei totalmente às atividades apenas há uma semana. Então, eu ainda irei evoluir e ficar melhor fisicamente”, avaliou o craque.

Atuando no Etihad Stadium, onde acontece a partida de domingo, o Manchester City tem um desempenho impressionante. Em 14 jogos, venceu 13 vezes, e tropeçou apenas em uma oportunidade, na segunda rodada, quando não conseguiu sair de um empate em 1×1 com o Everton.

 

Chelsea atravessa momento delicado

A derrota por 2×1 para o Manchester United na rodada passada custou muito caro para o Chelsea, que acabou sendo desbancado pelo Tottenham, e deixou a zona de classificação para a Liga dos Campeões. A situação dos Blues agora é preocupante, pois a diferença poderá chegar a cinco pontos se os Spurs vencerem o Huddersfield e o time sofrer um novo revés em Manchester. Hoje, o Chelsea soma 53 pontos, contra 55 do Tottenham.

Nos últimos quatro jogos pela Premier League, o atual campeão inglês só venceu o lanterna West Bromwich, e além de perder para o United sofreu duas supreendentes goleadas por 3×0 e 4×1 para o Bournemouth e o Watford, duas equipes que ocupam a zona intermediária na tabela.

Contrastando com o mau momento da equipe, quem vem jogando o fino é William, que parece disposto a colocar uma pulga atrás da orelha de Tite. O meia direita é o melhor jogador brasileiro em atividade no momento, e se mantiver o mesmo desempenho fatalmente cavará uma vaga entre os titulares do escrete canarinho. Ele marcou quatro vezes nos últimos três jogos, e ofuscou Lionel Messi no empate contra o Barcelona pela Liga dos Campeões.

A partida de domingo será a 15ª dos Blues na condição de visitantes. Nas outras 14, a equipe obteve sete vitórias, três empates, e foi derrotada três vezes.

 

Retrospecto de Manchester City x Chelsea

Os confrontos recentes entre Manchester City e Chelsea foram marcados pelo equilíbrio. Nos cinco embates dos ultimos dois anos, o Chelsea levou a melhor em três oportunidades, e o Manchester City em duas. As duas equipes não empatam desde 2015. Os Blues levaram a melhor na última vez que estiveram no Etihad Stadium.

Últimos jogos

  • 30/09/17 – Chelsea 0x1 Manchester City
  • 05/04/17 – Chelsea 2×1 Manchester City
  • 03/12/16 – Manchester City 1×3 Chelsea
  • 16/04/16 – Chelsea 0x3 Manchester City
  • 21/02/16 – Chelsea 5×1 Manchester City

 

Prováveis escalações

Manchester City: Ederson; Walker, Kompany, Otamendi, Delph; Fernandinho, De Bruyne, Gundogan, David Silva; Agüero, Sterling. Técnico: Antonio Conte

Chelsea: Courtois; Azpilicueta, Christensen, Rüdiger, Moses; Drinkwater, Kanté, Pedro, William; Morata, Hazard. Técnico: Antonio Conte

 

Palpite

O favoritismo do jogo é todo do Manchester City. O líder do campeonato jogará no Etihad Stadium, onde está invicto, e chegará embalado pela conquista do título da Copa da Liga Inglesa e a vitória por 4×0 sobre o Basel pela Liga dos Campeões. Além disso, a confirmação do título está muito próxima, e o time fará de tudo para somar mais três pontos.

O Chelsea também precisa vencer para voltar ao G-4, mas não acho que será nesta rodada que os Blues alcançarão os Spurs.

Meu palpite é que os Citizens vencem por 3×1.

 

Jogos da 29ª rodada da Premier League 2017-18

Sábado, 3 de março

  • 09:30 – Burnley x Everton – Palpite: Empate
  • 12:00 – Leicester x Bounemouth – Palpite: Leicester
  • 12:00 – Southampton x Stoke City – Palpite: Southampton
  • 12:00 – Swansea x West Ham – Palpite: Empate
  • 12:00 – Tottenham x Huddersfield – Palpite: Tottenham
  • 12:00 – Watford x West Bromwich – Palpite: Watford
  • 14:30 – Liverpool x Newcastle – Palpite: Liverpool

Domingo, 4 de março

  • 10:30 – Brighton x Arsenal – Palpite: Empate
  • 13:00 – Manchester City x Chelsea – Palpite: Manchester City
  • 17:00 – Crystal Palace x Manchester United – Palpite: Manchester United