Brasileirão Série B

Fortaleza e Vila Nova fazem duelo do melhor ataque contra a melhor defesa na 28ª rodada da Série B

Jogador do Fortaleza
Foto: Divulgação/Facebook Oficial Fortaleza Esporte Clube

Confrontos diretos pelo G-4 Goiás x Ponte Preta e Guarani x CSA embalam jogos do fim de semana

A parte final do Campeonato Brasileiro da Série B vai dando as caras com a disputa pelas quatro vagas para a elite tupiniquim indefinidas. Se o líder Fortaleza construiu uma vantagem tranquila no início do returno, ela já não existe mais. Há quatro jogos sem vencer, o Tricolor do Pici recebe nesta sexta-feira (21 de setembro) um embalado Vila Nova, quinto colocado, na Arena Castelão. O embate coloca frente a frente o melhor ataque versus a defesa menos vazada da competição. Em Goiânia, o Goiás, terceiro com 45 pontos, conta com o tropeço do ponteiro e vitória logo mais, sobre a instável Ponte Preta, para assumir pela primeira vez nesta edição a dianteira da tabela. E, por fim, o Guarani, dando continuidade à sua ascensão, precisa vencer o vice-líder CSA para encostar de vez no G-4.

 

Fortaleza x Vila Nova

A gordura alcançada no início do campeonato já não existe mais. O Fortaleza ainda é o líder da Série B e continua firme em busca do acesso, mas o cenário não é mais o melhor possível. São quatro jogos sem vitórias, sendo três derrotas e um empate, crise com a torcida e clima pesado nos vestiários.

Após cair para o vice-lanterna Sampaio Corrêa, a ordem no Tricolor do Pici é recuperar o fôlego contra o Vila Nova. Isso porque os recentes tropeços do clube fizeram os rivais chegarem na classificação geral. Hoje, o Leão conta com 47 pontos, contra 46 do vice-líder CSA, 45 do Goiás, o terceiro colocado, e 43 de Atlético-GO e Vila Nova, quarto e quinto colocados, respectivamente.

Para voltar ao caminho das vitórias, o Fortaleza conta com a força de sua casa. O clube possui a melhor campanha como mandante da segunda divisão, com nove vitórias em 13 jogos. Para ajudar, também é dono do melhor ataque do torneio com 39 gols. O problema é que o setor liderado por Gustavo, autor de 10 gols na Série B, passou em branco nas duas últimas partidas. Agora, enfrentará uma defesa praticamente intransponível.

Isso porque o Vila Nova chega à capital cearense com a defesa menos vazada da competição. São apenas 18 gols sofridos em 27 partidas. Além disso, o Tigre não perde há sete jogos, sendo três vitórias e quatro empates. O último triunfo, inclusive, veio de maneira imponente, diante do CSA, em Alagoas. Após superar o vice-líder, será que a turma de Hemerson Maria irá aprontar contra o líder?

Chances até existem, mas o Vila Nova terá importantes desfalques para o confronto. O goleiro Mateus Pasinato, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o zagueiro Wesley Matos, são desfalques certos. Do outro lado, o técnico Rogério Ceni terá o retorno de pelo menos quatro peças (Diego Jussani, Pablo, Igor Henrique e Marlos). Com o rival desfalcado, o Fortaleza deve voltar a vencer e manter a distância na liderança.

 

Guarani x CSA

Já no Brinco de Ouro, a ordem é vencer um concorrente direto. Esta é a missão do Guarani, sétimo colocado com 41 pontos, que recebe o CSA. Porém, o sinal de alerta está ligado na equipe dirigida por Umberto Louzer, já que os últimos resultados em Campinas, diante de concorrentes pelo acesso, não foram nada bons. A equipe perdeu nos últimos meses para Fortaleza, Goiás e Figueirense atuando em casa e só bateu o Atlético Goianiense.

Já no Mutange, que na rodada passada perdeu a oportunidade de assumir a ponta da tabela ao cair em casa para o Vila Nova, a necessidade de pontuar é urgente e serve para dar o troco no rival. Isso porque o Azulão foi derrotado pelo Bugre no primeiro turno, por 2×1, no Rei Pelé. Mas se lembrarmos o recente histórico alagoano nos estádios adversários, a expectativa não é das melhores. A equipe possui apenas um triunfo nos últimos cinco jogos, fato que deixa a parte alviverde de Campinas com boas chances de alcançar os três pontos.

 

Goiás x Ponte Preta

Outro clube alviverde que joga em casa nesta 28ª rodada é o Goiás. Vindo de vitória no clássico com o Atlético-GO, os comandados de Ney Franco querem o segundo triunfo consecutivo para atingirem o topo da tabela. Apostando na dupla Lucão, artilheiro do campeonato ao lado de Dagoberto, do Londrina, com 12 gols, e em Tiago Luís, que ganhou a posição de Rafinha pela boa exibição contra o Dragão, os Esmeraldinos têm tudo para vencerem e aumentarem a pressão na Ponte Preta. Isso porque o clube, até então um dos fortes candidatos ao acesso, vem em queda livre. A Macaca não vence há sete jogos e está na 10ª colocação com 36 pontos, sendo sete de distância para o G-4.

Jogos da 28ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 18 de setembro

  • 19:15 – Atlético Goianiense 0x1 Juventude – Palpite: Atlético-GO
  • 21:30 – Londrina 2×0 Figueirense – Palpite: Londrina

Sexta-feira, 21 de setembro

  • 19:15 – Goiás x Ponte Preta – Palpite: Goiás
  • 20:30 – São Bento x Boa Esporte – Palpite: empate
  • 20:30 – CRB x Coritiba – Palpite: Coritiba
  • 21:30 – Fortaleza x Vila Nova – Palpite: Fortaleza

Sábado, 22 de setembro

  • 16:30 – Brasil de Pelotas x Oeste – Palpite: Brasil de Pelotas
  • 16:30 – Paysandu x Criciúma – Palpite: empate
  • 19:00 – Guarani x CSA – Palpite: Guarani
  • 21:00 – Avaí x Sampaio Corrêa – Palpite: Avaí

 

Classificação geral do Brasileirão da Série B

  1. Fortaleza, 47 – Série A
  2. CSA, 46 – Série A
  3. Goiás, 45 – Série A
  4. Atlético Goianiense, 43 – Série A
  5. Vila Nova, 43
  6. Avaí, 42
  7. Guarani, 41
  8. Londrina, 39
  9. Figueirense, 39
  10. Ponte Preta, 36
  11. Coritiba, 36
  12. Criciúma, 35
  13. São Bento, 35
  14. Oeste, 35
  15. Brasil de Pelotas, 31
  16. Juventude, 31
  17. Paysandu, 30 – Série C
  18. CRB, 29 – Série C
  19. Sampaio Corrêa, 25 – Série C
  20. Boa Esporte, 25 – Série C