Copa do Nordeste

Fora de casa, Bahia tenta abrir vantagem sobre o Sampaio Corrêa na decisão da Copa do Nordeste

Bahia
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Tricolor de Aço tem bom retrospecto como visitante, mas a Bolívia Querida já venceu quatro partidas no Castelão

Sampaio Corrêa e Bahia começam nesta quarta-feira (04), a partir das 21:45 (horário de Brasília), a decidir o título da Copa do Nordeste 2018. Atual campeão, o Tricolor de Aço busca igualar seu arquirrival, Vitória, e levantar pela quarta vez o caneco do torneio. Porém, terá pela frente um adversário que fará de tudo para conquistar um título inédito para o estado do Maranhão. A partida de ida acontece no Castelão, em São Luís.

 

Bolívia Querida não atravessa um bom momento

A fase não é nada favorável para o Sampaio Corrêa. Depois de amargar uma eliminação ainda na fase de grupos do Campeonato Maranhense, o time seguiu ladeira abaixo no Brasileirão da Série B. Sem vencer há três jogos, a Bolívia Querida aparece duas posições acima da zona de rebaixamento, e tem um aproveitamento de apenas 38,5%.

Na Copa do Nordeste, apesar de não ser brilhante, o Sampaio Corrêa obteve alguns resultados expressivos. As vitórias por 4×0 sobre o Salgueiro, e 1×0 sobre o Ceará, ambas no Castelão, garantiram ao time a segunda colocação no Grupo D, atrás do Vozão. Os maranhenses ainda empataram duas vezes com o CSA, outra com o Salgueiro, e foram derrotados apenas uma vez, quando enfrentaram o Alvinegro cearense fora de casa.

A Bolívia Querida viveu seu grande momento no Nordestão durante as quartas de final, quando enfrentou o Vitória, maior vencedor da competição. Valendo-se novamente do fator casa, saiu na frente com uma goleada por 3×0, e posteriormente segurou o 0x0 em Salvador.

No caminho até a final, restava apenas o ABC, que havia atropelado o Santa Cruz em seu compromisso anterior. O time deu um passo gigantesco ao vencer por 1×0 no Castelão, e sacramentou a classificação com um empate por 1×1 no Frasqueirão, em jogo que ficou marcado por episódios de violência.

O goleiro Andrey não conteve a emoção: “Quando cheguei ao Sampaio, queria fazer história no clube, e acho que, aos poucos, estou conseguindo. Disputar essa final da Copa do Nordeste é algo muito grande. Nunca deixei de acreditar. Foi uma guerra, infelizmente teve esse episódio, mas o orgulho de vestir essa camisa é maior que tudo isso. O futebol nos dá esses momentos maravilhosos.”, declarou.

Pela terceira vez nesta Copa do Nordeste, os maranhenses iniciarão em casa uma disputa de mata-mata, e como nas outras duas, esperam construir uma vantagem que dê tranquilidade para a partida da Arena da Fonte Nova.

Bons resultados como visitante levam Bahia à decisão

Se o Sampaio Corrêa luta contra o rebaixamento na Série B, o Bahia terá que conviver até o fim do recesso para a Copa do Mundo com o fato de ser um dos quatro piores time da divisão de elite. Procurando se fortalecer para o retorno do Brasileirão, a diretoria demitiu o técnico Guto Ferreira e foi atrás Enderson Moreira, que realizava um bom trabalho no América Mineiro. Contratado pelo clube há duas semanas, e com apenas dois jogos disputados, o novo comandante já terá pela frente uma decisão.

A primeira impressão não foi das melhores na Fonte Nova. Sem poder contar com Kayke, Marco Antônio, Júnior Brumado, Douglas e Edigar Junio, o técnico só conseguiu relacionar 20 jogadores para o duelo contra o Ceará, e fez o que pôde para segurar a vantagem obtida com a vitória por 1×0 no Castelão. Apesar da classificação, o jogo morno, que terminou empatado em 0x0, provocou as vaias da torcida.

“A gente sabe que ficou devendo, mas o mais importante foi a classificação. Independente de qualquer coisa, conseguimos o objetivo, que era chegar na final. Não fizemos o gol, mas buscamos a classificação.”, disse o meia Régis.

O grande número de desfalques continua sendo um problema para os baianos. Nenhum dos quatro centroavantes do elenco deve estar à disposição para enfrentar o Sampaio Corrêa. Marco Antônio e Júnior Brumado estão recuperados de contusão, mas é pouco provável que tenham condições de jogo. Kayke e Edigar Junio, por seu turno, continuam aos cuidados do departamento médico. O time ainda perdeu de última hora o volante Elton, que sentiu dores no joelho, e não viaja ao Maranhão com o restante do elenco.

Para chegar até a decisão, o Bahia terminou na primeira colocação do Grupo C, à frente do Botafogo-PB, mesmo adversário da segunda fase, em que avançou com uma vitória por 2×1 no Almeidão, e um empate sem gols em Salvador. Na semifinal, passou pelo Ceará, também graças à um triunfo como visitante.

Retrospecto de Sampaio Corrêa x Bahia

Sampaio Corrêa e Bahia não se enfrentam desde 2016, quando mediram forças pela Série B. O Tricolor de Aço leva ampla vantagem no confronto, que é inédito na Copa do Nordeste. Em 12 jogos, foram cinco vitórias dos baianos, outros cinco empates, e apenas dois triunfos da Bolívia Querida, nos já distantes anos de 1948 e 1951.

Últimos jogos

  • 08/11/2016 – Bahia 1×0 Sampaio Corrêa
  • 15/06/2016 – Sampaio Corrêa 0x0 Bahia
  • 19/09/2015 – Bahia 1×1 Sampaio Correa
  • 19/06/2015 – Sampaio Correa 0x0 Bahia
  • 08/09/1999 – Bahia 3×1 Sampaio Correa

Prováveis escalações

Sampaio Corrêa-MA: Andrey; Marcelo, Joécio, Maracás e Alyson; Diego Silva (Silva), William Oliveira, João Paulo e Fernando Sobral; Wellington Rato e Carlão. Técnico: Roberto Fonseca.

Bahia-BA: Anderson; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Gregore, Edson, Mena, Zé Rafael e Régis; Élber. Técnico: Enderson Moreira.

Palpite

O jogo de ida da final da Copa do Nordeste 2018 será um interessante duelo entre um Sampaio Corrêa que chegou até aqui graças ao seu desempenho como mandante, e o Bahia, que com triunfos fora de casa despachou o Botafogo-PB e o Ceará.

Meu palpite é que o Tricolor de Aço leva a melhor. O atual campeão do torneio atravessa um momento mais favorável, vive período de empolgação pela mudança de técnico, tem mais tradição, e leva larga vantagem no retrospecto. Arrisco o placar de 1×0.

Final da Copa do Nordeste 2018 – Jogo de ida

Quarta-Feira, 04 de julho

  • 21:45 – Sampaio Corrêa x Bahia – Palpite: Bahia