Brasileirão Série A

Fluminense x Botafogo fazem o clássico das equipes pressionadas na 24a rodada do Brasileirão da Série A 2018; leia palpites e prognósticos

Jogador do Fluminense
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Rivais venceram apenas uma vez nas últimas cinco partidas. Duelo deste domingo (9), às 16h (de Brasília), no Maracanã, é oportunidade para pegar embalo

As coisas não andam boas para os protagonistas de um dos clássicos estaduais do fim de semana pelo Brasileirão 2018. Fluminense e Botafogo fazem uma campanha abaixo da média, preocupando suas torcidas. No momento, nenhum dos dois está na zona de rebaixamento, mas ambos precisam ficar com o sinal de alerta ligado.

O clube da Estrela Solitária, por exemplo, está a exatos três pontos do primeiro colocado do Z-4, o Sport. A partida deste domingo (9), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pode servir como um divisor de águas para as duas equipes.

Tanto o Flu como o Fogão venceram apenas uma vez em seus últimos cinco jogos pelo campeonato nacional. O Alvinegro perdeu três vezes nesse período, chegando a nove derrotas no campeonato. O Flu tem sofrido com os empates: foram três nos últimos cinco jogos, incluindo o da rodada passada, 0x0 com o Vitória, também no Maracanã.

Com dois times tão pressionados e tão carentes de inspiração, é bom o torcedor não esperar um jogo de encher os olhos no fim de semana. Será um duelo parelho e mordido, com muita briga em cada pedaço do gramado. Quem vai sair de campo mais aliviado depois do clássico?

 

Flu tenta apagar má atuação de quinta

Depois de arrancar um empate fora de casa diante do então líder São Paulo, o Flu recebeu o Vitória no meio de semana. A expectativa da torcida era a de um triunfo convincente. O duelo com os baianos terminou sem gols e com vaias à equipe do técnico Marcelo Oliveira.

Já são três jogos sem vitória, o que leva o Tricolor das Laranjeiras a ficar estacionado numa zona incômoda da tabela. O clube carioca tem cinco pontos de folga para a zona da degola, mas é preciso reagir antes que a situação fique ainda mais complicada.

O trabalho de Marcelo Oliveira é dificultado pelo quadro delicado enfrentado pela agremiação nesta temporada. Com salários atrasados, o presidente Pedro Abad reconheceu que a situação interna “não é fácil”, mas prometeu que o Flu vai superar todas as dificuldades. Abad convocou a torcida a comparecer ao Maracanã para empurrar o time neste momento tão difícil.

Para azar de Marcelo, o Flu ficou sem sua maior arma no campeonato justamente nessa fase tão atribulada. Contra o Vitória, o time até que criou boas chances, mas faltou a conclusão – e é aí que a ausência do jovem goleador Pedro é mais sentida. Lesionado, o artilheiro é desfalque certo para o clássico. Kayke, que ainda não teve uma boa atuação com a camisa tricolor, deve seguir no comando de ataque.

 

Fogão não quer passar sufoco

Assim como o Flu, o Botafogo também criou muitas chances mas ficou só no empate em seu último jogo. Diante do Cruzeiro, as defesas de Fábio impediram que a equipe carioca somasse os três pontos. A folga de apenas três pontos em relação ao Z-4 assusta, transformando o clássico deste domingo num jogo importantíssimo para definir como será a vida do torcedor alvinegro até o fim do ano.

Se quiser evitar o sofrimento de temporadas passadas, o Bota precisa parar de tropeçar e começar a concretizar as oportunidades criadas. O técnico Zé Ricardo não poderá contar com Carli e Jean no Clássico Vovô – eles receberam o terceiro amarelo diante da Raposa e cumprem suspensão. Já Moisés foi julgado pelo STJD e liberado para atuar no clássico.

Se o Flu corre para encontrar recursos para quitar os vencimentos dos jogadores, o Bota recebeu uma ótima notícia no fim da semana: o recebimento de R$ 3,8 milhões de reais do patrocínio da Caixa serviu para pagar os salários de julho, deixando o elenco mais tranquilo em relação ao futuro. Um bom resultado no clássico certamente deixaria o ambiente ainda mais leve.

 

Palpite

Os dois precisam da vitória, mas ambos deixarão o gramado do Maracanã com mais um empate na conta. Apesar da necessidade de um resultado positivo, tanto o Flu como o Fogão deverão adotar uma postura cautelosa no clássico, sabendo que uma derrota pode ser o estopim de uma crise. Com medo de perder, os rivais não terão ousadia suficiente para ganhar. Igualdade sem gols numa partida amarrada e de pouco brilho é um desfecho bastante provável para o compromisso de domingo no Rio de Janeiro.

 

Jogos da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 8 de setembro
  • 16:00 – Sport x Cruzeiro – Palpite: Empate
  • 19:00 – São Paulo x Bahia – Palpite: São Paulo
  • 21:00 – Flamengo x Chapecoense – Palpite: Flamengo
Domingo, 9 de setembro
  • 16:00 – América-MG x Ceará – Palpite: América-MG
  • 16:00 – Fluminense x Botafogo – Palpite: Empate
  • 16:00 – Palmeiras x Corinthians – Palpite: Palmeiras
  • 16:00 – Internacional x Grêmio – Palpite: Empate
  • 19:00 – Paraná x Santos – Palpite: Santos
  • 19:00 – Vitória x Vasco – Palpite: Vitória
Segunda-feira, 10 de setembro
  • 20:00 – Atlético-MG x Atlético-PR – Palpite: Atlético-MG

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Internacional, 46 – Libertadores
  2. São Paulo, 46 – Libertadores
  3. Palmeiras, 43 – Libertadores
  4. Flamengo, 41 – Libertadores
  5. Grêmio, 41 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 38 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 32 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 30 – Copa Sul-Americana
  9. América-MG, 29 – Copa Sul-Americana
  10. Santos, 28 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 28 – Copa Sul-Americana
  12. Fluminense, 28 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR, 27
  14. Vitória, 26
  15. Botafogo, 26
  16. Vasco, 24
  17. Sport, 23 – Série B
  18. Ceará, 23 – Série B
  19. Chapecoense, 22 – Série B
  20. Paraná Clube, 16 – Série B