Ganhador.com

Mercado da bola

Flamengo informa: sai Reinaldo Rueda; entra Paulo César Carpegiani

Foto: Helio Suenaga/LatinContent/Getty Images

Colombiano trocou o rubro-negro pela seleção chilena

Fim da especulação! Após a imprensa chilena ter divulgado continuamente em dezembro as negociações entre o treinador campeão da Taça Libertadores da América de 2016 e a Federação Chilena de Futebol, finalmente o colombiano Reinaldo Rueda comunicou sua decisão de deixar o Flamengo. O Urubu se mexeu rapidamente e anunciou Paulo César Carpegiani poucas horas depois. Confira abaixo as últimas notícias.

 

A carreira do homem

Formado na base do Internacional nos anos 60, Paulo Cesar Carpegiani estreou como profissional pelo Colorado em 1969. Foi bicampeão brasileiro de 1975 e 1976 pelos gaúchos. Em 1977, acertou sua vinda para o Flamengo, onde jogou até 1981 e conquistou inúmeros títulos, incluindo o Brasileiro de 1980. Em 1981, uma séria contusão no joelho o forçou a encerrar a carreira de atleta precocemente, aos 31 anos. Ele seguiu na Gávea para comandar Zico e companhia nas conquistas da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes daquele ano, além do Brasileiro de 1982. Pela esquadra brasileira, foi titular da Copa do Mundo de 1974 e defendeu a Verde e Amarela até 1979.

Como treinador, já comandou diversas equipes depois do Flamengo: Al Nasr (da Arábia Saudita), Internacional, Náutico, Bangu, Palmeiras, Cerro Porteño, Barcelona-EQU, Coritiba, seleção do Paraguai, São Paulo, Atlético-PR, Cruzeiro, seleção do Kuwait, Corinthians, Vitória, Atlético-PR, Ponte Preta e Bahia. Na temporada 2000, dirigiu novamente o rubro-negro carioca em 22 pelejas, onde não foi bem.

 

Barca do Flamengo

Antes mesmo de Carpegiani chegar ao Ninho do Urubu, o Flamengo anunciou a lista de jogadores fora dos planos de 2018. O volante Muralha, Rafael Dumas, Luiz Antonio, Conca, Gabriel Ramos, Rafinha, Douglas Baggio e Paulinho, cujos contratos expiraram, foram dispensados.

Já dez profissionais foram emprestados a outras agremiações: Cafu e Matheus Sávio assinaram com o Estoril português; Nixon fechou com o Kalmar sueco; Canteros e Márcio Araújo acertaram com a Chapecoense; Gabriel Silva disputa o Gauchão pelo Veranópolis; Moraes treina no São Bento; Thiago Santos se transferiu para o Mumbai FC; Trindade chegou ao Jamshedpur indiano; e Thiago Ennes assinou com o Náutico.

 

Reapresentação

Grande parte do plantel do Flamengo ainda se encontra de férias. O Urubu foi um dos últimos quadros a encerrar a temporada passada, pois chegou às finais da Copa Sul-Americana, cujos duelos decisivos aconteceram em meados de dezembro.

Até o momento, apenas sete atletas treinam no Ninho do Urubu: o goleiro Gabriel Batista, o zagueiro Thuler, o lateral Kleber, os volantes Jonas e Ronaldo e os meias Jajá e Jean Lucas.

 

Contrato até 2022

Reinaldo Rueda fechou com o Chile até o fim de 2022, ano da Copa do Mundo do Qatar. Os chilenos terão de pagar US$ 400 mil da multa rescisória aos cariocas.

No Flamengo, o profissional de 60 anos estreou em 16 de agosto. Foram 31 partidas, com treze vitórias, dez empates e oito derrotas.

 

O novo empregador

A seleção chilena é a atual bicampeã da Copa América e conquistou a inédita medalha de bronze na Copa das Confederações. No entanto, fracassou em seu mais importante objetivo, o de voltar à Copa do Mundo. A Roja terminou apenas em sexto lugar nas Eliminatórias da CONMEBOL.

Reinaldo Rueda chega a Santiago e precisa observar os futebolistas chilenos no certame local e também nas ligas dos Estados Unidos, México e da Europa. Três amistosos foram agendados antes da contratação do colombiano: Suécia, em 24 de março, em Solna; Dinamarca, em 28 de março, em Copenhague; e Polônia, em 08 de junho, em Poznan. No ano que vem, os chilenos tentam o tricampeonato continental no Brasil.

O país andino é o quarto escrete da carreira de Rueda. Ele já sentou no banco de reservas de Colômbia, Equador e Honduras.

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar