NBA

Finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018: LeBron e os Cavs precisam contrariar a história para bater os Celtics

LeBron James Cleveland Cavaliers
Foto: Maddie Meyer/Getty Images

 Franquia de Boston jamais perdeu um playoff com um 2 a 0 a favor. O Jogo 3, neste sábado (19), tem uma real importância de Jogo 7                       

Poucos imaginariam, mas é verdade: a final do Leste entre Cleveland Cavaliers e Boston Celtics chega a Cleveland neste fim de semana com um surpreendente 2 a 0 para os Celtics no placar. Para LeBron James e companhia, ganhar na Quicken Loans Arena passa a ser uma obrigação moral e matemática. Chega a ser unânime na NBA: o golpe que viria de um 3 a 0 teria tudo para ser definitivo em favor do Boston, que carrega consigo uma estatística poderosa. Até hoje, a franquia contou com um 2 a 0 em um playoff em 37 ocasiões. E fechou a série com vitória em todas elas.

E LeBron?

O Rei do Basquete também já acumula uma grande quilometragem em situações adversas deste tipo. E nem com ele em quadra a perspectiva de virada é muito grande.

Este é o sétimo 0-2 que LeBron James precisa reverter na carreira. Até aqui, ele perdeu quatro vezes e venceu apenas duas. As vitórias foram na final do Leste de 2007, quando bateu o Detroit Pistons, e na própria decisão da NBA, na virada mais famosa de todas, com os Cavs arrancando para o título de dois anos atrás e deixando o Golden State Warriors com as mãos abanando.

LeBron sabe que vai precisar jogar de forma bem diferente da executada nas duas primeiras partidas. Resta saber o que ele e o técnico Tyronn Lue podem fazer diante de um Boston que parece realmente avassalador. Começamos o texto falando de história e voltamos a ela para situar como está a série entre Cavs e Celtics: caso dê Boston, podemos ver a primeira final de NBA em nove anos sem a presença de LeBron James! Realmente impressionante, não?

Warriors tenta passo adiante

A decisão do Oeste está mais equilibrada que a do Leste – o que chega a ser uma surpresa depois do Jogo 1 e da vitória bem contundente dos Warriors em plena Houston. Os Rockets fizeram jus ao seu timaço e encontraram uma forma de arrasar o Golden State Warriors na segunda partida. Tudo o que poderia dar certo para James Harden e seus colegas acabou se encaixando no Jogo 2 e no fantástico triunfo por 127×105. Stephen Curry, por sua vez, deixou a desejar. Convenhamos que era natural. Ele ainda tenta se encontrar depois da sua lesão, e sofrer diante de adversários fortes como este Houston era realmente inevitável em uma competição de tão alto nível.

Pelo lado do Houston, a grande esperança de causar uma surpresa e abrir o 2-1 diante dos Warriors é o “run n´ gun” proposto pelo técnico Mike D’Antoni. O estilo funcionou bem no Jogo 2 e o treinador vibrou como nunca: “Sei que tem gente que não gosta, mas é um sistema efetivo. Assim, podemos ganhar de qualquer um”, comentou.

Os Rockets correram e arremessaram durante o jogo todo e terminaram com uma boa conversão de tiros de três: 38,1%, representando 16 de 42 tentativas. Veremos como a tática vai ser executada na casa do rival. Bater os Warriors desta maneira, na base da coragem e do arremesso longo, como visitante, seria realmente para se aplaudir de pé.

 

Jogos das finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Boston Celtics 108×83 Cleveland Cavaliers (1-0) 

Jogo 2 

  • Boston Celtics 107×94 Cleveland Cavaliers (2-0) 

Jogo 3 – Sábado, 19 de maio 

  • 21:30 – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics – Palpite: Cavs 

Jogo 4 – Segunda-feira, 21 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 5 (se necessário) – Quarta-feira, 23 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers 

Jogo 6 (se necessário) – Sexta-feira, 25 de maio 

  • 21:30  – Cleveland Cavaliers x Boston Celtics 

Jogo 7 (se necessário) – Domingo, 27 de maio 

  • 21:30  – Boston Celtics x Cleveland Cavaliers

Jogos das finais da Conferência Oeste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Houston Rockets 106×119 Golden State Warriors (0-1) 

Jogo 2 

  • Houston Rockets 127×105 Golden State Warriors (1-1) 

Jogo 3 – Domingo, 20 de maio 

  • 21:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets – Palpite: Warriors 

Jogo 4 – Terça-feira, 22 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets

 Jogo 5 (se necessário) – Quinta-feira, 24 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors 

Jogo 6 (se necessário) – Sábado, 26 de maio 

  • 22:00 – Golden State Warriors x Houston Rockets 

Jogo 7 (se necessário) – Segunda-feira, 28 de maio 

  • 22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors