Brasileirão Série D

Ferrovário e Imperatriz largaram na frente nas semifinais da Série D, mas São José e Treze jogam em casa para tentar dar a volta por cima

Prognóstico dos jogos das semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D
Foto: Instagram Treze Futebol Clube/@ramonsmithpb

Mando de campo fez a diferença nas partidas de ida, porém, nada está decido na quarta divisão do futebol brasileiro

Falta muito pouco para conhecermos os grandes finalistas do Campeonato Brasileiro da Série D. Os jogos de volta da semifinal acontecem no domingo (22) e na segunda (23), e os times do Ferroviário e do Imperatriz largam na frente de São José e Treze por terem vencido em casa. Vale lembrar que os quatro times já garantiram o acesso.

 

Ferroviário surpreende o São José

O São José chegou às semifinais como o time de melhor campanha da Série D, e o único a concluir a fase de grupos com 100% de aproveitamento, mas não resistiu à força do Ferroviário no Castelão, e se afastou do objetivo de brigar pelo título.

Até os 34 minutos da etapa complementar, o Zequinha levava um ótimo resultado para Porto Alegre. O time mostrou grande poder de reação ao marcar o gol de empate, pelos pés do atacante Kelvin, aos 27 minutos do primeiro tempo, apenas dois após sair atrás no placar, em belo lance de Juninho Quixadá. No entanto, sucumbiu à pressão imposta pelo Ferrão no segundo tempo.

O artilheiro do campeonato, Edson Cariús, balançou a rede aos 15 minutos, mas foi flagrado em posição de impedimento, e teve o gol anulado. A estratégia dos gaúchos começou a ruir aos 34, quando Lucas Mendes fez um lançamento para Valdeci, que finalizou cruzado. O goleiro deu rebote, e Mazinho apareceu como elemento surpresa para colocar os donos da casa na frente. O golpe de misericórdia veio aos 42, com Gleidson, que após cobrança de escanteio cabeceou firme para dar números finais à partida.

Com o resultado, o São José fica obrigado a vencer por dois gols de diferença neste domingo (22), às 15 horas (horário de Brasília), no Passo D’Areia, para levar a decisão para os pênaltis, ou abrir três gols para se classificar direto. O Ferroviário avança à final com um empate ou derrota por até um gol de diferença.

 

Prováveis escalações de São José e Ferroviário

O time cearense treinou durante a semana em gramado sintético para se adaptar ao piso que encontrará em Porto Alegre. Todo elenco estará à disposição do técnico Marcelo Vila. No Zequinha, Rafael Jaques também deve contar com força máxima, e não terá alternativa a não ser mandar seu time ao ataque.

São José: Fábio; Márcio Lima, Bruno Jesus, Rafael Goiano e Xaro; Fabiano, Karl e Guedes; Matheusinho, Kelvin e Márcio Jonatan. Técnico: Rafael Jaques

Ferroviário: Gleibson; Lucas Mendes, Luiz Fernando, André Lima e Sávio; Mazinho, Leanderson, Janeudo e Juninho Quixadá; Esquerdinha e Edson Carius. Técnico: Marcelo Vilar

Imperatriz abre vantagem mínima sobre o Treze

O Imperatriz repetiu o script de todos os duelos de mata-mata nesta edição da Série D, e largou na frente do Treze no Estádio Frei Epifânio por um gol de diferença. Resta saber se o desfecho será o mesmo das disputas contra América-RN, Moto Club e Manaus, em que os maranhenses fizeram a festa nos campos dos adversários.

O Treze começou melhor a partida de ida, e foi o primeiro a levar perigo. Aos 10 minutos, o lateral direito Talison encontrou o atacante Leilson livre de marcação. Ele bateu cruzado, e Leandro Love, mesmo se esticando, não conseguiu empurrar a bola para o gol. Os donos da casa reclamaram de um pênalti não marcado aos 35, quando a bola bateu na mão do zagueiro Elielton após chute de Kaká. A Melhor oportunidade do Cavalo de Aço veio através da bola parada, mas Renan errou o alvo em cobrança de falta.

O Imperatriz voltou do intervalo disposto a fazer valer o mando de campo, e foi uma equipe mais insinuante na etapa complementar. O vice-artilheiro do campeonato, Júnior Chicão, teve uma chance de ouro para alcançar Edson Cairús e deixar seu time na frente, mas facilitou a vida do goleiro Mauro com uma finalização ruim. O Treze tentava pressionar com a dupla Patrick e Leandro Love, que causava constante dor de cabeça à defesa, mas quem balançou a rede foi o Cavalo de Aço. Aos 31, Junior Chicão recebeu na área, ajeitou o corpo e acertou a trave. No rebote, Adauto mostrou oportunismo para marcar o único gol do jogo.

A revanche acontece na segunda-feira (23), às 21:15, no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande, e o Galo da Borborema precisa vencer para levar a decisão para os pênaltis. Um triunfo por diferença de dois gols ou mais garante a classificação direta. O Imperatriz joga pelo empate.

Prováveis escalações de Treze e Imperatriz

O Treze comemora os retornos de dois jogadores importantes, o atacante Maxwell Samurai e o lateral esquerdo Silva, que cumpriram uma partida de suspensão por envolvimento na briga com atletas do Caxias nas quartas de final. Com a dupla em campo, o time paraibano ainda não perdeu. No Imperatriz, voltam o zagueiro Michael e o volante Cloves, e o técnico Marcinho Guerreiro terá o elenco completo à disposição.

Treze: Mauro; Talisson, Ítalo, Nilson e Silva; Copetti, Leilson, Elielton, Rayllan e Leandro Love; Maxwell Samurai. Técnico: Flávio Araújo.

Imperatriz: Jean; Gabriel Paulin, Michel, André Penalva e Renan Luis; Cloves, Daniel Barros e Eloir; Jefferson Kanu, Kaká e Junior Chicão. Técnico: Marcinho Guerreiro.

Semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D – Jogos de volta

Domingo, 22 de julho

  • 15:00 – São José x Imperatriz – Palpite: São José

Segunda-feira, 23 de julho

  • 21:15 – Treze x Imperatriz – Palpite: Treze