Brasileirão Série D

Fase eliminatória da Série D começa neste final de semana com 32 clubes na disputa. Confira os prognósticos

Brasiliense
Foto: Divulgação/Brasiliense FC Site Oficial

As regras mudaram em relação à temporada 2017, e o gol fora de casa já não vale como critério de desempate. Times de melhor campanha serão visitantes nos jogos de ida

A partir do próximo final de semana, o Campeonato Brasileiro da Série D entra em sua fase de mata-mata, e daqui pra frente qualquer tropeço poderá ser fatal. A segunda fase será disputada em partidas de ida e volta, e, assim como na Copa do Brasil, o gol marcado fora de casa já não vale mais como critério de desempate.Nos embates em que não houver um vencedor no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis. Para evitar grandes deslocamentos, a disputa é regionalizada, e os times que lideraram seus respectivos grupos terão a vantagem de decidir em casa.

Confira o que vem por aí nos próximos dias.

 

Dois jogos acontecem no sábado

A abertura dos trabalhos ficará por conta de Brasiliense x Sergipe, que se enfrentam no sábado (02), às 15:30 (horário de Brasília), no Estádio Abadião, em Ceilândia. Na condição de mandante, o Jacaré espera conseguir um bom resultado para jogar com tranquilidade em Aracaju, mas o favoritismo para ficar com a vaga estará do outro lado. O Sergipe sobrou no Grupo A7, e terminou na liderança com cinco pontos à frente do segundo colocado, Jacuipense. O Brasiliense, por sua vez, classificou-se como segundo colocado do Grupo A10, atrás do Iporá.

Ainda no sábado, Novorizontino e Macaé têm um encontro marcado às 19:30, em Novo Horizonte. Apesar do time fluminense ter sido o vencedor do Grupo A12, a derrota em casa para o Itumbiara na última rodada da fase de grupos ligou o sinal de alerta. Os paulistas, por sua vez, arrancaram sua classificação com um triunfo sobre o Americano-RJ no apagar das luzes, e chegam cheios de moral. O momento é mais favorável para o Novorizontino.

 

Domingo será de futebol nos quatro cantos do Brasil

O apogeu da festa da Série D acontece no domingo, com um total de 11 jogos acontecendo nas cinco regiões do país.

Destaque para o embate entre Santos-AP e Manaus, que acontece às 16 horas, no estádio Zerão. O Peixe da Amazônia realizou uma surpreendente campanha de recuperação, e graças à goleada por 8×1 sobre o Plácido de Castro, conseguiu sua vaga na bacia das almas, depois de chegar a ser lanterna do Grupo A2. O Manaus complicou uma classificação que se encaminhava com muita tranquilidade ao perder para o Rio Branco e o Macapá. Porém, tudo deu certo no final, já que o time goleou o lanterna Baré, e manteve seus rivais do Acre à uma distância segura. O time do Amazonas, porém, corre o risco de ser eliminado pelo tribunais devido às invsasões de campo ocorridas na partida contra o Paysandu pela Copa Verde.

Flu de Feira e Moto Clube, que também se enfrentam às 16 horas, em Feira de Santana, somaram os mesmos 13 pontos na fase de grupos, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, mas enquanto o time baiano marcou 18 gols e sofreu três, os maranhenses balançaram a rede em apenas seis oportunidades, e foram vazados o mesmo número de vezes. O Flu de Feira terminou em segundo lugar no Grupo A8, enquanto o Moto Clube foi o líder do Grupo A5, o que lhe confere o direito de decidir em casa. O Flu, no entanto, parece ser um time mais consistente à esta altura do campeonato.

Seguindo para a região sul, o Caxias, que fez uma brilhante campanha de cinco vitórias e um empate para se classificar em primeiro lugar no Grupo A15, pega fora de casa o Maringá, que conseguiu avançar no mais equilibrado de todos os grupos, o A14, e também chega muito forte. Simultâneamente, a bola rola para Brusque e Tubarão, no estádio Augusto Bauer. O time anfitrião começou muito bem, mas perdeu os últimos dois jogos. Os catarinenses, por sua vez, fizeram a terceira melhor campanha da primeira fase, e capitaneados pelo veterano Magno Alves, chegam como favoritos.

A região centro-oeste estará representada no jogo entre Novo e Iporá, marcado para as 17 horas, em Campo Grande. O Iporá era um dos melhores times da primeira fase até perder para o Corumbaense na última rodada, mas segue como um forte candidato. Já o Novo, surge como uma grande surpresa depois de vencer o favorito Aparecidense fora de casa.

 

Melhor time da primeira fase, São José entra em campo na segunda-feira

Na noite de segunda-feira, mais precisamente às 20 horas, todos estarão de olho no melhor time da Série D até aqui, o São José, que terá uma parada duríssima contra os seus conterrâneos do Novo Hamburgo. O time da capital foi o único a terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento, superando com folga Brusque, Prudentópolis e Mogi Mirim. Já o Anilado, chega à segunda fase após uma participação mediana no Grupo A16, em que terminou com pouco mais da metade dos pontos do líder Tubarão. O futebol sempre pode ser surpreendente, mas neste momento, o São José é o time a ser batido nesta Série D, e o Novo Hamburgo assume o papel de franco atirador.

Segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D 2018 – Jogos de ida

Sábado, 02 de junho

  • 15:30 – Brasiliense x Sergipe
  • 19:30 – Novorizontino x Macaé

Domingo, 03 de junho

  • 15:30 – Cordino x Ferroviário
  • 15:45 – Altos x Nacional-AM
  • 16:00 – Flu de Feira x Moto Club
  • 16:00 – Imperatriz x América-RN
  • 16:00 – Santos-AP x Manaus
  • 16:00 – URT x Treze
  • 16:00 – Maringá x Caxias
  • 16:00 – Brusque x Tubarão
  • 17:00 – Novo x Iporá
  • 17:00 – Itabaiana x Campinense
  • 18:00 – Rio Branco-AC x Independente-PA

Segunda-Feira, 04 de junho

  • 19:30 – Linense x Sinop
  • 20:00 – Inter de Lages x Uberlândia
  • 20:00 – Novo Hamburgo x São José