US Open Cup

Estados Unidos nem sabem o que é a Copa do Mundo. Estão concentrados na US Open Cup

Atlanta United
Foto: Rich von Biberstein/Icon Sportswire via Getty Images

Fase de oitavas de final termina nesta quarta-feira

Os Estados Unidos estão mais preocupados com a Copa do Mundo de 2026 do que com a que está acontecendo na Rússia. O Tio Sam será o anfitrião da edição de daqui a oito anos junto com o Canadá e com o México. Como sua seleção se encontra de férias forçadas junto com Itália, Holanda, Gana, China e Paraguai, os clubes se mantêm em atividade. Neste meio de semana, a bola rola por mais uma etapa eliminatória da Copa dos Estados Unidos, denominada oficialmente de US Open Cup. Confira abaixo as últimas notícias deste evento que credencia seu campeão para a Champions League da CONCACAF de 2019.

 

O formato do certame

A edição de 2018 da US Open Cup começou em 23 de setembro do ano passado. As eliminatórias regionais, para equipes amadoras, teve início nesta data.

Em seu mata-mata principal, a competição contou com vinte franquias da Major League Soccer, 22 da USL, 18 da PDL, 18 da NPSL, além dos treze melhores times amadores.

As associações da MLS estrearam nas 16as de final. Mesmo com mais estrutura e dinheiro, nem todas foram felizes. O Seattle Sounders perdeu na prorrogação para o Sacramento Republic. O Louisville City bateu o New England Revolution por 3 a 2. Finalmente, o Nashville tirou o Colorado Rapids por 2 a 0.

A Copa dos Estados Unidos é interessantíssima. Cada jogo é uma final, pois não temos partidas de volta. Trata-se de um formato equivalente ao da Coupe de France. Temos prorrogação em caso de empate e, se ele persistir, vamos aos pênaltis.

Um detalhe: instituições do Canadá e de Porto Rico, que normalmente participam dos campeonatos ligueiros não competem neste torneio.

 

Louisville City x Nashville

Se a Major League Soccer conta com as 23 principais agremiações do país, a USL tem 33 sócios e é reconhecida pela federação norte-americana como uma segunda divisão, apesar de não haver promoção e descenso entre as ligas.

Duas destas equipes da segundona duelam por uma vaga nas quartas da copa. O Louisville City é o vice-líder da Conferência Leste, enquanto que o Nashville está em quarto lugar no mesmo grupo. Quem passar, pega Atlanta United ou Chicago Fire.

 

Los Angeles FC x Sacramento Republic

O Sacramento Republic é outro representante da USL que segue vivo no mata-mata. Ele faz um dérbi californiano diante do Los Angeles FC, uma das mais novas franquias da Major League Soccer e por onde joga o craque mexicano Carlos Vela. É claro que o atacante será um desfalque, pois está na Rússia com sua seleção.

Cada um em sua divisão, ambos estão na terceira posição da Conferência Oeste. Quem se classificar, terá pela frente o Portland Timbers.

 

Washington DC United x Orlando City

O Washington DC United faz uma péssima campanha em 2018 e ocupa a lanterna da Conferência Oeste com apenas dez pontos. Seu oponente é o Orlando City, que está na sexta posição com 19. Se o jogo fosse na Flórida, estaria desenhada a barbada. No entanto, a peleja acontece na capital, onde o DC conta o apoio vindo das arquibancadas. O classificado desta eliminatória encara o Philadelphia Union nas quartas de final.

 

Atlanta United x Chicago Fire

Talvez este seja o melhor espetáculo da rodada. Vale à pena assistir ao Atlanta United. Os da cidade olímpica de 1996 têm a melhor campanha geral da temporada 2018 e lideram a Conferência Leste com 33 pontos. O Chicago Fire é azarão. Na mesma chave, é apenas o sétimo, com 19 pontos acumulados e fora da zona de classificação aos playoffs.

Se o Atlanta United jamais foi campeão, o Chicago Fire já ergueu este troféu em quatro oportunidades, apesar de não receber a medalha de ouro desde 2006. Só dois times, já extintos, subiram no lugar mais alto do pódio mais vezes que os de Illinois: Maccabi Los Angeles e Bethlehem Steel.

 

Oitavas de final da US Open Cup de 2018

Sexta-feira, 15 de junho:

  • 23h00: Portland Timbers 1×0 Los Angeles Galaxy

 

Sábado, 16 de junho:

  • 20h00: Philadelphia Union 2×1 New York Red Bulls
  • 22h00: Sporting Kansas City 3×2 Dallas FC

 

Segunda-feira, 18 de junho:

  • 21h00: Houston Dynamo 1×0 Minnesota United

 

Quarta-feira, 20 de junho:

  • 20h00: Washington DC United x Orlando City
  • 20h00: Louisville City x Nashville
  • 20h30: Atlanta United x Chicago Fire
  • 23h30: Los Angeles FC x Sacramento Republic

Confrontos das quartas de final

  • Philadelphia Union x Washington DC United ou Orlando City
  • Atlanta United ou Chicago Fire x Louisville City ou Nashville
  • Houston Dynamo x Sporting Kansas City
  • Los Angeles FC ou Sacramento Republic x Portland Timbers