Copa do Mundo Rússia 2018

Envolvente e talentosa, Croácia deve despachar a Dinamarca com facilidade nas oitavas

Seleção Croata
Foto: Clive Mason/Getty Images

Duelo entre croatas e dinamarqueses será o 6º da história

Domingo, 1º de julho, é o segundo dia das oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Às 15h, no horário de Brasília, teremos a Croácia encarando a Dinamarca na cidade de Nizhny Novgorod. Quem levar a melhor neste duelo jogará com o vencedor de Espanha e Rússia, que medem forças mais cedo, às 11h, na capital Moscou.

 

Croácia

Ninguém está dando muita bola para a seleção da Croácia, porém, o antigo país da Iugoslávia vem provando a cada partida que é capaz de fazer coisas grandes em 2018. No Grupo D, a classificação foi adiantada, vencendo todos os seus compromissos, chegando aos nove pontos com 100% de aproveitamento. A grande apresentação dos croatas foi no baile de 3 a 0 que eles deram para cima da Argentina na segunda rodada. Ninguém esperava um placar tão elástico.

Quando você pega o elenco do time de camisa quadriculada vermelha, encontra jogadores tecnicamente muito bons, protagonistas em clubes gigantes da Europa. É o caso de Luka Modrić, no Real Madrid, Ivan Rakitić, no Barcelona, e Mario Mandžukić, na Juventus. Isso quer dizer que eles sabem jogar com a pressão das grandes competições, o que é sempre importante no maior evento esportivo do planeta. Para mim, não seria nada surpreendente se a Croácia igualasse ao feito do Mundial de 1998, disputada na França, quando perdeu a semifinal para os donos da casa por 2 a 1.

Em entrevista coletiva, o goleiro Danijel Subašić, do Mônaco, disse que ele e os seus companheiros vão entrar com tudo na disputa eliminatória. “Acho que essa Copa do Mundo mostrou que não há favoritos, todos os jogos são difíceis. Nas oitavas agora todo mundo está a 200 km por hora por sua seleção. É o que vamos fazer. Espero que possamos conquistar a vitória sobre a Dinamarca. Jogamos três jogos excelentes na primeira fase, mas precisamos esquecer isso. Já alcançamos o nosso objetivo e agora queremos mais.”

 

Dinamarca

Em todo texto meu sobre a Dinamarca, falo sobre a importância do meio-campista Eriksen. Certo? De fato, o jogador do Tottenham, com o seu poder de articulação e chute potente de fora da área é o grande destaque do país nórdico. Hoje, vale destacar também o zagueiro Andreas Christensen, do Chelsea. Lá, ele colocou o brasileiro David Luiz no banco de reservas. Já na copa, o dinamarquês não deu espaço para grandes jogadores como Paolo Guerrero e Antoine Griezmann. Atenção com este cara.

Apesar destes dois atletas, uma classificação para as quartas de final não é tão simples. No Grupo C, a antiga Dinamáquina empatou com Austrália e França, além de uma vitória sobre o Peru na estreia. Na ocasião, os sul-americanos jogaram melhor, chegando a perder um pênalti com Christian Cueva, do São Paulo. Lembra? O time europeu em certos momentos era bastante previsível, explorando a segunda bola no ataque.

 

Retrospecto de Croácia x Dinamarca

Cinco partidas foram feitas entre estes dois países. O retrospecto é de duas vitórias para cada lado e um empate. O encontro mais recente aconteceu em 6 de junho de 2004, com triunfo croata pelo placar de 2 a 1 em um amistoso. Faz tempo, hein?

 

Prováveis escalações

Na Dinamarca, o meia-atacante Poulsen deve voltar ao time depois de ter cumprido suspensão automática por conta de dois cartões amarelos. Já na Croácia, a equipe chega mais descansada para este compromisso, pois poupou Rakitic, Mandzukic, Vrsaljko, Rebic e Corluka. Brozovic também esteve suspenso.

Croácia: Subasic; Strinic, Vida, Lovren e Vrsalijko; Brozovic e Rakitic; Modric, Perisic e Rebic; Mandžukić.

Dinamarca: Schmeichel; Larsen, Chirstensen, Kjaer e Dalsgaard; Schone, Denaley, Eriksen, Sisto e Poulsen; Jorgensen.

 

Palpite

Olha, acredito em uma vitória croata com uma certa facilidade frente aos dinamarqueses. A tendência é que tenhamos uma configuração de jogo com a Croácia atacando e o adversário se se defendendo, buscando sair em velocidade no contra-ataque para pegar o rival de surpresa. É o que chamamos de jogar por uma bola.

 

Jogos das oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018

Sábado, 30 de junho

  • 11:00 – Argentina 3×4 França
  • 15:00 – Portugal 1×2 Uruguai

Domingo, 1º de julho

  • 11:00 – Espanha 1×1 Rússia (Pênaltis: 2×4)
  • 15:00 – Croácia 1×1 Dinamarca (Pênaltis: 3×2)

Segunda-feira, 2 de julho

  • 11:00 – Brasil x México. Palpite: Brasil
  • 15:00 – Bélgica x Japão. Palpite: Bélgica

Terça-feira, 3 de julho

  • 11:00 – Suécia x Suíça. Palpite: Suíça
  • 15:00 – Inglaterra x Colômbia. Palpite: Inglaterra