Copa do Mundo Rússia 2018

Entenda por que Bélgica x Inglaterra NÃO será o melhor jogo da primeira fase da Copa do Mundo

Seleção Belga
Foto: YURI CORTEZ/AFP/Getty Images

Já classificados, belgas e ingleses vão poupar suas principais estrelas e podem até pensar em derrota caso o Japão se confirme na primeira colocação do Grupo H

Quando o sorteio da Copa do Mundo foi realizado, todos ficaram extremamente empolgados quando se desenhou o duelo entre Bélgica e Inglaterra – duas das melhores seleções do planeta medindo forças no Grupo G. Acontece que, depois das duas primeiras rodadas realizadas, muito desse encanto e magia se foi. Já garantidos nas oitavas de final, belgas e ingleses cumprem tabela às 11h desta quinta-feira, na Arena Baltika, em Kaliningrado, poupando os seus principais jogadores e, quem sabe, cogitando uma derrota para cruzar com o Japão. Vale ficar de olho!

 

As duas equipes sobraram até aqui

Antes de mais nada, está perfeitamente claro que o Grupo G era o mais desequilibrado do Mundial – com duas equipes de ponta e outras duas de nível questionável. Avançar às oitavas era quase uma obrigação para Bélgica e Inglaterra, agora, o jeito que essas vagas foram conquistadas realmente chamou a atenção.

Os Diabos Vermelhos são, sem sombra de dúvidas, o melhor time dessa primeira fase – não tomaram conhecimento dos adversários e golearam sem dó nem piedade nos dois compromissos. Ao que parece, o 3-4-2-1 de Roberto Martinez está funcionando bem demais – com De Bruyne um pouco mais recuado e todas as peças ofensivas jogando um pouco mais em função do matador Romelu Lukaku: Carrasco abre pela esquerda, Munier pela direita, e Hazard e Mertens circulando demais atrás do centroavante. Até agora está tudo funcionando perfeitamente!

Já o desempenho do English Team foi bom, mas um apagão no jogo de estreia contra a Tunísia preocupou. Após começar o jogo atropelando, o time sentou na vantagem mínima, levou o gol em um pênalti bobo e não soube reagir até achar um gol nos acréscimos. Contra Panamá, um adversário mais fraco, o time sobrou e poderia ter aplicado uma das maiores goleadas da história das Copas se não tivesse tirado o pé na segunda etapa.

 

Desempate pode ser no número de cartões

Inglaterra e Bélgica entram em campo rigorosamente iguais: seis pontos, oito gols marcados e dois gols sofridos. Se a primeira fase acabasse hoje, o desempate teria que ser feito no número de cartões! No momento, a Inglaterra lidera por ter levado apenas dois amarelos (Walker e Loftus-Cheek)  contra três dos belgas (Vertonghen, Meunier e De Bruyne).

 

Todos de olho no Japão… será?

Caso o Japão vença a Polônia, na partida que acontece horas antes, os asiáticos garantem o primeiro posto do Grupo H e deixam Senegal e Colômbia ‘se matando’ pelo segundo posto. Se isso realmente acontecer, não se surpreenda com ingleses e belgas colocando times BEM alternativos em campo e não mostrando tanto empenho assim.

 

Quem deve ser poupado

Martinez já sinalizou que deve poupar Hazard, Lukaku e Mertens que, aparentemente, sentiram pequenas lesões. Agora, se a Colômbia ficar em primeiro no Grupo H, essas contusões podem milagrosamente desaparecer.  Agora, os pendurados Vertonghen, Meunier e De Bruyne devem mesmo ficar de fora.

Na Inglaterra a lógica é a mesma – Walker e Loftus-Cheek não entrarão em campo com medo de mais um cartão. Em princípio, Gareth Southgate também dará descanso ao seu ataque titular: Sterling e Harry Kane – o artilheiro do Mundial com cinco gols.

 

Prováveis escalações

Bélgica (3-4-2-1): Courtois; Alderweireld, Boyata, Kompany; Meunier, Carrasco, Witsel, Fellaini;  Dembele, Thorgen Hazard, Batshuayi.

Inglaterra (3-5-2): Pickford; Cahill , Stones, Maguire; Rose, Delph, Henderson, Dier, Trippier; Vardy, Rashford.

 

Vem mais um empate sem graça por aí?

Depois do que França e Dinamarca tiveram a capacidade de fazer na última terça-feira, não se pode duvidar mais da força dos empates de compadre. Já pensou em um 0 a 0 horrível e os times decidindo quem enfrenta o Japão nos cartões amarelos? Seria deprimente, mas não está tão longe assim de acontecer.

Mas, como a esperança é a última que morre, a expectativa é de um duelo de certo ponto movimentado e que vai trazer algumas coisas boas ao torcedor que pagou o ingresso (que não foi nada barato).  Agora, caso a Colômbia fique na ponta do Grupo H, talvez belgas e ingleses joguem para valer.

Palpite: Inglaterra 1 x 1 Bélgica

 

Próximos jogos do Grupo G

Quinta-feira, 28 de junho

  • 15:00 – Inglaterra x Bélgica
  • 15:00 – Panamá x Tunísia