Brasileirão Série A

Em ascensão na tabela, Internacional e Sport fazem confronto direto no Beira-Rio

Internacional
Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Gaúchos e pernambucanos somam os mesmos 14 pontos, e quem vencer ficará próximo dos líderes

A nona rodada do Brasileirão colocará frente a frente dois dos times que mais crescem na tabela de classificação. Internacional e Sport, hoje empatados com 14 pontos, se enfrentam neste sábado (02), às 16 horas (horário de Brasília), no Gigante da Beira-Rio, e o vencedor ficará bem próximo da liderança.

 

Mês de maio catapultou os gaúchos na tabela de classificação

O mês de maio foi o ponto da virada para o time do Internacional na temporada 2018. Derrotado no Gauchão pelo Grêmio, que acabou sagrando-se campeão, e eliminado pelo Vitória na quarta fase da Copa do Brasil, parecia que o destino do Colorado mais uma vez  seria lutar para se manter na Série A, e com sorte buscar uma vaga na Copa Sul-Americana.

A derrota fora de casa para o Flamengo, no dia 06, contudo, foi a última dos comandados de Odair Hellmann, que agraciados pela tabela com três partidas consecutivas em Porto Alegre, souberam muito bem aproveitar. Os sete pontos somados contra Grêmio, Chapecoense e Corinthians foram fundamentais para tirar o time das cercanias do Z-4, e alçá-lo à postulante a uma vaga na Libertadores, podendo até pensar em objetivos mais ambiciosos se conseguir manter a mesma pegada. O mês terminou com mais um grande triunfo, por 3×2, sobre o Vitória, no Barradão.

Além de atuar novamente diante do seu torcedor, o Internacional estará reforçado por Leandro Damião e Iago, que cumpriram suspensão na rodada passada, e com isso a dupla Rossi e Uendel retorna ao banco de reservas.

 

Rubro-Negro também atravessa boa fase

A trajetória do Sport nas últimas rodadas não foi muito diferente da dos gaúchos. O Rubro-Negro está invicto há três jogos, empatou em casa com o Corinthians, venceu o Palmeiras no Allianz Parque, e na última quarta-feira voltou a triunfar na Ilha do Retiro, diante do Atlético Mineiro. O time ganhou quatro posições, e hoje estaria classificado para a Pré-Libertadores.

Uma questão burocrática, no entanto, prejudicará os pernambucanos neste sábado, e pode representar um entrave nesta bela campanha de recuperação. O Leão da Ilha conta com cinco atletas emprestados até o final do ano junto ao Internacional, e uma cláusula contratual proibe que eles sejam escalados contra seu clube de origem. Sendo assim, os zagueiros Ernando e Léo Ortiz, o volante Anselmo, o meia Andrigo e o lateral-direito Cláudio Winck sequer viajaram até Porto Alegre, e a disputa pelas posições ficou aberta.

Raul Prata é o substituto natural de Winck, e Durval deve compor a zaga no lugar de Ernando. A maior dúvida está na cabeça-de-área, que tem o capitão Anselmo como destaque dos últimos jogos, mas a tendência é que Claudinei Oliveira opte pela escalação de Deivid.

 

Retrospecto de Internacional x Sport

A história dos Campeonatos Brasileiros registra 34 encontros entre Internacional e Sport, com 15 vitórias coloradas, 12 empates e sete vitórias  rubro-negras. No último encontro, em 2016, os times ficaram no 1×1 em Recife. O Sport se destacou durante a décade de 90, e venceu em pleno Beira-Rio no ano de 1998. Porém, só conseguiu levar a melhor mais duas vezes nos 18 jogos disputados desde então. O Inter obteve nove triunfos no mesmo período.

Últimos jogos

  • 28/08/2016 – Sport 1×1 Internacional
  • 26/05/2016 – Internacional 1×0 Sport
  • 03/10/2015 – Internacional 2×1 Sport
  • 01/07/2015 – Sport 3×0 Internacional
  • 17/09/2014 – Sport 0x0 Internacional

 

Prováveis escalações

Internacional: Danilo Fernandes; Zeca, Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Pottker e Lucca; Leandro Damião. Técnico: Odair Hellmann

Sport: Magrão, Raul Prata, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Deivid (Neto Moura), Fellipe Bastos, Rogério, Gabriel e Marlone; Rafael Marques. Técnico: Claudinei Oliveira

 

Palpite

Em um duelo tão acirrado entre equipes que vêm fazendo grandes apresentações, o Internacional terá duas vantagens que devem fazer a diferença.Os gaúchos realizam a melhor campanha como mandantes do Brasileirão, com 83,3% de aproveitamento, devem ter casa cheia para apoiá-los mais uma vez, e além disso, contarão com o retorno do artilheiro Leandro Damião.

O Sport até se sai bem quando atua fora de Recife, tem 50% de aproveitamento, mas precisará administrar a perda de cinco jogadores de uma só vez, incluindo seu grande destaque, o capitão Anselmo.

Acredito em uma vitória colorada pelo placar de 2×1.

 

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 02 de junho

  • 16:00 – Atlético Mineiro x Chapecoense – Palpite: Atlético Mineiro
  • 16:00 – Internacional x Sport – Palpite: Internacional
  • 19:00 – Vasco x Botafogo – Palpite: empate
  • 21:00 – Palmeiras x São Paulo – Palpite: São Paulo

Domingo, 03 de junho

  • 16:00 – América-MG x Atlético Paranaense – Palpite: América-MG
  • 16:00 – Bahia x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – Flamengo x Corinthians – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Santos x Vitória – Palpite: empate
  • 19:00 – Ceará x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro

Segunda-Feira, 04 de junho

  • 20:00 – Paraná x Fluminense – Palpite: Fluminense

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Flamengo, 17 – Libertadores
  2. São Paulo, 16 – Libertadores
  3. Corinthias, 14 – Libertadores
  4. Fluminense, 14 – Libertadores
  5. Internacional, 14 – Pré-Libertadores
  6. Sport, 14 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 13 – Copa Sul-Americana
  8. Atlético-MG, 13 – Copa Sul-Americana
  9. Grêmio, 13 – Copa Sul-Americana
  10. Palmeiras, 11 – Copa Sul-Americana
  11. Vasco, 11 – Copa Sul-Americana
  12. América-MG, 10 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR, 9
  14. Botafogo, 9
  15. Chapecoense, 9
  16. Vitória, 8
  17. Bahia, 8 – Série B
  18. Santos, 6 – Série B
  19. Ceará, 3 – Série B
  20. Paraná, 3 – Série B