Coppa Italia

Disputando o título no Calcio, Napoli e Juventus podem se encontrar na Copa da Itália; confira os jogos das quartas de final

Foto: Isabella Bonotto/Anadolu Agency/Getty Images

Sem perder há seis jogos para o rival, Velha Senhora faz o clássico de Turim contra o Torino; napolitanos recebem a perigosa Atalanta

Principais equipes da temporada italiana e separadas por apenas um ponto na Série A, Napoli (1º) e Juventus (2º) entram em campo neste meio de semana pela Copa da Itália tentando aumentar sua hegemonia na terra da bota em 2017/2018. Os napolitanos recebem nesta terça-feira (2 de janeiro) a Atalanta no estádio San Paolo, enquanto a Juve faz o Derby della Mole com o Torino na quarta-feira (3), no Allianz Stadium. Os vencedores dos dois confrontos se enfrentam nas semifinais, que já têm um duelo definido: Lazio x Milan. Confira o resumo das duas partidas!

 

Juventus x Torino

Embalada por sete jogos de invencibilidade – seis vitórias e um empate no período – , a Juventus busca abrir 2018 da mesma forma que terminou 2017: vencendo. Depois de manter viva sua caça ao líder Napoli no Italiano e estar colada na ponta – um ponto de diferença -, a Velha Senhora “muda a chave” para a Copa da Itália. A Juve faz o clássico local com o Torino, 10º colocado na Série A.

Apesar da rivalidade centenária, a Juve comanda sem dó e nem piedade os números do Derby della Mole. Em 237 jogos, a parte alvinegra de Turim venceu 101 vezes – a última ocorreu em setembro passado, quando goleou os rivais por 4×0 pelo primeiro turno do Campeonato Italiano. A Velha Senhora ainda possui uma invencibilidade de seis jogos contra o rival, sendo cinco vitórias e um empate. Já o Toro ganhou 73 confrontos ao longo da história do clássico e ainda foram 63 empates.

Para o duelo de logo mais, o técnico Massimiliano Allegri deve apostar na fórmula que deu certo na fase anterior da Copa da Itália. Com a briga acirrada pelo título do Calcio, a Juve deixar algumas de suas principais peças no banco de reservas. Mas isso não significa que nomes como Paulo Dybala e Gonzalo Higuaín, autores dos gols da vitória sobre o Genoa nas oitavas, vão ficar completamente fora de combate. Dependendo do placar, a dupla deve entrar no decorrer do jogo. Já quem está totalmente descartado é o goleiro Gianluigi Buffon e o meia Miralem Pjanic, ambos no departamento médico.

Por falar em Dybala, o jovem meio-campista é o principal alvo do Manchester United para esta janela de transferências. Porém, ainda não há negócio, já que os italianos pedem quase R$ 700 milhões pelo craque argentino.

Já do outro lado, o Torino espera se aproveitar do possível time misto bianconeri e da possível negociação de Paulo Dybala, que já mexe com os bastidores do rival. Apesar da modesta 10ª colocação na Série A, o Toro tem a seu favor os números fora de casa. No Campeonato Italiano, por exemplo, o time comandado por Sinisa Mihajlovic somou pontos em oito das dez partidas atuando longe de seus domínios. E, para aumentar ainda mais a confiança, o Torino passou pela Roma nas oitavas de final da Copa da Itália em pleno estádio Olímpico – placar de 2×1.

 

Napoli x Atalanta

Já em Nápoles, o líder do Italiano esperar manter a boa fase de 2017 iniciando o novo ano com o pé direito. Depois de bater o penúltimo colocado Crotone, a equipe dirigida por Maurizio Sarri pega uma perigosa Atalanta, nona no Calcio e que coloca todas as suas forças nas competições de mata-mata da temporada.

Além da Copa da Itália, o clube de Bérgamo está vivo na Liga Europa. Considerado terceira força no Grupo E do torneio europeu, a Atalanta surpreendeu Lyon e Everton, ficando com a primeira posição da chave. Agora, pega o Borussia Dortmund, que fez campanha fraquíssima na Liga dos Campeões.

Por isso, é bom o Napoli, que também está na Liga Europa e encara o RB Leipzig, abrir bem o olho diante de um adversário que tem ganhado “cancha” ao longo das últimas decisões. Para não sofrer com uma possível zebra em pleno estádio San Paolo, os napolitanos apostam na dupla de ataque Lorenzo Insigne e Dries Mertens, que tem infernizado as defesas adversárias. Juntos, eles possuem 15 gols na atual temporada e são a principal razão da liderança napolitana na Série A.

 

Jogos das quartas de final da Copa da Itália 2017/2018

  • Terça-feira, 2 de janeiro, 17:45 – Napoli x Atalanta – Palpite: Napoli
  • Quarta-feira, 3 de janeiro, 17:45 – Juventus x Torino – Palpite: Juventus