Copa do Mundo Rússia 2018

Defesa invicta do Uruguai é a arma para tentar parar Cristiano Ronaldo de Portugal

Cristiano Ronaldo
Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFP/Getty Images

Melhor do mundo é a única esperança dos portugueses para avançarem

Começa neste sábado as oitavas de final da Copa do Mundo. A partir de agora quem perder está fora do torneio, o que aumenta o drama das partidas. Logo no primeiro dia toda a rivalidade de Barcelona e Real Madrid estará em campo na Rússia, com o embate do Uruguai, de Suárez e Portugal, de Cristiano Ronaldo.

 

Defesa do Uruguai pode fazer a diferença

Quando o Mundial começou, todo o favoritismo do Uruguai se devia a dupla de ataque formada por Cavani e Suárez. Afinal, poucas equipes no futebol contam com dois goleadores deste nível no time titular. No entanto, após dois jogos medianos deles, o destaque mudou e passou para a defesa. Isso porque o setor que começou formado por Godín e Gímenez e depois foi trocado para Godín, Coates e Cáceres não deixou passar nada. Sendo o principal responsável para os uruguaios garantirem o primeiro lugar do Grupo A. Foram três jogos e nenhum gol sofrido. Se considerar os amistosos, a seleção não sabe o que é ser vazada há seis partidas.

Cavani e Suárez até voltaram a ser decisivos, ao marcarem diante da Rússia e seguem sendo a esperança lá na frente, mas a classificação uruguaia está nos pés dos zagueiros. Principalmente porque a defesa terá a missão de segurar simplesmente o melhor jogador do mundo.

 

Portugal de um homem só

Cristiano Ronaldo! Pronto, este é o único fator que pode fazer Portugal avançar de fase. Caso o atacante não tenha um ou dois lances de genialidade muito provavelmente a seleção ficará pelo caminho.

Claro que muitos vão falar do título da Euro, que veio mesmo quando o craque já havia saído da partida lesionado. No entanto, a equipe está longe de repetir as boas atuações do torneio de dois anos atrás.

A equipe até tem outros nomes que poderiam assumir o protagonismo, como João Mario, Bernardo Silva e Ricardo Quaresma, porém, com exceção do último, nenhum tem feito uma boa Copa.

Outro grande problema é o parceiro de Cristiano Ronaldo. A seleção começou com Gonzalo Guedes no ataque, mas depois de duas atuações bem fracas, o técnico Fernando Santos o trocou por André Silva, que também não correspondeu.

Se a frente não tem funcionado, a defesa também não pode ser muito elogiada. Pepe e José Fonte até são bons zagueiros, só que o sistema tem deixado muitas brechas. Prova disso é que a Espanha fez três gols e o Irã anotou um, além de muitas oportunidades desperdiçadas.

Desta forma, a menos que os portugueses façam uma apresentação bem diferente do que vimos até aqui, a tendência é que fiquem realmente nos pés de Cristiano Ronaldo, que já mostrou que quando está inspirado é capaz de fabricar três gols, como fez diante da Espanha.

 

O que esperar do jogo

Como na maioria das partidas das oitavas, esta deve começar com as duas seleções se estudando. Acontece que mesmo com o passar do tempo, os dois times devem continuar mais preocupados em se defender do que se aventurar no ataque. Portugal apostará no brilho de Cristiano Ronaldo, enquanto o Uruguai trabalhará mais a bola até chegar na dupla de ataque.

Um ponto importante é que se os uruguaios abrirem o placar, dificilmente vão permitir a virada. Já os portugueses devem jogar por uma bola, porém, se fizerem ainda correm risco de verem o adversário reagir. Um exemplo disso foi o duelo com o Irã, quando o oponente mesmo com um time limitado esteve perto de fazer 2 a 1.

 

Retrospecto do confronto

As duas seleções se enfrentaram apenas duas vezes na história. O primeiro encontro ocorreu em 1966, quando Portugal venceu o Uruguai por 3 a 0 em um amistoso. Seis anos depois as equipes duelaram pela fase de grupos da Taça Independência, e a partida terminou em 1 a 1.

 

Jogos das oitavas de final da Copa do Mundo 2018

Sábado, 30 de junho

  • 11:00 – França x Argentina. Palpite: França vence por 2 a 1
  • 15:00 – Uruguai x Portugal. Palpite: Uruguai vence por 2 a 1

Domingo, 1 de julho

  • 11:00 – Espanha x Rússia. Palpite: Espanha vence por 2 a 0
  • 15:00 – Croácia x Dinamarca. Palpite: Croácia vence por 2 a 0

Segunda-feira, 2 de julho

  • 11:00 – Brasil x México. Palpite: Brasil vence por 2 a 1
  • 15:00 – Bélgica x Japão. Palpite: Bélgica vence por 3 a 0

Terça-feira, 3 de julho

  • 11:00 – Suécia x Suíça. Palpite: Suécia vence por 1 a 0
  • 15:00 – Colômbia x Inglaterra. Palpite: Inglaterra vence por 2 a 1