Copa do Mundo Rússia 2018

De azarão a provável classificado: Japão só precisa de um empate contra a Polônia para avançar às oitavas de final

Seleção Japonesa
Foto: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP/Getty Images

Caso o Senegal vença a Colômbia, asiáticos garantem a segunda colocação do Grupo H mesmo se perderem

A Polônia chegou à Copa da Rússia com status de cabeça-de-chave, mas decepcionou, e foi eliminada ainda na segunda rodada depois de perder para Senegal (2×1) e Colômbia (3×0). Contudo, a equipe europeia pode ser a fiel da balança na definição dos classificados do Grupo H caso consiga tirar pontos do Japão. A partida acontece nesta quinta-feira (28), às 11 da manhã (horário de Brasília), na Arena Volgogrado. Os japoneses estarão de olho no resultado do outro jogo da chave, pois se o Senegal levar a melhor sobre os colombianos, o time avançará as oitavas-de-final mesmo se for derrotado.

Confira nosso prognóstico para o jogo que marcará a despedida do atacante Lewandowski da Copa do Mundo da Rússia. O artilheiro ainda não balançou as redes na competição.

 

Japoneses estão confiantes na classificação

Em sua sexta participação consecutiva em uma Copa do Mundo, o Japão está muito próximo de igualar 2002 e 2010, edições em que cumpriu suas melhores campanhas, e novamente avançar até as oitavas-de-final. A vitória na estreia, desbancando a favorita Colômbia, foi um grande cartão de visitas para os nipônicos, que na partida seguinte empataram em 2×2 com o Senegal, e agora aparecem acima na tabela pelo critério de Fair Play. Um novo empate, portanto, será suficiente para garantir a classificação.

Apesar de enfrentar um adversário eliminado, o técnico Akira Nishino tem consciência dos perigos da Polônia: “Vai ser um jogo extremamente difícil. Vamos levar toda a nossa luta contra a Polônia. Se conquistarmos um ponto, passamos de fase. Podemos fazer isso com as nossas próprias forças. O moral do time está realmente elevado. Estamos confiantes em nós mesmos e pensando na partida contra a Polônia.”, declarou o comandante.

Os times que avançarem no Grupo H terão uma parada duríssima logo no primeiro confronto de mata-mata, pois enfrentarão Inglaterra ou Bélgica.

 

Polônia joga pela honra

A Polônia é a seleção de pior campanha entre os países europeus na Copa do Mundo da Rússia. As Águias Brancas nem de longe lembram o time que fez bonito nas Eliminatórias, obteve a classificação como primeiro colocado de seu grupo, e fez de Lewandowski o artilheiro isolado da competição, com 16 gols.

O atacante do Bayern de Munique, que até aqui passou em branco, é um dos atletas que se mostram mais incomodados com a situação: “Queremos ganhar para nossos torcedores que sempre nos apoiaram. Ainda temos que provar que não estamos aqui por acidente.”, respondeu quando perguntado sobre a motivação da equipe para enfrentar o Japão.

Caso consiga vencer os asiáticos, a equipe poderá no máximo igualar seu desempenho em 2002 e 2006, quando caiu na primeira fase com duas derrotas e uma vitória. O resultado, no entanto, seria perfeito para Colômbia e Senegal, que com um empate carimbariam o passaporte para as oitavas-de-final.

Retrospecto de Japão x Polônia

Japão e Polônia se enfrentaram apenas duas vezes, mas o confronto não trás boas recordações para o torcedor polonês. Em 1996, os asiáticos golearam por 5×0 em amistoso disputado no Hong Kong Stadium. O reencontro aconteceu seis anos depois, em partida preparatória para a Copa de 2002, e o Japão venceu novamente, desta vez por um placar mais modesto, 2×0.

Últimos resultados

18/02/2002 – Japão 5×0 Polônia

26/03/2002 – Polônia 0x2 Japão

Prováveis escalações

Japão: Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo; Hasebe, Shibasaki, Inui, Kagawa e Haraguchi; Osako Técnico: Akira Nishino

Polônia: Szczesny; Piszczek, Bednarek, Glik; Krychowiak, Goralski, Bereszynski, Rybus, Zielinski, Kownacki; Lewandowski. Técnico: Adam Nawalka

Palpite

Apesar do tropeço na rodada inaugural, continuo acreditando na classificação da Alemanha. A menos que o time sucumba pela falta de confiança, o mais lógico é que vença tanto a Suécia quanto a Coréia do Sul, e garanta no mínimo a segunda colocação do Grupo H. Neste caso, são boas as chances de um duelo contra o Brasil nas oitavas-de-final.

Meu palpite é que o México dispara na liderança, os alemães beliscam a outra vaga, e suecos e coreanos tomam o primeiro voo de volta para casa após a terceira partida.

Classificação do Grupo H

  • 1º Japão, 4 pontos (1 gol de saldo)
  • 2º Senegal, 4 pontos (1 gol de saldo)
  • 3º Colômbia, 3 pontos (2 gols de saldo)
  • 4º Polônia, 0 ponto (-4 gols de saldo)

 

Jogos da 3ª rodada da Copa do Mundo 2018

Segunda-feira (25 de junho)

  • 11h – Rússia 3×0 Uruguai
  • 11h – Arábia Saudita 2×1 Egito
  • 15h – Portugal 1×1 Irã
  • 15h – Espanha 2×2 Marrocos

Terça-feira (26 de junho)

  • 11h – Dinamarca 0x0 França
  • 11h – Peru 2×0 Austrália
  • 15h – Islândia 1×2 Croácia
  • 15h – Nigéria 1×2 Argentina

Quarta-feira (27 de junho)

  • 11h – Coreia do Sul x Alemanha – Palpite: Alemanha
  • 11h – México x Suécia – Palpite: empate
  • 15h – Sérvia x Brasil – Palpite: Brasil
  • 15h – Suíça x Costa Rica – Palpite: Suíça

Quinta-feira (28 de junho)

  • 11h – Japão x Polônia – Palpite: Japão
  • 11h – Senegal x Colômbia – Palpite: Senegal
  • 15h – Inglaterra x Bélgica – Palpite: Bélgica
  • 15h – Panamá x Tunísia – Palpite: empate