Brasileirão Série B

CSA x Coritiba; Figueirense x Ponte Preta; Paysandu x Fortaleza: briga pelo G-4 e possível derrota do líder intensificam 13ª rodada do Brasileirão

Paysandu
Foto: Jorge Luís Totti/Paysandu

Há quatro jogos sem vencer, Papão da Curuzu pode quebrar série negativa contra o Tricolor do Pici; confronto direto entre alagoanos e paranaenses e tentativa de catarinenses alcançarem a vice-liderança movimentam o fim de semana

A 13ª rodada da Série B se encerra neste fim de semana (29 de junho a 1º de julho) com uma briga quente pelo G-4. Rivais diretos pelo grupo que garante vaga na elite do futebol tupiniquim, o CSA, quinto colocado, e o Coritiba, sexto na tabela, medem forças no estádio Rei Pelé em um jogo que pode dar ao vencedor um lugar entre os quatro primeiros. Já em Belém, o Paysandu, que não vence há quatro jogos, pega o líder Fortaleza tentando acabar com a ausência de vitórias na competição e imprimir a segunda derrota consecutiva ao Tricolor do Pici. Em Santa Catarina, o Figueirense, quarto na tabela, pega uma Ponte Preta que precisa subir na classificação geral.

Paysandu x Fortaleza

Vivendo o seu maior período de instabilidade desde a abertura do Brasileirão, o Fortaleza tem um jogo chave com o Paysandu neste sábado para se manter confortável na ponta da tabela. Depois de alcançar uma invencibilidade de dez jogos na competição e disparar na liderança, o Tricolor do Pici viu a oscilação chegar e já conta com duas derrotas nos últimos três jogos.

Ainda na primeira posição com 26 pontos, sendo quatro em relação ao vice-líder Avaí, os comandados de Rogério Ceni sabem que precisam voltar aos eixos o quanto antes. O problema é que a equipe irá para Belém sem seu principal jogador, o atacante Gustavo, que fraturou o antebraço direito e para por dois meses. A aposta fica por conta de Wilson, de 33 anos, que marcou um gol em cinco jogos com a camisa tricolor.

Já do outro lado, a situação também não é das melhores. Depois de um início promissor, ocupando o G-4, o Paysandu caiu de produção e hoje é apenas o oitavo com 17 pontos. Fato é que os paraenses precisam urgentemente da vitória para encostar no pelotão de cima e acabar com a sequência negativa de quatro jogos.

 

Palpite

As dificuldades do Fortaleza nas últimas partidas são normais. Em um campeonato de pontos corridos, a oscilação é algo comum. Como somou pontos preciosos nas primeiras dez rodadas, o Leão do Pici continua tranquilo na primeira posição. Mas isso deve mudar de figura com mais uma derrota, desta vez para o Paysandu. Pressionado, o Papão sabe que precisa dos três pontos. E, nada melhor do que a volta do artilheiro Cassiano, autor de 20 gols na temporada, e do jogo no Mangueirão, para o clube retomar o seu caminho na Série B.

 

CSA x Coritiba

Vindo de empates consecutivos nas últimas duas rodadas, CSA (21 pontos) x Coritiba (19 pontos) fazem o duelo em Alagoas que pode garantir o retorno de um dos clubes ao G-4. No caso do Azulão, que não vence há quatro jogos, a situação é simples: se vencer os paranaenses em casa, a equipe dirigida por Marcelo Cabo pode até chegar à vice-liderança, ultrapassando Avaí (2º com 22 pontos) e Vila Nova (3º com 22). Isso vai depender do resultado entre o Figueirense, quarto colocado com 21 pontos, e a Ponte Preta. Já entre os visitantes, um triunfo fora de casa, que seria o primeiro em sete jogos, coloca o time paranaense no grupo dos quatro primeiros caso o alvinegro catarinense perca para a Macaca no Orlando Scarpelli.

 

Figueirense x Ponte Preta

Para vocês verem, o jogo em Florianópolis será acompanhado de perto pelos rivais do Figueirense na tabela. Mas apesar da possibilidade dos adversários em assumirem o G-4, o Figueira depende de suas próprias forças para seguir no grupo e, quem sabe, até incomodar o líder Fortaleza com o segundo lugar.

Há seis jogos sem saber o que é perder, Milton Cruz e sua trupe precisarão mais do que nunca dos pontos em seu estádio. Isso significa que a equipe terá de melhorar a performance como mandante, já que hoje tem apenas a décima melhor campanha atuando em casa com três vitórias, um empate e duas derrotas.

É bom a equipe ficar alerta, porque do outro lado há uma Ponte Preta que tem sido a pedra no sapato dos anfitriões. Com a quarta melhor campanha entre os visitantes, a Macaca venceu três jogos fora do Moisés Lucarelli. Em 13º na tabela com 15 pontos, o time campineiro também necessita vencer para começar a figurar entre os postulantes ao G-4.

 

Confira os jogos da 13ª rodada do Brasileirão da Série B

Terça-feira, 26 de junho de 2018

  • 19:15 – Juventude 0x1 Vila Nova – Palpite: Juventude
  • 20:30 – Oeste 1×0 Avaí – Palpite: empate
  • 21:30 – Goiás 2×1 CRB – Palpite: Goiás

Sexta-feira, 29 de junho de 2018

  • 18:00 – CSA x Coritiba – Palpite: empate
  • 19:15 – Atlético Goianiense x Brasil de Pelotas – Palpite: Atlético Goianiense
  • 21:30 – Guarani x Boa Esporte – Palpite: Guarani

Sábado, 30 de junho de 2018

  • 18:00 – Figueirense x Ponte Preta – Palpite: empate
  • 18:00 – Criciúma x São Bento – Palpite: Criciúma
  • 20:30 – Paysandu x Fortaleza – Palpite: Paysandu

Domingo, 1 de julho de 2018

  • 18:00 – Londrina x Sampaio Corrêa – Palpite: Londrina