Copa do Nordeste

Copa do Nordeste: Santa Cruz e CRB fazem confronto direto valendo a liderança do Grupo A

Santa Cruz Copa do Nordeste
Foto: Divulgação Santa Cruz

Terceira rodada terá ainda o retorno do Bahia aos gramados após a confusão do clássico contra o Vitória

Santa Cruz e CRB medirão forças na noite desta terça-feira (20) em um confronto que vale a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste. Com duas vitórias sobre o Treze e o Confiança, os alagoanos hoje aparecem na frente, mas tudo poderá mudar se o Tricolor fizer valer o fator casa e conseguir sair com os três pontos do Arruda. O jogo está marcado para as 21:45 (horário de Brasília).

 

Santa Cruz e CRB se enfrentam no Arruda

Enquanto passa por maus bocados no Campeonato Pernambucano, o Santa Cruz tenta virar a chave e manter o foco na Copa do Nordeste, competição na qual teve um início bem mais alvissareiro. Em seis jogos pelo estadual, o time somou apenas sete pontos, e ocupa uma decepcionante sexta colocação. Já na competição regional, a Cobra Coral estreou com empate contra o Confiança em uma partida em que esteve muito mal, mas se recuperou no jogo seguinte diante do Treze, e após a goleada por 3×0, gerou grande curiosidade a respeito de como se comportará em seu próximo compromisso.

Sobre a escalação, o técnico Júnior Rocha optou por deixar uma dúvida no ar, mas a tendência é que jogue o mesmo time que empatou com o Náutico no último sábado. Apesar do 0x0, o Santa foi superior, e só não venceu porque teve um gol mal anulado.

“Tenho dúvidas. O jogo contra o Náutico foi muito disputado e a gente está segurando o máximo possível a carga de treinamento para recuperar o pessoal. Mas, se não tiver problema, é a mesma escalação que iniciou o último jogo”, disse o comandante.

O lateral-direito Vítor e o meia-atacante Jeremias, que já não disputaram o clássico, seguem entregues ao departamento médico. O lateral-esquerdo Àvila sofreu um entorse no tornozelo e pode ser uma baixa muito sentida. Caso ele não se recupere, quem ganha uma oportunidade é Paulo Henrique.

O Tricolor terá pela frente um adversário embalado. O CRB iniciou muito bem a temporada 2018, e em nove jogos venceu sete, empatou um e perdeu outro, marcando um total de 20 gols. Os alagoanos acabam de eliminar o Novo Hamburgo pela segunda fase da Copa do Brasil, e estão classificados para enfrentar o São Paulo.

Para se manterem com 100% de aproveitamento no Nordestão, os regatianos contam com os gols do atacante Neto Baiano, que atravessa grande fase, e já marcou oito vezes esse ano. O técnico Mazola Júnior não poderá contar com três titulares, Claudinei, Diego e Leílson, mas em compensação terá os retornos do volante Juliano e do atacante Juninho Potiguar.

O otimismo deu o tom das declarações do goleirão João Carlos:  “A gente vem bem, fora de casa estamos suportando bem as pressões e conseguindo ter uma postura boa, a gente vai lá confiante e otimista que podemos conseguir um bom resultado.”

 

Prováveis escalações

Santa Cruz: Tiago Machowski; João Ananias, Genílson, Augusto Silva e Henrique Ávila (Paulo Henrique); Jorginho, Luiz Otávio e Arthur Rezende; Augusto, Robinho e Vinícius. Técnico: Júnior Rocha

CRB: João Carlos; Ayrton, Boaventura, Conceição e Manoel; Serginho, Feijão, Ratinho e Rafael Bastos; Willians Santana e Neto Baiano. Técnico: Mazola Júnior

 

Palpite

O Santa Cruz é sempre muito forte quando joga no Mundão do Arruda, e com os ingressos à venda por preços promocionais de R$ 10,00 e R$ 20,00, o torcedor certamente comparecerá em grande número para dar seu apoio. No entanto, vejo os alagoanos em um momento melhor. O Galo vem de uma classificação histórica para a terceira fase da Copa do Brasil, terá dois dias a mais de descanso e conta com um artilheiro que está com a pontaria afiada.

Meu palpite é que o CRB vence a partida por 2×1, e praticamente garante sua classificação.

 

Bahia e Náutico se enfrentam na quinta-feira

Na quinta-feira, às 21:15, o atual campeão Bahia recebe o Náutico na Arena Fonte Nova para um embate que deixará o perdedor em situação muito difícil, e o empate não será interessante para ninguém. O Botafogo-PB já jogou pela segunda rodada e chegou aos nove pontos, relegando ao Tricolor da Boa Terra (3 pontos) e ao Timbu (1 ponto) a briga pela segunda vaga do Grupo C, que terá ainda o Altos.

Resta saber como estarão psicologicamente os jogadores do Bahia após as lamentáveis cenas de violência que protagonizaram na partida do último domingo, diante do Vitória. O técnico Guto Ferreira promete levar à campo o mesmo time que iniciou o clássico.

Antes de ir à Salvador, o Náutico ainda terá um compromisso pelo Campeonato Pernambucano, contra o Afogados, mas deve jogar com o time reserva. O Timbu chegou ao Grupo C depois de passar pelo Itabaiana  na fase preliminar, e se no início da competição apresentava deficiências no setor ofensivo, melhorou sensivelmente seu desempenho, chegando a três gols em dois jogos pela fase de grupos do Nordestão.

 

Prováveis escalações

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca, Mena; Gregore, Vinícius, Zé Rafael, Élber; Edigar Junio, Kayke.  Técnico: Guto Ferreira

Náutico: Bruno, Thiago Ennes, Breno, Camutanga, Kevyn; Negretti, Josa, Medina, Júnior Timbó; Wallace Pernambucano, Fernandinho. Técnico: Roberto Fernandes

 

Palpite

Embora o Bahia seja favorito por atuar na Arena Fonte Nova, onde recentemente goleou o Vitória da Conquista por 6×1, todo o desgaste decorrente da batalha campal no clássico contra o Vitória deverá produzir efeitos negativos sobre o grupo, e o Náutico está longe de ser um adversário fácil.

Acredito que será um jogo morno, com placar final de 0x0.

 

Jogos da 3ª rodada da Copa do Nordeste

Terça-feira, 20 de fevereiro

  • 21:45 – Santa Cruz x CRB – Palpite: CRB

Quarta-feira, 21 de fevereiro

  • 19:00 – Ferroviário x Globo – Palpite: Empate

Quinta-feira, 22 de fevereiro

  • 19:00 – Confiança x Treze – Palpite: Confiança
  • 21:15 – Bahia x Náutico – Palpite: Empate