NBB

Confira tudo o que você precisa saber sobre o Jogo das Estrelas da NBB

Anderson Varejão
Foto: Staff Images/Flamengo

Versão brasileira do All-Star Game ocorre neste domingo (18) em São Paulo, no tradicional Ginásio do Ibirapuera                  

A temporada regular do NBB está chegando ao fim, e com ela chega o esperado Jogo das Estrelas. O evento, marcado para este domingo (18), às 10h (de Brasília), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, certamente vai contar com um bom público para acompanhar os craques em quadra pelos times NBB Brasil e NBB Mundo.

 

Votação (como na NBA…)

Tendo como inspiração o All-Star Game da milionária e badalada NBA, os jogadores que atuam no Brasil foram selecionados a partir de uma votação popular realizada na internet. De acordo com a contagem oficial divulgada pelo NBB, o atleta mais lembrado pelos fãs foi Anderson Varejão, do Flamengo, com exatos 39.451 votos. Ainda segundo o NBB, os dois que completam o “top 3” são Larry Taylor (Mogi das Cruzes), com 25.364, e J.P.Batista, com 22.900.

As escalações titulares ficaram assim: o NBB Brasil contará com Anderson Varejão (Flamengo), Marquinhos (Flamengo), Cauê (Caxias), Larry Taylor (Mogi das Cruzes) e Hettsheimeir (Bauru). Já o NBB Mundo, que reúne os estrangeiros, tem Tyrone (Mogi das Cruzes), M.J Rhett (Flamengo), Fuller (Paulistano), Shamell (Mogi das Cruzes) e David Jackson (Vasco).

São, sem dúvida, dois grandes times, que mostram como o NBB está levado às quadras do Brasil talvez a melhor safra que já tenha atuado no país. Um grande exemplo disso é o alto nível também dos reservas, muitos deles com enorme experiência. A lista dos suplentes contém: Alex Garcia (Bauru); Elinho (Paulistano); Gegê (Minas); J.P Batista (Flamengo); Marcelinho Machado (Flamengo); Mineiro (Franca) e Yago (Paulistano). Do lado gringo: Bennett (Pinheiros); Cubillán (Flamengo); Dawkins (Vitória); Holloway (Pinheiros); Nesbitt (Paulistano); Okorie (Vitória) e Ronald Ramon (Flamengo).

Quanto aos treinadores, Gustavo de Conti, do Paulistano, e Rodrigo Barbosa, do Caxias, são os responsáveis pela formação nacional. Já o experiente José Neto, do Flamengo, e Helinho, técnico do Franca, comandam os estrangeiros. Nos dois últimos anos, o time do NBB Mundo levou a melhor, mas a parada nesta edição está sem dúvida mais aberta que as anteriores. O NBB Brasil está consideravelmente melhor.

Leandrinho, do Franca, é o desfalque. Ele sofreu uma lesão muscular na perna direita e só volta a jogar em maio.

 

Varejão é grande destaque

Ex-Cleveland Cavaliers, o pivô Anderson Varejão vai, com certeza, levar um bom público ao Ibirapuera só de torcedores que querem vê-lo. Varejão foi contratado pelo Flamengo em janeiro, e desde então disputou 11 partidas. Seu melhor jogo até aqui foi contra a Liga Sorocabana, no último dia 6, quando anotou 16 pontos, acertando cinco dos sets arremessos de quadra na vitória de 70×63 do Fla.

 

Desafios de habilidades

Também como ocorre na NBA, o Jogo das Estrelas do NBB vai contar com diversos duelos individuais nas enterradas, nos três pontos e em outras habilidades. Vai rolar até mesmo um jogo de celebridades.

Nas enterradas, é de se esperar por outro show do armador americano Bennett, do Pinheiros. A disputa é feita no formato 1×1, sendo dividida em quartas de final, semifinal e grande final. Os participantes são: Bennett (Pinheiros); Cipolini (Franca); Gabriel Jaú (Bauru); Greg Brown (Campo Mourão); Gui Bento (Pinheiros); MJ Rhett (Flamengo); Nesbitt (Paulistano) e Wesley (Minas).

Já entre os arremessadores de três pontos, a dúvida vai ser se Jefferson Willian, do Franca, vai conseguir conservar o seu título. No ano passado, ele anotou 19 pontos. Em 60 segundos, os atletas fazem 25 arremessos, em cinco posições diferentes. Cada bola normal, laranja, vale 1 ponto, menos as bolas coloridas, que valem 2.

Os participantes serão: Deryk (Paulistano); Hettsheimeir (Bauru); Jefferson (Franca); Crescenzi (Liga Sorocabana); Marcelinho (Flamengo) e Vezaro (Joinville).

O duelo de habilidades vai colocar os jogadores em formato “mano a mano”, com os dois atletas cumprindo o mesmo trajeto. Quem fizer o percurso em menor tempo, vence.

Primeiro, os jogadores fazem um ziguezague com quatro obstáculos. Em seguida, dão um passe direto estando dentro de um arco. A terceira etapa é passar por toda a quadra, efetuando uma bandeja ou enterrada. Por fim, uma nova travessia da quadra e um arremesso de três pontos. Os participantes são: Cauê Borges (Caxias); Felipe Ribeiro (Ceará); Giovannoni (Vasco); Guga (Botafogo); Murilo (Vitória); Tyrone (Mogi das Cruzes), atual campeão; e Yago (Paulistano).

Para fechar os testes, as celebridades não se enfrentam mais em uma partida, e sim em uma série de testes de arremessos, dribles e agilidade. Os participantes ainda serão definidos pela organização.

 

Jogo das Estrelas do NBB 2017/2018

Domingo, 18 de março

  • 10:00 – NBB Brasil x NBB Mundo – Palpite: NBB Brasil