Brasileirão Série A

Confira prognósticos para a partida entre Cruzeiro e São Paulo pela 16ª rodada do Brasileirão

Prognóstico do jogo entre Cruzeiro e São Paulo da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018.
Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro E.C.

Clubes tentam se recuperar da derrota do meio de semana

A 16ª rodada do Campeonato Brasileiro coloca frente a frente dois candidatos ao título que chegam de derrota. De um lado, o Cruzeiro não teve muita sorte contra o Corinthians e perdeu a oportunidade de pular para a terceira posição. Do outro, o São Paulo, que tem muitos mais motivos para lamentar, pois uma vitória o colocaria na liderança da competição. Agora, as duas equipes se enfrentam no Mineirão, neste domingo, tentando dar uma resposta rápida.

 

Cruzeiro volta a oscilar

Depois de duas vitórias seguidas na volta da Copa do Mundo, o Cruzeiro voltou a apresentar as falhas do primeiro semestre. Na quarta-feira, o clube bobeou duas vezes e acabou sofrendo dois gols do Corinthians. Para piorar, o ataque abusou de perder chances, chutando para fora qualquer possibilidade de buscar um ponto na Arena de Itaquera.

De volta a sua casa, a Raposa tenta e precisa de melhor sorte para não despencar na tabela. O desempenho no Mineirão até empolga, com cinco vitórias, um empate e somente um revés neste Brasileirão, porém o ataque preocupa. Embora o time esteja na sexta colocação, é o terceiro que menos marcou gols neste campeonato.

Com Fred e Sassá lesionados, a responsabilidade de mudar esta realidade está nos pés de Barcos. Recém-contratado, o atacante perdeu uma oportunidade de ouro contra o Corinthians e, portanto, precisa dar a resposta agora. Se a parte ofensiva funcionar, ao menos uma nova derrota certamente não acontecerá.

 

São Paulo com novo compromisso fora

Com moral elevada após vencer quatro seguidas, o São Paulo foi encarar o Grêmio e quase ampliou a série. O Tricolor Paulista abriu 1 a 0 com apenas quatro minutos de jogo e por praticamente todo o primeiro tempo comemorava a liderança do Campeonato.

Porém, a equipe recuou muito e permitiu a virada dos gaúchos. O revés serve de aprendizado, pois se o time repetir a estratégia neste domingo com certeza sairá derrotado mais uma vez.

Tirando esta situação, os visitantes chegam forte para esta partida. O trio formado por Nenê, Diego Souza e Everton é um dos mais fortes do Brasileirão e já anotou 15 gols. Desta forma, o São Paulo tem tudo para partir para cima e o desempenho fora de casa anima para isso. Das oito vezes que o time saiu do Morumbi, em três oportunidades ficou com a vitória e em outras três arrancou um empate.

 

O que esperar do jogo

Como são duas equipes que chegam de derrota é difícil imaginar que joguem fechadas. A expectativa é de uma partida com muitas oportunidades e também bola na rede. O palpite é que o duelo termina em 2 a 2, o que seria pior para o Cruzeiro. Afinal, o empate mantém o São Paulo na segunda posição, que teria que ficar na torcida para o Flamengo não vencer e abrir vantagem. Já os Mineiros correriam sérios riscos de saírem da zona de classificação para a Copa Libertadores, que aconteceria em caso de vitória do Palmeiras ou Corinthians na rodada.

 

Histórico do confronto

Nos últimos três anos as duas equipes se enfrentaram 10 vezes. O histórico recente aponta grande equilíbrio, com seis vitórias do São Paulo contra quatro triunfos do Cruzeiro. Uma curiosidade do duelo é que o encontro não termina empatado desde abril de 2014, há 12 jogos.

No ano passado foram quatro partidas. Pela Copa do Brasil os visitantes venceram seus jogos, só que os mineiros levaram a melhor porque fizeram 2 a 0 no Morumbi e perderam por apenas 2 a 1 no Mineirão. Já no Campeonato Brasileiro os triunfos foram dos mandantes, com o Cruzeiro fazendo 1 a 0, em Belo Horizonte, e o São Paulo aplicando 3 a 2 em casa.

 

Jogos da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 28 de julho

  • 19:30 – Ceará x Fluminense. Palpite: Fluminense vence por 1 a 0

Domingo, 29 de julho

  • 11:00 – Palmeiras x Paraná. Palpite: Palmeiras vence por 3 a 0
  • 11:00 – Vasco x Corinthians. Palpite: 0 a 0
  • 11:00 – Atlético-PR x Vitória. Palpite: Atlético-PR vence por 2 a 0
  • 16:00 – Cruzeiro x São Paulo. Palpite: 2 a 2
  • 16:00 – Flamengo x Sport Recife. Palpite: 1 a 1
  • 16:00 – Internacional x Botafogo. Palpite: Internacional vence por 2 a 0
  • 19:00 – Chapecoense x Grêmio. Palpite: Grêmio vence por 2 a 1
  • 19:00 – Santos x América-MG. Palpite: Santos vence por 2 a 0

Segunda-feira, 30 de julho

  • 20:00 – Bahia x Atlético-MG. Palpite: 1 a 1