Brasileirão Série A

Confira palpites e prognósticos para Vasco x Santos, pela 22ª rodada do Brasileirão da Série A 2018

Daniel Guedes do Santos
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Com os dois times em franca briga contra o Z-4, partida que começa às 19h (de Brasília) de sábado (1º) no Maracanã é um confronto direto em busca da tranquilidade

Paz. É esta palavrinha curta, de três letras, que Vasco e Santos tanto buscam neste momento do Campeonato Brasileiro. O problema é que apenas um dos dois gigantes do futebol nacional vai poder começar a semana com ela, pois ambos se encontram às 19h (de Brasília) deste sábado (1º) no Maracanã pela 22ª rodada da competição. O Vasco até aqui aparece em uma preocupante 15ª colocação, com 24 pontos, mesma quantidade do Santos, o 14º. O Gigante da Colina, porém, tem um jogo a menos até aqui.

Vasco espera 50 mil no Maracanã

A ida ao palco principal do futebol carioca foi adotada pela diretoria do clube para tentar mudar um pouco o ânimo da equipe na briga contra este preocupante Z-4 que tem sido tão visitado pelo clube na história recente do Brasileirão. O clube já traçou inclusive uma meta de público para este confronto contra o Santos, esperando que cerca de 50 mil vascaínos estejam empurrando a equipe à vitória neste sábado.

O Vasco, porém, precisa jogar bem e corresponder ao apoio do seu fanático – caso contrário, a mudança, como tantas outras, não vai resultar em nada. O recém-chegado técnico Alberto Valentim tem mantido o trabalho do seu antecessor Valdir Bigode, trabalhando em conjunto com o assistente de uma maneira tranquila e rara de se ver neste mundo tão desconfiado do esporte de alto rendimento.

Uma entrada na equipe já está garantida, que é a do argentino Máxi Lopez no time titular. Ele cumpriu suspensão na derrota por 1×0 contra o Atlético-PR e agora retorna à equipe depois de marcar o seu primeiro gol com a camisa vascaína. Um desfalque certo, também por cartões amarelos, é o atacante Vinícius Araújo. Alberto Valentim ainda vai precisar estudar bem mais o elenco à disposição antes de estabelecer qual será seu time titular.

Santos manda Sánchez para o banco

Ainda tentando erguer a cabeça depois da tumultuada eliminação diante do Independiente na Libertadores, o Santos esboça o seu time titular para este sábado sem o grande protagonista de toda a confusão armada no torneio continental: o uruguaio Carlos Sánchez não treinou entre os titulares e deve ser uma opção do técnico Cuca apenas entre os reservas.

A mudança na condição de Sánchez chama a atenção. Ele foi utilizado contra o Independiente como praticamente um maestro da equipe, tentando armar jogadas e cobrando faltas e escanteios. O 0x0 foi emblemático o suficiente para determinar que a opção acabou não sendo bem-sucedida.

O Alvinegro terá três desfalques certos: Victor Ferraz, com virose intestinal, Bruno Henrique, suspenso, e Lucas Veríssimo, lesionado. É bem provável que a equipe escalada por Cuca no 4-4-2 neste sábado no Maracanã tenha os seguintes jogadores: Vanderlei; Daniel Guedes, Robson Bambu, Gustavo Henrique e Dodô; Alison, Diego Pituca, Derlis González e Rodrygo; Eduardo Sasha e Gabigol.

Palpite

O Vasco está em situação levemente mais favorável que o Santos para este confronto. Afinal, joga em casa, tem uma partida a menos para fazer no Brasileirão e não precisa lidar com o desgaste de uma eliminação tão violenta e confusa como foi a do clube paulista na Libertadores. O Gigante da Colina, porém, não inspira muita gente em uma reação já nesta chegada de Alberto Valentim. Depois de uma certa ambientação do treinador com o elenco, talvez sim, haja esta subida de produção. Portanto, imaginamos um empate com gols neste sábado, por 1×1 (nossa opção) ou até mesmo 2×2 (previsão que também não pode ser desprezada mediante o caos das duas defesas).

Jogos da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2018

Sábado, 1º de setembro
  • 16:00 – Vitória x América-MG – Palpite: Empate
  • 16:00 – Grêmio x Botafogo – Palpite: Grêmio
  • 19:00 – Vasco x Santos – Palpite: Empate
  • 21:00 – Corinthians x Atlético-MG – Palpite: Corinthians
Domingo, 2 de setembro
  • 11:00 – Flamengo x Ceará – Palpite: Flamengo
  • 16:00 – Atlético-PR x Bahia – Palpite: Atlético-PR
  • 16:00 – Sport x Paraná – Palpite: Sport
  • 16:00 – São Paulo x Fluminense – Palpite: São Paulo
  • 19:00 – Cruzeiro x Internacional – Palpite: Inter
  • 19:00 – Chapecoense x Palmeiras – Palpite: Palmeiras

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. São Paulo, 45 – Libertadores
  2. Internacional, 42 – Libertadores
  3. Flamengo, 41 – Libertadores
  4. Palmeiras, 37 – Libertadores
  5. Grêmio, 37 – Pré-Libertadores
  6. Atlético-MG, 34 – Pré-Libertadores
  7. Cruzeiro, 30 – Copa Sul-Americana
  8. Corinthians, 29 – Copa Sul-Americana
  9. América-MG, 26 – Copa Sul-Americana
  10. Fluminense, 26 – Copa Sul-Americana
  11. Bahia, 25 – Copa Sul-Americana
  12. Botafogo, 25 – Copa Sul-Americana
  13. Atlético-PR, 24
  14. Santos, 24
  15. Vasco, 24
  16. Vitória, 22
  17. Chapecoense, 21 – Série B
  18. Sport, 20 – Série B
  19. Ceará, 17 – Série B
  20. Paraná Clube, 15 – Série B