Copa do Brasil

Confira palpites e prognósticos para Corinthians x Flamengo, jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil

Jogador do Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Na ida, no Maracanã, o Timão segurou o empate sem gols, apostando na força de sua torcida em Itaquera; agora, Rubro-Negro quer calar a Fiel

Um clássico que mobiliza as duas maiores torcidas do país decide um dos finalistas da Copa do Brasil de 2018. Chegou a hora de Corinthians e Flamengo duelarem pela chance de levantar o tetracampeonato da competição. A partida desta quarta-feira (26), às 21h45 (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo, deverá ser marcada pelo equilíbrio e pelo nervosismo. Quem errar menos vai conquistar um lugar na decisão.

No jogo de ida, há duas semanas, no Maracanã, o Timão se fechou na defesa, marcou forte e deixou claro durante os 90 minutos que estaria mais do que satisfeito com um empate. O Fla martelou, dominou a posse de bola e tentou achar uma brecha, mas não foi capaz de furar o bloqueio alvinegro. Na volta, diante de sua torcida, o clube paulista terá de mostrar mais ousadia – o que abrirá espaços para o forte ataque do Mengão.

Timão aposta em seu novo 4-2-4

Por não fazer boa campanha no Brasileirão deste ano, o Timão quer garantir uma vaga na Libertadores de 2019 através da Copa do Brasil. Campeão do torneio em 1995, 2002 e 2009, o Corinthians quer voltar a levantar a taça, encostando nos maiores vencedores da competição (Grêmio e Cruzeiro, cinco títulos cada). Para isso, o time de Jair Ventura sabe que terá de mostrar muito mais do que na primeira partida, no Rio.

A estratégia no Maracanã foi clara: amarrar o jogo para levar a decisão para São Paulo. Agora, porém, a equipe terá de tomar a iniciativa, até porque a torcida deverá empurrar o Timão para o ataque. Isso ficou claro no treino aberto para a Fiel na véspera do jogo, que reuniu uma multidão de torcedores no palco da partida. O clássico também terá casa cheia, com todos os ingressos vendidos com antecedência.

No fim de semana, diante do Internacional, também na Arena, o Timão só empatou. Para eliminar o Fla, Jair terá de mostrar um Corinthians mais ousado e confiante. O esquema 4-2-4 deverá ser mantido, até porque faltam opções para o comando do ataque (Roger não pode atuar na Copa do Brasil). O provável Corinthians para o duelo desta quarta é o seguinte: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Douglas; Romero, Jadson, Matheus Vital e Clayson.

Flamengo acredita no talento de Paquetá

Campeão da Copa do Brasil em 1990, 2004 e 2013, o Fla já poderia ter alcançado o tetra no ano passado, quando caiu diante do Cruzeiro na decisão. O clube carioca quer uma nova chance de disputar a taça, e sabe que tem time para bater o Corinthians mesmo em Itaquera. A postura excessivamente defensiva do rival no Maracanã provocou irritação entre os flamenguistas, que esperam castigar a retranca paulista na ida estragando a festa alvinegra na casa do oponente.

O técnico Maurício Barbieri diz não ter dúvidas de que o Corinthians terá de sair para o jogo nesta quarta. Com isso, ele pretende aproveitar os espaços e também agredir a defesa adversária. O treinador rubro-negro faz mistério em relação à escalação de seu time, dizendo que até mesmo o experiente Diego pode ficar no banco em Itaquera. A única certeza é que o Fla não repetirá a estratégia corintiana no Maracanã – o time vai buscar a vitória, sem se contentar apenas em se defender.

O triunfo diante do Atlético-MG no fim de semana, pelo Brasileirão, aliviou a pressão sobre o técnico e sobre o elenco. Com isso, a equipe chega embalada para a decisão da vaga, com destaque para Lucas Paquetá. Em meio à seca de gols dos centroavantes do elenco flamenguista, a revelação tem brilhado. Jogando mais avançado, Paquetá será a principal referência do ataque do Mengão no clássico desta quarta. Escalação provável da equipe: Diego Alves; Pará, Réver, Léo Duarte e Renê; Cuéllar, Diego e Lucas Paquetá; Éverton Ribeiro, Uribe e Vitinho.

Palpite

O Corinthians vai provar de seu próprio veneno: nesta quarta, será a vez do Timão parar na defesa adversária, com o Flamengo bloqueando as principais jogadas ofensivas dos donos da casa. Será uma partida com poucas chances claras de gol, e um novo empate é um resultado bastante provável, até pelo nervosismo dos atletas neste momento de decisão. A vaga será disputada nos pênaltis, com um incrível duelo entre dois dos maiores pegadores de pênaltis do futebol brasileiro: Cássio x Diego Alves. Com o apoio da torcida, o Alvinegro vai errar menos na marca da cal, ficando com a vaga na finalíssima.

 

Jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil 2018

Quarta-feira, 26 de setembro
  • 21:45 – Corinthians x Flamengo – Palpite: Empate
  • 21:45 – Cruzeiro x Palmeiras – Palpite: Empate