Ganhador.com

Brasileirão Série D

Com acesso garantido, Imperatriz x Treze e Ferroviário x São José disputam as semifinais da Série D

Ferroviário
Foto: Xandy Rodrigues

Donos das melhores campanhas até aqui, gaúchos e paraibanos despontam como favoritos ao título

Com a sensação de dever cumprido após garantir o acesso, os quatro últimos sobreviventes do Campeonato Brasileiro da Série D começam neste final de semana a disputa por duas vagas na grande final. No domingo (15), às 17 horas (horário de Brasília), o Imperatriz recebe o Treze no Estádio Frei Epifânio. Ferroviário e São José medem forças no dia seguinte, às 20 horas, no Castelão.

Saiba como chegam as equipes e confira quais são as mais cotadas para largar na frente nos duelos de mata-mata.

 

Imperatriz x Treze

O Imperatriz foi recebido com carreata após a heroica classificação diante do Manaus, que garantiu ao time maranhense um inédito acesso à Série C. A vaga na semifinal foi obtida nos pênaltis, depois que o Cavalo de Aço sofreu uma virada no tempo normal, permitindo que a equipe manauara empatasse o placar agregado em 2×2. Foi aí que brilhou a estrela do goleiro Jean, que defendeu três cobranças.

O time maranhense terá dois desfalques para a partida de ida contra o Treze. O zagueiro Michael e o volante Cloves, que receberam o terceiro cartão amarelo em Manaus, não jogam. Por outro lado, o vice-artilheiro da competição, Junior Chicão, tem presença garantida, e depois de passar em branco nas quartas de final, está com fome de gols.

O Treze sacramentou seu acesso em uma partida tensa contra o Caxias, que acabou sendo interrompida pela arbitragem após uma pancadaria generalizada. Na súmula, ficou registrada a vitória dos paraibanos por 3×1, mas também as expulsões de dois de seus jogadores mais importantes, o lateral-esquerdo Silva e o atacante Maxuell Samurai.

Destaque do time, o incansável Marcelinho Paraíba, de 43 anos, ainda espera levar mais longe o time de sua cidade natal: “Eles (torcedores) nos deram força e confiança. A gente pôde retribuir com o acesso a todos eles que acreditaram. Aos que vieram para Caxias e aos que ficaram em Campina Grande, podem ter certeza que agora nós vamos brigar pelo título.”, declarou.

Por ter feito melhor campanha na primeira fase, o Galo da Borborema terá a vantagem de decidir em casa. No entanto, o Imperatriz venceu todas as partidas disputadas no Frei Epifânio durante as fases eliminatórias, e desponta como favorito para os primeiros 90 minutos do duelo.

 

Prováveis escalações

Imperatriz-MA: Jean; Gabriel Paulino, André Penalva, Anderson e Renan Luis; Tibiri, Eloir e Daniel Barros; Jefferson Kanu, Kaká e Junior Chicão. Técnico: Marcinho Guerreiro

Treze-PB: Mauro Iguatú; Talisson, Ítalo, Nilson Jr e Zé Carlos; Coppetti, Elielton e Marcelinho Paraíba; Ceará, Leilson e Leandro Love. Técnico: Flávio Araújo

Ferroviário x São José

O Ferroviário testou os nervos do seu torcedor nas quartas de final contra o Campinense, e a exemplo do Imperatriz, teve a sua classificação decidida na marca da cal. Coube ao atacante Edson Cariús, artilheiro do campeonato com nove gols, a cobrança decisiva, e ele não decepcionou: “No momento em que eu fui para a bola, o que me veio na lembrança foi tudo que eu passei para chegar até aqui. O sofrimento do torcedor… Eu sabia que com aquele gol nós poderíamos ressurgir um gigante que estava adormecido há muito tempo.”, descreveu.

O Ferrão é o time de pior campanha entre os quatro semifinalistas, com cinco vitórias, seis empates e uma derrota, mas ganhou um novo fôlego depois de obter o primeiro acesso de sua história em uma competição nacional, e agora vai brigar pelo título.

A grande sensação desta edição da Série D, no entanto, é o São José, que consistentemente se mantém como o time de melhor aproveitamento desde a primeira fase da competição. Os gaúchos venceram nove de suas 12 partidas, empataram uma e perderam outras duas.

O acesso foi conquistado com um triunfo por 2×0 sobre o Linense. O time precisou superar a retranca dos paulistas, que tentavam segurar a vantagem de um gol obtida na partida de ida. O herói da vitória foi Márcio Jonathan, autor do tento decisivo. O atacante confirmou a boa fase em um jogo-treino contra o Grêmio, na manhã desta quarta-feira, no CT Luiz Carvalho. Ele balançou a rede e garantiu o empate em 1×1 contra os atuais campeões da Libertadores.

Para o primeiro duelo entre cearenses e gaúchos, meu palpite é o empate, resultado mais recorrente nas partidas do Ferrão. Acredito que a decisão ficará para a próxima semana, no Passo D’Areia.

Prováveis escalações

Ferroviário-CE: Gleibson; Gustavo, Luiz Fernando, André Lima e Sávio; Mazinho, Gleidson, Leanderson e Janeudo; Edson Cariús e Luís Soares Técnico: Marcelo Vilar

São José: Fábio; Márcio Lima, Rafael Goiano, Bruno Jesus e Xaro; Fabiano, Karl e Felipe Guedes; Matheusinho, Kelvin e Márcio Jonatan. Técnico: Rafael Jaques.

Semifinais do Campeonato Brasileiro da Série D – Jogos de ida

Domingo, 15 de julho

  • 17:00 – Imperatriz x Treze – Palpite: Imperatriz

Segunda-Feira, 16 de julho

  • 20:00 – Ferroviário x São José – Palpite: empate

 

Comentários

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar