Copa do Brasil

Com a cabeça no Flamengo, Botafogo tenta evitar surpresa na Copa do Brasil diante do Aparecidense

Botafogo
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Apesar da invencibilidade na temporada e vaga nas semifinais da Taça Guanabara, cariocas ainda devem atuação convincente em 2018

O ano nem bem começou e muitos clubes brasileiros já têm o jogo considerado “do ano”. Para o Botafogo, o mês de fevereiro começa em meio à duas decisões. Apesar de ainda não ter convencido na temporada, o time da Estrela Solitária está invicto e testa sua força nesta terça-feira (6 de fevereiro), na primeira rodada da Copa do Brasil, diante do Aparecidense, de Goiás. Se o momento é de trégua em General Severiano, tudo pode mudar se o clube cair na estreia do mata-mata e algo semelhante acontecer na semifinal da Taça Guanabara, que está marcada para sábado (10), diante do rival Flamengo. Por isso, vencer e convencer são absolutamente necessários logo mais. Confira a análise da partida!

 

Futebol de resultado x jogo bonito

Não há um torcedor no mundo que não goste de um futebol bem jogado, com triangulações, dribles e gols. Mas também não podemos dizer o contrário quando nossos times engatam uma sequência positiva, mesmo sem mostrar toda classe. É mais ou menos assim a situação do Botafogo em 2018, que apesar de cinco jogos de invencibilidade – duas vitórias e três empates – ainda não ganhou a confiança de seus torcedores.

Antes de pensar na decisão que terá contra o Flamengo pelo Carioca, o Fogão tenta evitar qualquer tipo de surpresa na Copa do Brasil. O time dirigido por Felipe Conceição vai ao Centro-Oeste encarar o modesto Aparecidense, de Aparecida de Goiânia. Por conta disso, o comandante alvinegro não teve poupar ninguém neste meio de semana, já que a primeira fase do torneio mata-mata é disputada apenas em uma única partida. Com a vantagem do empate no tempo regulamentar, os cariocas só serão desclassificados se sofrerem um revés, o que para muitos é considerado improvável – mas não impossível.

 

As equipes

Com a base da Taça Guanabara mantida, o vice-campeão da Copa do Brasil de 1999 deve ter um único desfalque. É o zagueiro Joel Carli, que se recupera de dores na panturrilha. Com o argentino fora, Marcelo deve continuar no time titular.

Já do outro lado, o objetivo é claro: surpreender! E o Aparecidense tem a receita, já que vem fazendo boa campanha no Campeonato Goiano. O time dirigido por Márcio Azevedo é o vice-líder do Grupo B no Estadual com 11 pontos, um atrás do Vila Nova.

Vindo de goleada por 5×0 sobre o Rio Verde, o Camaleão aposta todas as suas fichas em um andarilho do futebol brasileiro. É o atacante Nonato, que tem no currículo passagens por clubes como Bahia, Fortaleza, Goiás e Atlético Goianiense. Aos 38 anos, o veterano é atualmente o artilheiro do Goiano com quatro gols.

 

O que eu acho

O duelo Botafogo x Aparecidense é o típico jogo traiçoeiro para clube grande. Até por isso, o Fogão não quer correr risco e vai com força máxima. Mas com o rival em boa fase, o alvinegro carioca pode sofrer. Vindo de um empate no Estadual, o time de General Severiano deve amargar outra igualdade, mas desta vez com sabor de vitória.

 

Santos-AP x Sport

Outro time da Série A que faz sua estreia é o Sport. Os pernambucanos encaram o Santos, do Amapá, em meio à irregularidade na temporada. Os comandados de Nelsinho Baptista ocupam a terceira posição no Estadual após cinco rodadas. Com o possível desfalque do atacante André, em razão de desgaste físico, o Leão mede forças com o atual pentacampeão do Amapá. Apesar da hegemonia em seu Estado, os alvinegros não serão páreos para os pernambucanos, que devem levar o confronto com uma vitória.

 

Globo FC x Vitória

Já o Vitória faz um tira-teima contra o Globo, do Rio Grande do Norte. Após triunfar sobre o rival na abertura da Copa do Nordeste, os baianos retornam ao Barretão. Líder do Grupo B no regional e também no Baiano, os rubro-negros não devem ter dificuldades para avançar na Copa do Brasil. Ainda mais com a boa fase de Neilton, autor de quatro gols na temporada.

 

Confira os jogos da primeira fase da Copa do Brasil 2018

Terça-feira, 6 de fevereiro

  • 19:15 – Nacional-AM x Ponte Preta – Palpite: Ponte Preta
  • 20:15 – Brasiliense x Oeste – Palpite: empate
  • 20:30 – Inter de Limeira x Rio Branco-AC – Palpite: Inter de Limeira
  • 21:30 – Aparecidense x Botafogo – Palpite: empate

Quarta-feira, 7 de fevereiro

  • 16:00 – Atlético-ES x Remo – Palpite: Remo
  • 16:00 – Ceilândia x Avaí – Palpite: Avaí
  • 17:00 – Altos x Atlético-GO – Palpite: Atlético-GO
  • 19:30 – Santos-AP x Sport – Palpite: Sport
  • 19:30 – São Caetano x Criciúma – Palpite: empate
  • 19:30 – Parnahyba x Coritiba – Palpite: Coritiba
  • 19:30 – Globo FC x Vitória – Palpite: Vitória
  • 20:30 – Cianorte x ABC – Palpite: ABC
  • 21:30 – Corumbaense x Asa – Palpite: Asa
  • 21:30 – Sinop x Goiás – Palpite: Goiás
  • 21:30 – Dom Bosco x CRB – Palpite: CRB
  • 21:30 – Ferroviário x Confiança – Palpite: Ferroviário
  • 21:45 – Atlético-AC x Atlético-MG – Palpite: Atlético-MG
  • 21:45 – Brusque x Ceará – Palpite: Ceará
  • 22:30 – Manaus x CSA – Palpite: empate
  • 22:30 – São Raimundo-RR x Vila Nova – Palpite: Vila Nova