Copa Paulista

Com 27 clubes e vagas na Copa do Brasil e na Série D em disputa, Copa Paulista terá seu pontapé inicial nesta sexta-feira

Prognóstico dos primeiros jogos da Copa Paulista 2018.
Foto: Ivan Storti/Santos FC

Torneio é o segundo mais importante promovido pela Federação Paulista, e contará com as participações de Santos e Portuguesa

Nesta sexta-feira (03), a Copa Paulista, segundo torneio de maior importância promovido pela Federação Paulista de Futebol, terá seu pontapé inicial com a partida entre Audax e Taboão da Serra, e outros 11 jogos acontecerão ao longo do final de semana. A competição, que vale vagas para a Copa do Brasil e a Série D em 2019, envolve 27 clubes de todo o estado, divididos da seguinte forma, de acordo com critérios regionais:

Grupo 1: Batatais, Mirassol, Novorizontino, Olímpia-SP, Penapolense e Votuporanguense.

Grupo 2: Desportivo Brasil, Ferroviária, Inter de Limeira, Noroeste, RB Brasil, Rio Claro e XV de Piracicaba.

Grupo 3: Água Santa, Bragantino, Santo André, Santos, São Bernardo, São Caetano e Taubaté.

Grupo 4: Atibaia, Audax-SP, Ituano, Juventus-SP, Nacional-SP, Portuguesa e Taboão da Serra.

Todos os times jogam entre si dentro de cada grupo, e os quatro melhores avançam à segunda fase.

Confira os principais destaques da primeira rodada.

 

Audax e Taboão da Serra farão a partida de abertura do torneio

Pela chave 4, o Audax recebe o Taboão da Serra nesta sexta-feira, às 19 horas (horário de Brasília), no Estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, e espera aproveitar o fator casa para largar com o pé direito na competição.

O time já vem treinando forte há dois meses, e aposta na juventude dos jogadores oriundos da equipe sub-20, que se somarão a alguns poucos atletas sobreviventes da campanha que culminou com o rebaixamento no Paulista da Série A-2.

Do outro lado, o técnico do Taboão da Serra, Sandro Sargentim, reconhece que seu time ainda está em formação. O clube também optou por um elenco bastante jovem, com idade média na casa dos 20 anos, mas ainda pode apresentar reforços nos próximos dias.

O Audax desponta como favorito.

 

Jogão entre São Caetano e Bragantino acontece no sábado

Em um passado não muito distante, São Caetano e Bragantino colocaram o ABC paulista no mapa do futebol brasileiro com grandes campanhas em âmbito nacional, e no caso do Azulão, até mesmo uma final de Libertadores.

O momento atual dos clubes passa bem longe destes dias gloriosos, mas ambos fizeram boas campanhas no último Paulistão, terminando entre os sete primeiros colocados.

O São Caetano manteve o técnico Pintado, e iniciou ainda em maio a preparação para o torneio. O Massa Bruta, por sua vez, prioriza a Série C, e deve atuar com muitos atletas da base. Entretanto, a dupla de zaga Guilherme Mattis e Lázaro, que está suspensa, e não poderá enfrentar o Operário-PR, tem presença garantida.

O clássico do ABC acontece no sábado, às 16 horas, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul.

Portuguesa enfrenta o Nacional no encerramento da rodada

Depois de fazer uma campanha medíocre no Campeonato Paulista da Série A2, e não conseguir o acesso, a Portuguesa tem na Copa Paulista sua última esperança de disputar um título nacional em 2019, mas os últimos amistosos do time deram uma boa medida das dificuldades que o técnico Allan Aal encontrará pela frente.

Atuando no CT do Parque Ecológico do Tietê, a Lusa foi goleada por 3×0 pelo São Caetano há pouco mais de 10 dias, e apesar de uma nítida subida de produção, voltou a tropeçar no último sábado, e empatou sem gols com o Santo André. A equipe desperdiçou muitas oportunidades para abrir o placar.

O Nacional também disputou a segunda divisão do Paulistão, e apesar de não ter conseguido ir além da primeira fase, realizou uma campanha bem superior à do rival de maior tradição. O Ferrinho encerrou sua participação como quinto colocado na classificação geral, e somou apenas um ponto a menos que o XV de Piracicaba, último time a avançar para a fase de playoffs.

No entanto, seus principais jogadores, o meia Thiaguinho e o atacante Bruno Xavier, artilheiro da Série A2, chamaram a atenção após o bom desempenho na competição, e foram contratados pelo Corinthians. O NAC disputou um amistoso preparatório contra o São Bernardo, e ficou no empate em 1×1.

Os dois últimos encontros entre os times, pela Copa Paulista do ano passado e o Paulistão da Série A2 no início da temporada, terminaram empatados em 0x0.

Copa Paulista 2018 – Jogos da 1ª rodada

Sexta-feira, 03 de agosto

  • 19:00 – Audax-SP x Taboão da Serra

Sábado, 04 de agosto

  • 15:00 – Votuporanguense x Penapolense
  • 15:00 – Rio Claro x Noroeste
  • 15:00 – São Bernardo x Taubaté
  • 16:00 – XV de Piracicaba x RB Brasil
  • 16:00 – São Caetano x Bragantino
  • 17:00 – Inter de Limeira x Desportivo Brasil

Domingo, 05 de agosto

  • 10:00 – Batatais x Olímpia-SP
  • 10:00 – Mirassol x Novorizontino
  • 10:00 – Juventus-SP x Atibaia
  • 15:00 – Santo André x Água Santa
  • 16:00 – Portuguesa x Nacional-SP