Copa do Nordeste

Coisas do futebol brasileiro: começa hoje o Nordestão de 2019

Copa do Nordeste 2019
Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Edição de 2018 ainda está em sua etapa de quartas de final

É difícil para um gringo entender o nosso futebol. Muitas vezes nem nós o compreendemos. Com o fim dos Campeonatos Estaduais, foram definidos os vinte concorrentes ao título do Nordestão do ano que vem. Doze deles começam da fase de grupos, que deve ter sua primeira rodada em fevereiro. Outros oito iniciam suas caminhadas agora, em abril – dez meses antes! Confira abaixo como será.

 

A fase de grupos

Os campeões estaduais de 2018, ABC, Altos, Bahia, Botafogo-PB, Ceará, CSA, Moto Club, Náutico e Sergipe se classificaram automaticamente para etapa principal da competição.

Os três melhores estados do ranking da CBF têm direito a mais um time na contenda. Esta equipe é escolhida através do ranking nacional de clubes. Os represenantes baiano, cearense e pernambucano se tornaram respectivamente Vitória, Fortaleza e Santa Cruz.  No caso de Pernambuco, o Sport seria o primeiro do ranking. Só que como o Leão abriu mão do direito de competir este ano, fica suspenso mais uma temporada.

 

Como será o sorteio?

Os critérios do sorteio, que ainda não tem data, já foram estabelecidos. As agremiações foram divididas em quatro potes de acordo com o ranking nacional de clubes.

Os cabeças-de-chave são Vitória, Bahia, Santa Cruz e Ceará.

No pote B estão ABC, Náutico, Fortaleza e Botafogo-PB.

No pote C ficam CSA, Moto Club, Altos e Sergipe.

O pote D está reservado para os sobreviventes do mata-mata inicial.

 

Os times da fase preliminar

Cada estado da região, com exceção do Ceará, tem direito a mais um participante no torneio. Este começa da fase preliminar. Deste modo, América-RN, Campinense, Confiança, CRB, Juazeirense, River, Salgueiro e Sampaio Corrêa se garantiram, através do ranking da CBF.

Assim como na fase de grupos, os cabeças-de-chave também foram definidos pelo mesmo critério adotado. Foram eles CRB, Sampaio Corrêa, América-RN e Salgueiro. No pote 2 estavam Confiança, River, Campinense e Juazeirense.

Os emparelhamentos ficaram determinados desta maneira: River x Sampaio Corrêa; Confiança x América-RN; Juazeirense x Salgueiro; e Campinense x CRB.

 

Que role a bola!

Campinense e CRB fazem um duelo de vice-campeões estaduais. O primeiro perdeu o título Paraibano para o Botafogo, enquanto que o segundo foi batido na final do Alagoano pelo CSA. Em Campina Grande, acho que a Raposa se impõe.

Assim como os Regatistas, o Sampaio Corrêa vive o curioso fato de ainda estar vivo na edição de 2018. Curiosamente, ele precisa jogar no presente pela competição futura para no futuro decidir seu presente. Deu para entender? Seu rival é o River, vice-campeão piauiense. Dá Bolívia!

O Juazeirense terminou com a medalha de bronze o Baianão ficando atrás apenas da dupla Ba-Vi. O Carrossel do Sertão encara uma rara maratona intercalando seus compromissos da Série C. O Salgueiro é seu adversário. Como o Carcará foi mal no certame estadual, creio no empate.

Confiança e América-RN foram atropelados em seus Estaduais. Eles decidem quem é o menos pior que merece seguir em frente no Nordestão. Tomara que quem passar aqui não faça feio lá na frente. Mesmo em Aracajú, acredito nos de vermelho.

 

Jogos de ida da fase preliminar da Copa do Nordeste de 2019

Quarta-feira, 18 de abril:

  • 19h00: Campinense x CRB – palpite Campinense.
  • 20h30: Juazeirense x Salgueiro – palpite: empate.
  • 21h30: River x Sampaio Corrêa – palpite: Sampaio Corrêa.

Quinta-feira, 19 de abril:

  • 21h15: Confiança x América-RN – palpite: América-RN.