Brasileirão Série A

Classificado na Libertadores e na Copa do Brasil, Grêmio enfrenta o Paraná para engrenar também no Brasileirão

Grêmio
FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Paranaenses estão na lanterna da competição, e perderam as duas partidas que disputaram em casa

A vida não anda nada fácil para o Paraná Clube. No momento em que o time precisa somar pontos para sair da lanterna e evitar um retorno precoce à Série B, a tabela lhe reserva um encontro com ninguém menos que o Grêmio, atual campeão da Libertadores e, na opinião de grande parte da crítica especializada, o melhor time do país. Menos mal que a partida marcada para o próximo domingo (20), às 16 horas (horário de Brasília), acontece na Vila Capanema, onde o Tricolor paranaense ao menos poderá contar com o apoio do torcedor. De qualquer forma, o favoritismo estará com os gaúchos, que não perdem há cinco partidas.

 

Paraná ainda não venceu

Passadas cinco rodadas, o Paraná ainda não sabe o que é vencer neste Campeonato Brasileiro.  Na Vila Capanema, local do jogo de domingo contra o Grêmio, o time foi goleado por 4×0 pelo Corinthians e perdeu para o Sport pelo placar de 2×1. Seu melhor resultado até aqui foi obtido fora de casa, o empate em 1×1 com  a Chapecoense.

O problema da equipe dirigida por Rogério Micale certamente não passa pelo setor de criação, uma vez que o Paraná é o time que mais finaliza a gol neste Brasileirão. O que falta é pontaria, foram apenas três bolas nas redes adversárias em cinco jogos.

“Preferia jogar mal e ganhar o jogo. Mandamos no jogo contra o Sport e perdemos. Sempre é bom ter bons números, Micale é um cara estudioso, mas, às vezes, jogar mal e vencer é melhor, né. Agora é vencer de qualquer maneira. O time todo tem que se cobrar e melhorar.”, desabafou o atacante Silvinho.

A exemplo da rodada passada, quando foi derrotado pelo Santos, o Tricolor da Vila jogará bastante desfalcado. Jhonny Lucas, Raphael Alemão, Biteco e Diego Tavares são as ausências já confirmadas, mas o goleiro Richard e o meia Carlos Eduardo, que ainda se recuperam de contusão, também têm poucas chances de entrar em campo.

 

Grêmio retorna de uma longa viagem até a Venezuela

O Grêmio chega cansado pelas dez horas de viagem de Maturín a Porto Alegre, mas cheio de moral por ter vencido o Monagas por 2×1 e garantido a classificação para a segunda fase da Libertadores com uma rodada de antecipação. O time voltou aos holofotes depois de emendar duas goleadas consecutivas por 5×0 sobre o Cerro Porteño e 5×1 diante do Santos, e é apontado como um dos principais candidatos ao título. Entre compromissos pela Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil, o Imortal está invicto há cinco jogos.

O duelo em Curitiba marcará a despedida de Geromel, que vai se juntar à seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo. A ausência do zagueiro será mais um problema para Renato Portaluppi administrar daqui pra frente. Por ora, o treinador procura encontrar uma maneira de fazer o time manter o rendimento mesmo desfalcado de Hernanane Brocador, Jael, Paulo Miranda, Arthur, Everton e Alisson.

Com tanta gente entregue ao departamento médico, surge a oportunidade para quem não vinha atuando com tanta frequência, como Maicosuel, que garante estar preparado.

“O Renato tem um leque nas mãos. Nessas horas, servem as peças para quem está esperando. Não era assim que a gente queria oportunidade, com os jogadores se machucando. Estou preparado, trabalhando para isso. Temos que esperar, vai dar tudo certo.”, observou o meia.

Como visitante, o Grêmio venceu o Cruzeiro na estreia e perdeu para o Botafogo na terceira rodada, mas nesta ocasião atuou com um time reserva.

 

Retrospecto de Paraná x Grêmio

Paraná Clube e Grêmio não se enfrentam desde 2007, mas historicamente os gaúchos costumam ter dificuldades contra os paranistas, especialmente quando jogam fora de casa. Em 28 partidas foram 12 vitórias do Paraná, sete empates e nove triunfos gremistas. Como mandante, o Tricolor da Vila já estabeleceu uma verdadeira freguesia, oito vitórias, três empates e três derrotas.

Últimos jogos

  • 18/08/2007 – Grêmio 2×0 Paraná
  • 13/05/2007 – Paraná 3×0 Grêmio
  • 03/09/2006 – Grêmio 2×1 Paraná
  • 30/04/2006 – Paraná 5×2 Grêmio

 

Prováveis escalações

Paraná: David, Alemão, Jesiel, Rayan, Igor; Wesley Dias, Torito González, Caio Henrique, Léo Itaperuna, Carlos, Silvinho. Técnico: Rogério Micale

Grêmio: Marcelo Grohe, Madson, Geromel, Kannemann, Bruno Cortez; Maicon, Jailson, Maicosuel, Luan, Lima; André. Técnico: Renato Portaluppi

 

Palpite

Apesar do retrospecto na Vila Capanema ser amplamente favorável aos anfitriões, os times hoje se encontram em patamares bem diferentes. Enquanto o Paraná sofre para conseguir sua primeira vitória no Brasileirão, o Grêmio conta com um dos melhores times não apenas do país, como de todo o continente. Acredito em um triunfo sem sustos dos comandados de Renato Portaluppi, inclusive com possibilidade de goleada.

 

Jogos da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro 2018

Sábado, 19 de maio

  • 16:00 – Atlético Mineiro x Cruzeiro – Palpite: Cruzeiro
  • 19:00 – Flamengo x Vasco – Palpite: Flamengo
  • 21:00 – Palmeiras x Bahia – Palpite: Palmeiras

Domingo, 20 de maio

  • 11:00 – Vitória x Ceará – Palpite: empate
  • 16:00 – Paraná x Grêmio – Palpite: Grêmio
  • 16:00 – América-MG x Botafogo – Palpite: empate
  • 16:00 – São Paulo x Santos – Palpite: Santos
  • 16:00 – Sport x Corinthians – Palpite: empate
  • 19:00 – Fluminense x Atlético-PR – Palpite: Fluminense

Segunda-Feira, 21 de maio

  • 20:00 – Internacional x Chapecoense – Palpite: empate

 

Classificação do Campeonato Brasileiro 2018

  1. Flamengo, 10
  2. Corinthians, 10
  3. Atlético Mineiro, 10
  4. Grêmio,8
  5. Palmeiras, 8
  6. Botafogo,8
  7. Vasco, 7
  8. Cruzeiro, 7
  9. Fluminense, 7
  10. América-MG, 7
  11. Sport, 7
  12. São Paulo, 7
  13. Santos, 6
  14. Chapecoense, 6
  15. Atlético-PR, 5
  16. Internacional, 5
  17. Bahia, 5
  18. Vitória, 4
  19. Ceará, 3
  20. Paraná, 1

 

Como apostar na futebol 2021