Champions League

Chelsea x Barcelona: tabu de Messi e vantagem histórica do Blues em jogo nas oitavas da Champions

Foto: Quality Sport Images/Getty Images

Nesta terça-feira, o Bayern de Munique também inicia sua trajetória no mata-mata da Liga dos Campeões; no dia seguinte, é a vez do Manchester United

Nesta semana, serão realizados os jogos que complementam os duelos de ida das oitavas de final da UEFA Champions League 2017/2018. Depois que Real Madrid, Manchester City e Liverpool largaram na frente, além do empate entre Juventus e Tottenham, chegou a vez de Barcelona, Chelsea, Bayern de Munique, Manchester United e Roma desfilarem pelos gramados europeus em partidas que prometem muitos gols e belos espetáculos aos torcedores.

 

Chelsea x Barcelona

Hoje (20), às 16h45 (horário de Brasília), no estádio Stamford Bridge, todos os olhares estarão voltados para uma das maiores rivalidades do futebol europeu nos últimos tempos. Mais uma vez, Barcelona e Chelsea medirão forças na Liga dos Campeões, quando espanhóis e ingleses já protagonizaram duelos épicos. No histórico de 12 confrontos em competições da UEFA, foram quatro vitórias do Blues, três do Barça e cinco empates.

Atualmente, os londrinos não vivem bom momento, já que o treinador Antonio Conte só continuará se o time der uma guinada justamente na Champions. Na quarta colocação da Premier League, os donos da casa irão encarar os Blaugranas em grande fase – seguem na liderança invicta de La Liga e na semifinal da Copa do Rei. Com Messi no auge da forma novamente, o único lamento dos visitantes é o fato de não poderem contar com Philippe Coutinho, já que o brasileiro vestiu a camisa do Liverpool na fase de grupos.

 

O auge da rivalidade entre Barça e Chelsea

Dois momentos são considerados marcantes na rixa histórica entre Barcelona e Chelsea. Em 2008/2009, após o 0 a 0, no Camp Nou, o Blues vencia em casa e estava perto da vaga. Mas Iniesta marcou o gol de empate que levou os catalães para a final – na qual bateram o Manchester United.

O troco veio na temporada 2011/2012. No jogo de ida, em Londres, os ingleses venceram por 1 a 0. Na Catalunha, o Barça abriu 2 a 0, na etapa inicial, e tinha um homem a mais, após a expulsão de Terry. Só que Ramires diminuiu com um golaço – que já garantia classificação –, antes de os times irem para o intervalo. No segundo tempo, Messi ainda perdeu um pênalti. Nos acréscimos, Fernando Torres empatou e completou a festa inglesa. Na decisão, veio, finalmente, o primeiro título da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique. Aliás, o craque argentino nunca balançou as redes diante do Chelsea. Será o fim deste tabu na edição 2017/2018?

 

Prováveis escalações

Chelsea: Courtois; Azpilicueta, Christensen, Rüdiger; Moses, Fàbregas, Kanté, Zappacosta; Pedro, Hazard, Morata – técnico: Antonio Conte.

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, Umtiti, Jordi Alba; Busquets, Paulinho, Rakitic, Iniesta; Messi e Suárez – técnico: Ernesto Valverde.

 

Palpite

A motivação por enfrentar um grande rival e a euforia da torcida são ingredientes que motivam os jogadores do Chelsea a se transformarem em uma temporada, até o momento, decepcionante. Na base da vontade, o Blues fará, com certeza, uma grande apresentação diante do Barcelona.

A diferença é que os Blaugranas contam com enorme solidez, em uma equipe construída com esmero pelo competente Ernesto Valverde. Ficar em vantagem contra o Barça, invicto tanto na Champions League como em La Liga, é uma missão das mais complicadas para qualquer time do planeta. Mas como o clássico entre ingleses e espanhóis é marcado por grande equilíbrio, o melhor palpite para o duelo de ida é o empate.

 

Jogos de Bayern de Munique e Manchester United

Também nesta terça (20), às 16h45 (horário de Brasília), o poderoso Bayern de Munique tem tudo para largar na frente diante da boa equipe do Besiktas, que terminou a fase de grupos na liderança da chave G. Porém, será o fim da linha para os turcos, que irão sucumbir diante de um dos principais favoritos a erguer a Orelhuda.

No dia seguinte (21), no mesmo horário, o Manchester United visita o Sevilla. Atual vice-líder da Premier League, o United irá encarar o quinto colocado do Espanhol, mas que costuma crescer nas disputas europeias – os Nervionenses são pentacampeões da Liga Europa. Porém, ao contar com um elenco mais qualificado e a experiência do técnico José Mourinho, os Diabos Vermelhos beliscam o empate, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán.

 

Jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões 2017/2018

Terça-feira, 20 de fevereiro

  • 16:45 – Chelsea (ING) x Barcelona (ESP) – Palpite: empate
  • 16:45 – Bayern de Munique (ALE) x Besiktas (TUR) – Palpite: Bayern

Quarta-feira, 21 de fevereiro

  • 16:45 – Sevilla (ESP) x Manchester United (ING) – Palpite: empate
  • 16:45 – Shakhtar Donetsk (UCR) x Roma (ITA) – Palpite: Shakhtar

 

Resultados

Terça-feira, 13 de fevereiro

  • Juventus (ITA) 2 x 2 Tottenham (ING)
  • Basel (SUI) 0 x 4 Manchester City (ING)

Quarta-feira, 14 de fevereiro

  • Porto (POR) 0 x 5 Liverpool (ING)
  • Real Madrid (ESP) 3 x 1 PSG (FRA)