NBA

Celtics x Cavaliers: o incrível LeBron completa a sua façanha e está nas Finais da NBA pela oitava vez seguida

Cleveland Cavaliers LeBron James
Foto: Maddie Meyer/Getty Images

Rei do Basquete atinge um dos maiores feitos da carreira ao reverter prognóstico do Jogo 7 e carregar os Cavs a uma nova decisão                       

LeBron James é mesmo o melhor jogador do mundo. Depois do que aconteceu na noite deste domingo (27), fica difícil encontrar argumentos para rebater esta afirmação. A grande estrela da NBA ficou perto do triplo-duplo e fechou o Jogo 7 das finais do Leste com 35 pontos, 15 rebotes e 9 assistências para liderar o Cleveland Cavaliers a uma vitória fora de casa por 87×79 e colocar a sua equipe nas Finais da NBA pela oitava temporada consecutiva. Não foi uma vitória qualquer: o Boston Celtics vinha invicto em sua casa neste playoff e jamais havia perdido uma série depois de abrir 2-0. A vantagem prosseguiu com um 3-2, e mesmo assim deu Cavs.

 

A oitava maravilha

James foi bem na maioria dos fundamentos, anotando 12 de 24 arremessos, 3/8 nos chutes longos e 8/11 nos lances livres. Seu único defeito foi com a posse de bola – ele chegou a perdê-la nove vezes, mas seus companheiros foram capazes de levar a equipe adiante mesmo assim.

Impressionante: LeBron conseguiu a sua sexta vitória seguida em um Jogo 7 da NBA e vai disputar a sua oitava final consecutiva (quatro com o Miami Heat e agora quatro com os Cavs).

Mais um dado espantoso: James jogou todos os 48 minutos deste Jogo 7!

A sua atuação motivou a equipe a realmente dar tudo o que tinha. Quatro titulares terminaram a partida com pontuações acima dos dois dígitos. Entre eles, Jeff Green, que bancou bem a saída de Kevin Love e fez 19 pontos, agarrando ainda oito rebotes.

 

Celtics saem aplaudidos

Apesar de disputar os playoffs sem as suas principais contratações, casos de Kyrie Irving e Gordon Hayward, o Boston saiu de quadra aplaudido e com a chance real de chegar às Finais da NBA – o único detalhe foi mesmo enfrentar um LeBron James em “modo lenda”. Time por time, os Celtics mostraram durante a série que eram superiores até mesmo ao Cleveland, que só conseguiu desequilibrar o confronto mediante a força de vontade e a condição realmente espantosa de LeBron.

Brad Stevens colocou o dedo na ferida logo após a eliminação: a pressão do Jogo 7 acabou fazendo com que o Boston atuasse com uma tensão que limitou bastante o desempenho ofensivo da equipe. Um exemplo disso é que o cestinha do time foi o ótimo Jayson Tatum, mas que conseguiu somente 24 pontos. Para a equipe vencer, precisaria ser muito mais.

 

E o Oeste?

O adversário do Cleveland Cavaliers vai ser conhecido nesta segunda-feira (28). O Jogo 7 entre Houston Rockets e Golden State Warriors vai ser disputado no Toyota Center, o ginásio do Houston que vai estar eufórico como há décadas não se via. Esta pode ser a primeira decisão da equipe na NBA desde 1995 – um fator que deve realmente complicar a cabeça de James Harden e companhia. Chris Paul ainda é dúvida. Sem ele, os Warriors realmente são bem favoritos, especialmente pela suposta vantagem que teriam por estarem bem mais familiarizados com estes momentos decisivos do que o Houston.

Passe quem passar, a vantagem do mando de quadra nas Finais da NBA vai ser de quem avançar no Oeste. Tem tudo para ser um jogo parelho e com as altas doses de emoção que caracterizaram as finais das conferências. Tanto Rockets quanto Warriors já derrotaram os seus adversários como visitantes. E Curry e Thompson já demonstraram no Jogo 6 que estão mesmo bem calibrados – resta saber se Durant está guardando as suas reservas para este Jogo 7.

E você? Como enxerga esta decisão? Opine, discorde, comente!

Jogos das finais da Conferência Leste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Boston Celtics 108×83 Cleveland Cavaliers (1-0) 

Jogo 2 

  • Boston Celtics 107×94 Cleveland Cavaliers (2-0) 

Jogo 3 

  • Cleveland Cavaliers 116×86 Boston Celtics (1-2) 

Jogo 4 

  • Cleveland Cavaliers 111×102 Boston Celtics (2-2) 

Jogo 5 

  • Boston Celtics 96×83 Cleveland Cavaliers (3-2) 

Jogo 6 

  • Cleveland Cavaliers 109×99 Boston Celtics (3-3) 

Jogo 7 – Domingo, 27 de maio 

  • Boston Celtics 79×87 Cleveland Cavaliers (3-4)

 

Jogos das finais da Conferência Oeste da NBA 2017/2018

Jogo 1 

  • Houston Rockets 106×119 Golden State Warriors (0-1) 

Jogo 2 

  • Houston Rockets 127×105 Golden State Warriors (1-1) 

Jogo 3 

  • Golden State Warriors 126×85 Houston Rockets (2-1) 

Jogo 4 

  • Golden State Warriors 92×95 Houston Rockets (2-2) 

Jogo 5 

  • Houston Rockets 98×94 Golden State Warriors (3-2) 

Jogo 6 

  • Golden State Warriors 115×86 Houston Rockets (3-3) 

Jogo 7 – Segunda-feira, 28 de maio 

22:00 – Houston Rockets x Golden State Warriors – Palpite: Warriors