Ganhador.com

Brasileirão Série C

CBF divulga tabela e regulamento da Série C de 2018

Foto: Divulgação CBF

Vinte clubes disputam o título e as quatro vagas na Série B de 2019

O Brasileirão terá grandes equipes capazes de atrair multidões aos estádios, como ABC, Botafogo-PB, Botafogo-SP, Náutico, Remo e Santa Cruz. Dos vinte integrantes da terceira divisão, apenas quatro comemorarão as vagas de acesso à segundona do ano que vem. Outras quatro lamentarão seus descensos. Confira como será a Série C de 2018. Ela promete!

 

Mudança no regulamento

Assim como nos anos anteriores, os vinte participantes são divididos em duas chaves de dez na primeira fase. Eles são regionalizados entre norte e nordeste (grupo A); e sul, sudeste e centro-oeste (grupo B). As partidas são em turno e returno dentro de cada decagonal.

Os dois piores de cada são rebaixados para a Série D de 2019. Já os quatro melhores avançam para as quartas de final.

A principal mudança na fórmula de disputa acontece no mata-mata. O gol marcado na casa do adversário não é mais qualificado. Ou seja, não serve de critério de desempate. Isso é válido tanto para as quartas, como para as semifinais e a final.

Os quatro semifinalistas se garantem na segundona do ano que vem.

 

Novidades

Desembarcam da Série D, Atlético-AC, Globo, Juazeirense e Operário-PR. Os potiguares e os baianos desfilam pela primeira vez em suas histórias na terceira divisão. Já os paranaenses, que estiveram na elite em 1979, retornam ao terceiro nível pela primeira vez desde 1993. Finalmente, os acreanos estão de volta após um hiato de 23 anos.

Da Série B chegam os grandes ABC, Náutico e Santa Cruz, além do Luverdense. Os nordestinos, donos de imensas torcidas, trazem brilho e prestígio a esta contenda.

Deixaram a Série C ao final de 2017: CSA, Fortaleza, Sampaio Corrêa e São Bento, que subiram, e ASA, Macaé, Mogi Mirim e Moto Club, que desceram.

 

A distribuição dos times na primeira fase

  • Grupo A: ABC, Atlético-AC, Botafogo-PB, Confiança, Globo, Juazeirense, Náutico, Remo, Salgueiro e Santa Cruz.
  • Grupo B: Botafogo-SP, Bragantino, Cuiabá, Joinville, Luverdense, Operário-PR, Tombense, Tupi, Volta Redonda e Ypiranga.

 

Datas

A primeira rodada está agendada para o fim de semana de 14 e 15 de maio. Elá terá cinco dérbis estaduais, sendo o maior deles Náutico x Santa Cruz. Os demais clássicos são entre rivais do Rio Grande do Norte, de São Paulo, de Minas Gerais e do Mato Grosso.

A primeira fase termina em 12 de agosto. As quartas de final acontecem também em agosto. As semifinais e as finais estão programadas para setembro.

Veja abaixo os jogos da rodada de abertura:

  • Náutico x Santa Cruz, em Recife.
  • Globo x ABC, em Ceará-Mirim.
  • Atlético-AC x Remo, em Rio Branco.
  • Salgueiro x Botafogo-PB, em Salgueiro.
  • Juazeirense x Confiança, em Juazeiro.
  • Botafogo-SP x Bragantino, em Ribeirão Preto.
  • Operário-PR x Volta Redonda, em Ponta Grossa.
  • Tupi x Tombense, em Juiz de Fora.
  • Cuiabá x Luverdense, em Cuiabá.
  • Joinville x Ypiranga, em Joinville.

 

Os campeões

O primeiro campeão da terceirona foi o Olaria, em 1981. Nesta época, a competição era denominada Taça de Bronze.

O estado de São Paulo já produziu oito campeões da Série C: Bragantino, Ituano, Novorizontino, Oeste, Paulista, União Barbarense, União São João e XV de Piracicaba.

Entre as maiores agremiações do país, só um pode se orgulhar de ter esta taça: o Fluminense, vencedor da edição de 1999.

Os maiores laureados são dois representantes de Goiás: o Atlético-GO deu a volta olímpica em 1990 e repetiu a dose em 2008. Já o Vila Nova terminou em primeiro em 1996 e em 2015.

Os demais medalhistas de ouro são ABC, América-MG, Americano, Avaí, Boa, Brasiliense, Criciúma, CSA, Joinville, Macaé, Operário-MS, Remo, Sampaio Corrêa, Santa Cruz, Tuna Luso e Vila Nova.

 

Comentários

2 Comentários

2 Comentários

  1. Pingback: Raio-X do Brasileirão 2018: Série D | Ganhador.com

  2. Carlos Nuned

    17 de maio de 2018, às 21:00

    Náutico ainda sairá como campeão. Pode crer.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar